
No dia 21 de agosto, foi realizada uma reunião do Comitê Gestor da Rede Leite, conduzida pelo professor Roberto Carbonera, da Unijuí, pela extensionista Márcia Barboza Breitenbach, da EMATER e por Alberi Noronha da EMBRAPA Pecuária Sul, no Centro de Eventos. O encontro teve como um dos principais pontos a apresentação de pesquisas do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) vinculadas ao projeto “Estratégias Tecnológicas para Construção da Transição Agroecológica em Sistemas Agroalimentares da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Sul”, executado pela Unijuí. juntamente com a Embrapa Pecuária Sul e Emater/RS com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Durante a reunião, os bolsistas de Mestrado apresentaram brevemente os trabalhos que estão desenvolvendo no âmbito do projeto, contemplando diferentes temas relacionados à produção agropecuária, sustentabilidade e agricultura familiar.
Lucas Ivan Esgraier apresentou a pesquisa “Análise técnica e econômica de um sistema agrossilvipastoril”. Fabrício Elias Veit abordou a “Presença de resíduos de agrotóxicos em água e leite nas propriedades do Programa Rede Leite”. Já Karen Kelli Crespan apresentou o estudo sobre os “Efeitos de preparados homeopáticos no manejo fitossanitário de pastagens em sistema silvipastoril”.
Também, foram apresentados os trabalhos de Amanda Emanuella Buzanello, sobre o “Desenvolvimento de uma aplicação digital para gestão e logística de formulações homeopáticas de uso vegetal”; Daiane Roso Carini, que pesquisa as “Condições de vida e trabalho da mulher trabalhadora rural”; Fabiano de Vargas Gregório, com estudo sobre a “Qualidade química, física e biológica do solo” e Rafaela Bellé que apresentou o projeto Padronização da Produção de Bioinsumos On Farm em uma Unidade Experimental em Ijuí – RS. Após as apresentações ocorreram contribuições dos presentes, com interesse nos projetos.
Além da apresentação das pesquisas, o encontro também abordou outras iniciativas e ações desenvolvidas pelas instituições que integram a Rede Leite. Entre as iniciativas, incluiu um novo projeto a ser desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul na região e foi apresentada a nova Rede de Redes, criada para articular as ações voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis e sustentáveis.
A reunião também possibilitou o debate sobre os próximos encaminhamentos e ações da Rede Leite, com vistas à continuidade das atividades junto à bacia leiteira e ao fortalecimento da articulação entre as instituições e pesquisadores envolvidos. Entre os temas, destacaram-se a realização de um evento no próximo ano para tratar do futuro da atividade leiteira junto à agricultura familiar da região e a constituição de uma nova coordenação da Rede Leite.
O programa Pesquisa-Desenvolvimento com a atividade leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul – REDE LEITE é composto pela Unijuí, Unicruz, Ufsm, Campus Palmeira das Missões e Santa Maria, IFFar – Campus Santo Augusto, Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado e Emater/RSE, Regionais de Ijuí, Santa Rosa, Frederico Westphalen e Santa Maria.
