.jpeg)
Celebrado mundialmente em 25 de maio, o Dia da África é uma oportunidade para ampliar a visibilidade sobre a diversidade cultural, histórica e social do continente africano. Em alusão à data, a Unijuí, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), promove, na próxima terça-feira, 30 de junho, às 19h, o CineÁfrica: culturas que aproximam. A atividade será realizada na sala 60-242A, no campus Ijuí, e é aberta à comunidade.
A ação integra a 6ª edição do evento comemorativo ao Dia da África e contará com a exibição do documentário deslocANDO: a África que habita o Brasil, protagonizado por estudantes e egressos da Unijuí nascidos em países do continente africano. Além da sessão de cinema, a programação inclui o painel informativo Direitos da população migrante, apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), degustação com o curso de Gastronomia e apresentação artística do Raks África, com integrantes da Cia Gynga, do Johari Bellydance e do Vir a Ser Teatro.
A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade das culturas africanas, promovendo o diálogo, a valorização da diversidade e a ampliação do conhecimento sobre diferentes realidades, tradições e expressões culturais, fortalecendo o processo de internacionalização da Universidade.
A 6ª edição do CineÁfrica conta com o apoio dos cursos de Gastronomia e Direito da Unijuí, da Cia de Dança Gynga e do grupo de dança Johari Bellydance.
Dia da África
O Dia da África é celebrado em 25 de maio e marca a criação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963, na Etiópia. A instituição foi fundada com o propósito de fortalecer a união entre os países africanos, apoiar os movimentos de libertação e promover o desenvolvimento do continente. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia da Libertação da África. Desde 2002, a OUA foi sucedida pela União Africana, que mantém o compromisso de promover a integração, a cooperação e o desenvolvimento dos países africanos, preservando o significado histórico da celebração.