Música e literatura marcam a V Edição do Sarau Literário da Biblioteca Universitária - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

WhatsApp Image 2026 11 05 at 13.34.25

A Biblioteca Mario Osorio Marques (BUMOM) e o curso de Letras da Unijuí, promoveram na noite da última quarta-feira, 4 de novembro, a V Edição do Sarau Literário, em alusão ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro, que é também aniversário da Biblioteca Universitária. O evento contou com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), através da Assessoria de Cultura, do Escritório de Relações Internacionais (ERI) e também da Editora Unijuí.

A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, realizou a abertura do evento, onde deu boas-vindas a todos os presentes e compartilhou algumas palavras sobre a importância de momentos culturais na formação profissional. “Esse momento é especial porque também está alinhado ao que entendemos como Universidade e ao que buscamos formar aqui na Unijuí: profissionais críticos, sensíveis que saibam escutar e que saibam compartilhar”, concluiu.

A programação da noite, iniciou com a apresentação de integrantes do Coral Unijuí no Palco Cultural do Gasteiz Vitória, seguida da entrega de um mimo em reconhecimento às três estudantes que mais retiraram livros na Biblioteca Universitária ao longo do ano de 2026. Carollini Gomes Mascarello, do curso de Letras foi a leitora mais frequente da Bumom, com 44 empréstimos feitos; Cássia Gutterres Pithan da Silva, do curso de Educação Física, foi a segunda, com 42 livros retirados; e em terceiro, Rayssa Ritter Veiga, do curso de Administração, com 38 empréstimos.

Na sequência, o espaço foi aberto para as apresentações dos estudantes do curso de Letras. O estudante Jader Delevati Pavanelo, recitou o poema clássico "O amor bate na aorta", de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, as produções autorais ganharam destaque com a estudante Carem Lediane Gonçalves Laurindo, que leu a sua crônica poética intitulada "Pilchado", e com a estudante Eloíse Smaniotto Tavares, que declamou o seu poema original "Fui convidada".

O estudante de intercâmbio Ivan Agustín Bonet, da Argentina, do curso de Educação Física, prestou homenagem à literatura hispânica recitando o poema "El viaje", da consagrada autora María Elena Walsh. E para encerrar a noite, uma apresentação musical protagonizada pelas alunas Daiana Dall Ross, e Ritielle Freitag

Ao fim do evento, os presentes puderam levar obras da Editora Unijuí para casa de forma gratuita.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.