
A Criatec da Unijuí – Campus Santa Rosa, em parceria com a empresa incubada Químea – Inteligência Ambiental, realizou, na manhã de terça-feira, 25 de agosto, o Painel de Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas. O encontro aconteceu no Espaço Coworking da Unijuí e reuniu empresários, gestores e profissionais interessados nas transformações da legislação ambiental e nos impactos das mudanças climáticas para o setor empresarial.
A programação contou com a participação do diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Gabriel Ritter, que apresentou a visão institucional sobre o licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. Durante o painel, também foram abordados os principais desafios relacionados ao licenciamento ambiental, além de um case sobre Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), destacando como a ferramenta pode contribuir para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico das empresas diante das mudanças climáticas.
Para Lucas Adiel Escher, gestor de inovação da Criatec da Unijuí - Campus Santa Rosa, o evento foi uma importante oportunidade para os empreendedores ampliarem seu conhecimento e transformarem desafios ambientais em oportunidades de inovação. “Temos, inclusive, uma empresa residente que captou recursos de subvenção à inovação para desenvolver o Inventário de Gases de Efeito Estufa, mostrando como inovação, sustentabilidade e acesso a recursos podem gerar soluções e novos negócios”, disse Lucas.
O evento contou com a participação de autoridades da Fapergs e da Fepam, além do apoio da Semear Agro Hub, da Unijuí e da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.