
Na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, foi realizada, na Agência Corporate do Sicredi das Culturas RS/MG, a entrega das placas de reconhecimento aos projetos aprovados na edição 2026 do Fundo Social. Entre as iniciativas contempladas está o Projeto Guarda-Chuva do Bem, desenvolvido pela Itecsol, Incubadora de Impacto Social e Ambiental da Unijuí.
A placa de reconhecimento do projeto foi entregue pelo gerente da Agência Corporate do Sicredi, Éverton Luiz Dill, às representantes da Itecsol, a analista da incubadora Elizandra Pinheiro da Silva e a bolsista de extensão Janaína Dallabrida.
O Guarda-Chuva do Bem é uma iniciativa socioambiental voltada à coleta e ao reaproveitamento de guarda-chuvas e sombrinhas descartados. Os materiais arrecadados passam por triagem, realizada em parceria com catadores de materiais recicláveis e costureiras de Ijuí, e recebem uma nova destinação por meio do upcycling, transformando materiais que seriam descartados em novos produtos. O projeto está alinhado a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para os ODS 1, 4, 8, 10, 11, 12 e 13.
Em sua segunda edição, a iniciativa parte dos resultados da primeira experiência, que teve repercussão positiva e gerou impactos sociais e ambientais reconhecidos nos âmbitos local e regional. A nova etapa prevê a ampliação do projeto e a diversificação dos produtos confeccionados, fortalecendo a perspectiva de estruturação de um modelo de negócio social capaz de gerar trabalho, renda e impacto socioambiental de forma contínua.
Inicialmente direcionado aos filhos de catadores de materiais recicláveis, o projeto utiliza os tecidos reaproveitados na confecção de mochilas escolares, estojos e jaquetas corta-vento. Já as partes metálicas e plásticas dos guarda-chuvas são encaminhadas para reciclagem, contribuindo para o aproveitamento integral dos materiais.
O projeto também busca contribuir para corrigir o descarte inadequado de guarda-chuvas e sombrinhas. Por serem compostos por diferentes materiais, como metal, plástico e tecidos impermeáveis, esses objetos apresentam dificuldades para a reciclagem e, muitas vezes, acabam destinados ao lixo comum e, posteriormente, aos aterros sanitários.
Nesse contexto, o projeto está fundamentado nos princípios da economia circular, da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais. A iniciativa contribui para a redução de resíduos, a conscientização ambiental e a valorização do trabalho de catadores e costureiras. Além da dimensão ambiental, a proposta apresenta importante impacto social, ao beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e contribuir para a geração de oportunidades de trabalho e renda.
Como contribuir
A comunidade também pode ajudar a dar um novo destino aos guarda-chuvas e sombrinhas que não são mais utilizados. Os materiais podem ser entregues nos pontos de coleta localizados nas duas paradas de ônibus do campus da Unijuí e na Criatec. Empresas e estabelecimentos que tenham uma quantidade maior de materiais podem solicitar a retirada diretamente no local pelo telefone (55) 3332-0212.
Dessa forma, um guarda-chuva que não tem mais utilidade pode se transformar em mochila, estojo ou jaqueta, além de contribuir para a geração de oportunidades e renda. É uma forma simples de contribuir com a economia circular e evitar que materiais que ainda podem ser aproveitados acabem no lixo.
