AGIT 20 anos: uma trajetória de inovação, a pesquisa e o desenvolvimento regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

DSCN91742

A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) celebrou, em 31 de julho, 20 anos de atuação como uma das principais estruturas de apoio à pesquisa, à inovação e à interação entre a Universidade, as empresas e o poder público na Unijuí. Oficialmente criada em 2006, sua trajetória começou a ser construída no final da década de 1980, quando a Fidene/Unijuí passou a investir, de forma sistemática, em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional por meio da ciência, da tecnologia e da inovação.

Esse movimento consolidou-se ao longo dos anos. Em 2001, a Universidade criou uma unidade voltada ao atendimento das demandas da comunidade externa e à ampliação da oferta de serviços tecnológicos. A estrutura evoluiu da Unidade de Gestão dos Laboratórios (UGL) para o Núcleo de Gestão de Laboratórios (NGL) e, posteriormente, para a Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico (CGDT), consolidando uma base institucional para as ações de inovação.

A criação da AGIT, em 2006, ocorreu durante o processo de reestruturação institucional conduzido pelo então vice-reitor, professor Telmo Rudi Frantz. Vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a Agência passou a coordenar as ações de inovação, tecnologia, propriedade intelectual e transferência de conhecimento, aproximando a Universidade das demandas da sociedade e do setor produtivo.

A primeira gerente da AGIT, professora Sandra Albarello, lembra que a Agência nasceu com a missão de fortalecer a relação entre a Universidade e as empresas, atuando como uma instância estratégica para articular os processos de inovação. "A AGIT foi concebida para integrar os processos administrativos e jurídicos relacionados à inovação, especialmente aqueles decorrentes da interação entre a Universidade e o setor produtivo, contribuindo para transformar conhecimento em oportunidades de desenvolvimento", destaca.

A implantação da AGIT também marcou a criação do Núcleo de Apoio a Projetos (NUAP), ampliando a capacidade institucional de captar recursos, estabelecer parcerias e gerenciar projetos de pesquisa. Alinhada a esse processo, em 2007 foi criada a Criatec, incubadora de empresas voltada ao desenvolvimento de negócios de base tecnológica.

Segundo a atual coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, a incubadora ampliou a conexão entre o conhecimento produzido na Universidade e as demandas do mercado.

"Ao longo dos anos, a Criatec consolidou uma ampla rede de parceiros para apoiar a criação e o fortalecimento de novos negócios inovadores, tornando-se uma referência regional e passando a atuar de forma independente da AGIT", ressalta.

Outro marco ocorreu em 2008, quando a Fidene regulamentou a proteção da propriedade intelectual e industrial, durante a gestão professor Gilmar Antonio Bedin. A normativa definiu a AGIT como responsável pela proteção da propriedade intelectual e pela negociação das tecnologias desenvolvidas na Universidade, ampliando sua atuação estratégica.

Nos anos seguintes, a Agência fortaleceu sua integração com os pesquisadores e ampliou sua atuação na gestão de projetos. Em 2015, passou a ocupar um novo espaço no campus da Unijuí, no Prédio 30, favorecendo a integração com os grupos de pesquisa. A partir de 2017, consolidou-se como uma estrutura estratégica de apoio à participação da Universidade em editais de fomento, ampliando a captação de recursos para pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Foi também nesse período que teve início a elaboração da Política de Inovação da Unijuí, alinhada ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação com diretrizes para fortalecer a cultura da inovação, a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e a interação da Universidade com os setores público e privado.

A coordenadora da AGIT, Fabiana Simon, destaca que o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a ampliação dos programas de fomento impulsionaram uma nova etapa de crescimento da Agência. "A AGIT ampliou sua atuação na pesquisa colaborativa, na inovação aberta, na transferência de tecnologia e na captação de recursos. Esse fortalecimento resultou em conquistas importantes para a Universidade."

Na gestão do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, a aprovação da Política de Inovação da Unijuí e a instituição do Comitê de Inovação e Empreendedorismo representaram um novo avanço na consolidação da cultura de inovação institucional. Além de fortalecer a governança da pesquisa e da inovação, as iniciativas ampliaram a segurança jurídica para o desenvolvimento de projetos, parcerias e ações de transferência de tecnologia, preparando a Universidade para novos desafios e oportunidades.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, as duas décadas da AGIT representam a consolidação de uma estrutura essencial para o crescimento da pesquisa e da inovação na Universidade. "Os 20 anos da AGIT representam muito mais do que uma trajetória consolidada. Eles marcam o início de uma nova etapa de crescimento e protagonismo institucional. Vivemos um momento em que a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo assumem um papel cada vez mais estratégico para o desenvolvimento regional, e a AGIT, ao lado da Criatec e da Itecsol, continuará sendo protagonista na aproximação entre conhecimento, sociedade e setor produtivo."

Saiba mais sobre a AGIT clicando aqui.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.