
A Unijuí, em parceria com a Rede RS Indústria 4.0 e o Instituto Agregar, promove na próxima quarta-feira, 6 de agosto, no campus Panambi, o evento “Rede RS Indústria 4.0: preparando o ambiente físico e digital”. A reunião aberta vai ocorrer no auditório do campus, das 13h30 às 21h, e tem apoio do Sistema Fiergs, que engloba Sesi, Senai, IEL e Ciergs.
O evento contará com painéis e palestras, bem como com a participação de cases reais da indústria gaúcha. A proposta é conectar empresas com desafios reais a soluções tecnológicas, além disso, é a oportunidade de aproximar quem precisa inovar de quem já está transformando a indústria com tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
A reunião aberta contará com dois momentos. Durante a tarde, as empresas Cotripal, Fockink, KeplerWeber, Kraft, Lógica, NBRTec, Saur, Tecnofinger e 3 Tentos participam de uma mostra tecnológica, a partir de painéis e exposição.
Já à noite serão feitas duas palestras sobre tecnologia. A primeira, com o tema “Uma Jornada 4.0”, será ministrada pelo professor da área de Automação Industrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), João A. Peixoto; já a segunda terá a temática “A infraestrutura para a indústria 4.0”, conduzida pelo gerente corporativo PD&I da Fockink, Alejandro Meyer.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://redersindustria40.eventize.com.br/index.php?pagina=1,

Para quem trabalha em tempo integral, cuida dos filhos ou precisa dividir o tempo com outras responsabilidades, o Ensino a Distância (EaD) da Unijuí é uma alternativa viável para seguir estudando e conquistando seus objetivos. A modalidade permite que o aluno estude no seu tempo, no seu ritmo e de onde estiver, com o suporte de uma equipe qualificada e uma estrutura moderna.
Na Unijuí, o EaD tem possibilitado o acesso à educação de qualidade com flexibilidade e autonomia. A rotina intensa não é mais uma barreira para a formação acadêmica. Segundo o coordenador do EaD da Unijuí, Robson Machado Borges, o modelo foi pensado para atender exatamente esse público. "A modalidade EaD da Unijuí é uma alternativa ideal para quem busca uma formação de qualidade por meio de uma estrutura flexível de estudo. Como as aulas são gravadas e os materiais digitais produzidos pelos docentes ficam disponíveis a qualquer momento, os estudantes podem estudar em diferentes horários, de acordo com suas atividades pessoais e profissionais."
Além do acesso aos conteúdos, há também momentos de interação com os professores e vivências práticas, que garantem uma formação completa e conectada com a realidade. "A formação na modalidade EaD auxilia pessoas que moram longe, trabalham e precisam conciliar os estudos com outras rotinas à medida que permite um estudo a distância de qualidade, por meio de materiais diversos, vídeo aulas, livros digitais e encontros on-line em tempo real. Como os alunos precisam estar presencialmente na universidade apenas a cada três meses, até quem mora distante dos polos consegue ter acesso ao Ensino Superior com qualidade.", destaca o coordenador.
Andreia Fritz, estudante do curso de Gestão Financeira, encontrou no EaD da Unijuí a oportunidade de voltar a estudar, conciliando a rotina com a vida acadêmica. Ela destaca a facilidade no processo de estudos. " O suporte oferecido por professores e tutores é um diferencial. Contamos com diversos canais de contato, o que garante um retorno rápido e eficiente para esclarecer dúvidas e receber orientações. O ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, é bem estruturado. Lá estão disponíveis todos os materiais, atividades, fóruns e avisos, o que facilita muito o acompanhamento do curso. A realização das provas pode ser agendada de acordo com a minha disponibilidade, o que torna o processo ainda mais acessível. A estrutura da Unijuí é outro ponto que merece destaque. Mesmo na modalidade a distância, temos acesso à qualidade e à tradição da universidade, que conta com infraestrutura moderna, polos de apoio bem organizados e uma equipe capacitada. A Unijuí investe em tecnologia e inovação para garantir uma experiência de ensino à distância eficaz, mantendo o padrão de excelência do ensino presencial.”
Carla Graeber, acadêmica do curso de Processos Gerenciais, destaca a forma como a Unijuí contribui para que os alunos mantenham o foco nos estudos, mesmo diante de múltiplas responsabilidades: "A modalidade EaD tem sido uma solução perfeita para mim, pois me permite equilibrar meus estudos com minhas responsabilidades familiares e profissionais, garantindo que eu possa alcançar meus objetivos sem sacrificar meus relacionamentos e compromissos. A Unijuí oferece recursos educacionais de alta qualidade no modelo EaD, com professores qualificados, e uma grande variedade de materiais para o estudo. Sem contar que temos também momentos de interação com os professores para sanar nossas dúvidas e um suporte técnico muito eficiente."
O coordenador do EaD reforça ainda a importância de escolher uma instituição séria, que valorize o aprendizado e prepare o aluno para o mercado de trabalho: "A principal vantagem para quem opta por cursar a modalidade EaD está na flexibilidade do tempo para estudar, uma vez que não demanda turnos fixos. Porém, é fundamental lembrar que a EaD não pode ser tratada como algo uniforme — existem muitas diferenças entre as ofertas. Há universidades sérias, como a Unijuí, preocupadas com o aprendizado real dos alunos e com a empregabilidade. Em contrapartida, há instituições que oferecem cursos extremamente precários, sem rigor acadêmico. Por isso, é essencial que o estudante avalie a qualidade do ensino antes de fazer sua escolha."
As inscrições para o módulo 3 do EaD da Unijuí estão abertas. Saiba mais sobre cursos e investimentos neste link.
Iselda Sausen Feil, diretora do Museu
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por ações que reafirmam o compromisso do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) com a comunidade regional, com a preservação da memória e com a reflexão crítica sobre os tempos atuais. A atuação do Museu esteve fortemente alinhada ao tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o ano: “Os museus frente às rápidas mudanças da sociedade” — um chamado para ir além da adaptação, promovendo diálogo, participação e pertencimento.
As exposições, oficinas, formações e eventos realizados até junho foram guiados por avaliações e escutas feitas ao longo dos últimos anos, fortalecendo a identidade do Madp como um espaço vivo e comprometido com as transformações sociais. A presença ativa de escolas, universidades, grupos culturais e famílias reafirma o papel do Museu como referência na preservação do patrimônio e na construção de sentidos para o tempo presente.
Rumo ao segundo semestre
Com base nas experiências e avaliações acumuladas, o Madp projeta um segundo semestre ainda mais diverso e conectado aos desafios contemporâneos. As ações estão sendo planejadas em sintonia com a elaboração do novo Plano Museológico, um documento estratégico construído com a colaboração das comunidades interna e externa, com o objetivo de tornar o Museu ainda mais ousado, acessível e participativo.
A programação dos próximos meses contempla exposições, atividades educativas, eventos culturais e ações de formação, estruturadas em diálogo com as demandas locais e em parceria com diferentes instituições.
Exposições e projetos de memória
Entre os destaques da programação está a mostra “Êxodos”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, já aberta à visitação no Espaço Ijuí Hoje. Terá início também um novo projeto que aborda os cemitérios como espaços de memória, articulando reflexões sobre morte, história e cultura.
A exposição “Raízes da cidade: entre ramos e ruas”, que trata da arborização urbana de Ijuí, será realizada em parceria com o curso de Ciências Biológicas da Unijuí, com curadoria compartilhada com a comunidade. A exposição itinerante “Transformações no Campo” seguirá em circulação por escolas e eventos da região, promovendo o acesso a conteúdos sobre a vida rural e suas recentes mudanças.
Também será finalizado o projeto “Saberes e Sabores”, que valoriza a memória alimentar tradicional dos grupos identitários que compõem a região Noroeste do Rio Grande do Sul, reunindo práticas culturais, modos de preparo e narrativas que integram o patrimônio imaterial local.
Educação, formação e pesquisa
Estão previstas formações voltadas a professores e coordenadores pedagógicos da rede pública, abordando temas como as transformações no meio rural, a questão indígena, a história local e o letramento racial. Também está sendo organizado um seminário de pesquisa e o lançamento de uma revista ou dossiê voltado à reflexão museológica e à produção de conhecimento.
Cultura, arte e identidade
No campo cultural, o Madp amplia suas parcerias com CTGs, grupos culturais e associações da comunidade, reafirmando a identidade regional por meio de apresentações, rodas de conversa e ações colaborativas. Serão mantidas atividades como o Sarau no Museu e o Cine de Rua, este em parceria com o projeto Cine de Direitos Humanos.
O Museu também participará de eventos como o Dia Estadual do Patrimônio, a Primavera dos Museus e a Semana da Consciência Negra, fortalecendo seu papel como espaço de escuta, expressão e diálogo. Outro momento significativo será a presença no evento Profissional do Futuro, promovido pela Unijuí, em que o Museu apresentará a ação “Você se conecta com a nossa história”, com experiências imersivas em realidade virtual, jogos e espaços interativos.
Já no dia 28 de novembro, o Madp sediará o evento Conexão Fidene, durante o Domingo no Museu, reunindo vivências culturais, educacionais e tecnológicas integradas entre o Museu, a EFA, o Espaço Mais Inovação e a Unijuí.
Parcerias que transformam
Um dos avanços mais significativos do semestre foi o fortalecimento das parcerias com escolas, universidades, grupos culturais, setor público e veículos de comunicação. A busca espontânea por ações conjuntas demonstra que o Museu se consolida como um espaço de encontro e de construção coletiva do conhecimento. Essa integração reforça a importância de manter a escuta ativa com a comunidade. A avaliação de satisfação, o diálogo constante e a participação no planejamento são elementos essenciais para que o Museu permaneça relevante, representativo e conectado às rápidas mudanças da sociedade.
Um convite à participação
O Madp convida todos a participarem dessa trajetória: visitando, sugerindo, colaborando. Em cada ação, o Museu reafirma seu papel como espaço de memória, mas também de futuro. Para acompanhar a programação em constante construção, siga os canais oficiais do Museu nas redes sociais e no site institucional. O Museu segue de portas abertas para quem deseja aprender, compartilhar e construir novas formas de olhar para o passado, compreender o presente e imaginar o futuro.

Com a proposta de direcionar o profissional graduado para a aquisição de novas habilidades e competências práticas nas diferentes áreas de formação, a Unijuí conta com uma série de cursos diferenciados de Pós-graduação Lato Sensu, que envolve especializações e MBAs, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Essas formações buscam complementar a formação acadêmica dos profissionais, focando em determinadas áreas, possibilitando que os estudantes incorporem competências técnicas e desenvolvam novos perfis que os permitam chegar ainda mais longe em suas carreiras, desta forma para quem quer ter destaque no mercado de trabalho, a pós-graduação Lato Sensu é uma ótima escolha.
Cada um dos cursos têm seus modelos de formação ancorados em vivências práticas e conexões com o mercado, permitindo que os profissionais tenham diferenciais na disputa por novas vagas. “A Unijuí tem um portfólio diversificado e amplo de cursos de especialização, os quais são oferecidos para toda a região, de maneira on-line e também presencial, que focam no desenvolvimento de competências técnicas imprescindíveis”, comenta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O foco da pós-graduação Lato Sensu da Unijuí é nas competências técnicas aplicadas ao mercado de trabalho nas várias áreas. São ofertados cursos de gestão, de saúde, voltados à agronomia e com outras áreas do conhecimento. “Com esses cursos, hoje temos estudantes que durante a especialização, conseguem retirar o valor investido rapidamente com os conhecimentos adquiridos e ascendendo na carreira. Há uma transformação do estudante”, destaca o vice-reitor.
Além disso, um dos destaques é que os professores que ministram os cursos contam com conhecimentos práticos, com vasta atuação em várias instituições e regiões do Brasil. Para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato Sensu com inscrições abertas na Unijuí, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada.
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Na noite da última terça-feira, 29 de julho, o campus Santa Rosa da Unijuí viveu um momento histórico com a recepção da primeira turma do curso de Fonoaudiologia. O evento marcou o início das atividades acadêmicas do curso que foi muito aguardado pela comunidade regional e se somou à consolidação da área da saúde na universidade.
Os novos estudantes foram recebidos no miniauditório do Bloco A, onde participaram de um momento de acolhida. A programação incluiu a apresentação da proposta pedagógica do curso, a integração com o corpo docente e técnico-administrativo, e uma visita guiada aos modernos laboratórios da área da saúde até então inaugurados: Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e Laboratório de Microscopia. A noite encerrou com um coffee break de confraternização.
Logo na chegada, os calouros receberam kits de boas-vindas com caderno, bottons, bombons e o cartão de estudante. A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, realizou a abertura do evento e destacou, com alegria, a importância da implantação do novo curso. “Estamos comemorando o início das aulas da primeira turma do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, e, com isso, reafirmamos o compromisso da nossa universidade com a ampliação da formação em saúde na região. Essa expansão não acontece por acaso. Ela responde à demanda crescente por profissionais da saúde e ao nosso compromisso como universidade comunitária: formar pessoas capazes de transformar realidades, com competência técnica, atitude ética e capazes de promover transformação social.”
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, reforçou os diferenciais da infraestrutura local e apresentou os espaços de convivência e os principais setores e laboratórios do campus. “Hoje é um dia muito especial para nossa universidade aqui no campus de Santa Rosa. Estamos dando início à primeira turma do curso de Fonoaudiologia, este curso que se agrega aos demais da área da saúde. É com muito entusiasmo que iniciamos essa turma aqui, reforçando nosso comprometimento em formar profissionais para nossa comunidade.”
Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Vanessa Araujo, compartilhou sua trajetória profissional, apresentou o curso e motivou os calouros para a jornada que iniciaram. “É com grande prazer que temos a primeira aula do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, um curso esperado e desejado pela comunidade, para atender a uma carência de profissionais. Nosso compromisso é formar profissionais de excelência e atender às demandas do mercado. Vocês estão fazendo história ao integrarem essa primeira turma.”
Com emoção, as falas das professoras ressaltaram a conquista da implantação do curso, que agora se soma às graduações na área da saúde em Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina, além dos já consolidados cursos de Psicologia e Educação Física. Dessa forma, vem se construindo um importante ciclo de investimentos na área da saúde no campus Santa Rosa, ampliando a oferta de formação superior e fortalecendo a atuação da Unijuí na região.
A Unijuí recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura do curso de Fonoaudiologia em março deste ano. A iniciativa veio para atender a uma demanda crescente por formação na área da saúde na região Noroeste/Missões, ampliando as oportunidades de ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento regional com profissionais qualificados e comprometidos com a comunidade.

No fim da tarde de ontem, 29 de julho, foi realizada a solenidade de entrega das portarias de nomeação às novas coordenadoras dos cursos da área da saúde do campus Santa Rosa. O evento marcou a oficialização das novas lideranças acadêmicas que, a partir de agosto, assumem a coordenação dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressaltou o compromisso da universidade com a formação de profissionais altamente capacitados para atender às crescentes demandas da área da saúde na região. Ela parabenizou as novas coordenadoras e destacou a importância da missão que agora assumem. “Vocês têm o compromisso de nos ajudar a efetivar o projeto pedagógico do curso. Esse é um trabalho coletivo, que exige constante evolução e qualificação, e que reforça o nosso compromisso com a entrega de profissionais preparados para servir à comunidade com excelência”, afirmou a vice-reitora. Ela concluiu enfatizando que, com essas nomeações, a Unijuí reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação ética e eficiente de seus estudantes, preparados para os desafios e as demandas sociais.
As novas coordenadoras que assumem a gestão dos cursos de saúde da Unijuí campus Santa Rosa são:
A solenidade também contou com a presença de Taciana Paula Enderle, coordenadora do campus Santa Rosa, além de representantes docentes e técnicos administrativos.

As professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Ciências Biológicas da Unijuí; e Leonir Terezinha Uhde, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do curso de Agronomia; juntamente com a professora Francesca Werner Ferreira (AIPAN), a egressa Catiane Oster (professora de Geografia das redes municipal e estadual de Ijuí) e a doutoranda Natália Dias de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), participaram do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (VIII CIEA-LP), realizado de 21 a 25 de julho de 2025, em Manaus/AM.
Com o tema “Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à Emergência Climática, Justiça Ambiental, Democracia e Bem Viver”, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, educadores, estudantes e representantes da sociedade civil de países lusófonos, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências em educação ambiental em contextos locais e globais. A escolha da cidade de Manaus como sede reforçou a relevância estratégica da Amazônia nas discussões ambientais, proporcionando aos participantes uma imersão em uma região de grande importância ecológica, sociocultural e geopolítica.
Atividades Preliminares
Na manhã do dia 21, as professoras Leonir, Maria Cristina e Francesca, acompanhadas da doutoranda Natália, realizaram uma visita técnica à Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (INUEA), onde foram recepcionadas pelo coordenador da incubadora, doutor Neuler Almeida. O objetivo foi conhecer o sistema de inovação da instituição e explorar possibilidades de parcerias institucionais.
À tarde, participaram do seminário “Investigar para acelerar as respostas educativas à emergência climática”, promovido pela Resclima, como parte da programação preparatória do congresso. Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacaram-se: a valorização da pesquisa educativa interdisciplinar voltada a respostas rápidas e eficazes diante da emergência climática; a construção coletiva de uma agenda comum de diretrizes educativas entre os países de língua portuguesa; o reconhecimento da emergência climática como uma urgência ética e política, que exige a articulação entre ciência, educação e movimentos sociais; e a valorização de abordagens socioculturais críticas, que envolvam as comunidades em processos educativos contextualizados.
Trabalhos Apresentados
Durante o congresso, foram apresentados quatro trabalhos com a participação de representantes da Unijuí:
Visitas Técnicas
A programação oficial do congresso incluiu diversas visitas técnicas. A professora Leonir participou de uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Instituto Soka Amazônia, em Manaus. A atividade teve como objetivo o intercâmbio de saberes sobre práticas de conservação, educação ecológica e desenvolvimento sustentável em áreas protegidas da Amazônia. A visita também buscou conhecer as ações realizadas pelo Instituto, observar in loco práticas de gestão sustentável da floresta e fomentar redes de cooperação internacional. A RPPN, reconhecida oficialmente pelo ICMBio, é voltada à preservação da biodiversidade amazônica e à promoção de pesquisa, educação ambiental e conservação de ecossistemas.
As participantes Catiane Oster e Francesca Werner visitaram o Centro de Ciências e Saberes Karapãna (CCSK), onde tiveram contato com a trajetória de resistência da etnia Karapãna diante das ameaças aos seus modos de vida. Uma das principais demandas apresentadas pela comunidade no congresso foi a criação de uma escola indígena bilíngue, específica, diferenciada e intercultural, voltada a crianças e jovens das etnias Karapãna, Apurinã, Baré, Kambeba, Mura, Tikuna, Tucano, Kokama, Satere Mawé, entre outras presentes na região metropolitana de Manaus. A proposta busca integrar saberes tradicionais e conhecimentos científicos, respeitando a territorialidade, ancestralidade e cosmologia dos povos originários.
A professora Maria Cristina participou de uma visita técnica à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FunATI), com o propósito de discutir a possibilidade de um convênio para o desenvolvimento de projetos na interface entre Educação em Saúde e Meio Ambiente.
Sobre o evento
O VIII CIEA-LP integra uma sólida trajetória de articulação em rede entre agentes da educação ambiental de diversos setores. A cada edição, o congresso promove não apenas o intercâmbio científico, mas também o desenvolvimento de ações concretas, como projetos colaborativos, formação de redes de pesquisa, apoio a comunidades e influência em políticas públicas.
As próximas edições do Congresso já estão confirmadas: em 2027, no Timor Leste, e em 2029, em Angola. Os legados desses encontros se traduzem em publicações científicas, articulações internacionais e, principalmente, no fortalecimento de uma educação ambiental com identidade lusófona, enraizada nas realidades locais e com impactos globais.
A participação da Unijuí no VIII CIEA-LP representou uma oportunidade ímpar de fortalecer as ações de pesquisa, ensino e extensão da instituição, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, ampliando redes de colaboração e reafirmando o compromisso da universidade com uma educação ambiental crítica, transformadora e socialmente comprometida. Essa vivência amplia horizontes e inspira novas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, à equidade e ao bem viver.

Até o dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de Atualização de Instrutor de Trânsito na Unijuí, voltado a profissionais já habilitados que desejam renovar seus conhecimentos e trocar experiências relacionadas à área. Com carga horária de 20 horas/aula, a formação busca reforçar o compromisso desses profissionais com a construção de um trânsito mais seguro, atualizando conteúdos e práticas conforme as exigências da legislação vigente.
O curso tem como objetivos específicos aprofundar os conteúdos relacionados à responsabilidade do instrutor na formação de condutores e seu papel na educação para o trânsito; atualizar os conhecimentos sobre a legislação de trânsito; capacitar instrutores teóricos e práticos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); revisar os temas abordados na formação inicial e contribuir com a atualização contínua desses profissionais. A proposta metodológica prevê a análise de situações e estudos de caso, com mediação docente voltada ao desenvolvimento de competências e atitudes necessárias para o exercício da função, com ênfase nas transformações tecnológicas que impactam o setor.
A qualificação é destinada a instrutores que concluíram o curso de formação há mais de cinco anos, critério necessário para a renovação do credenciamento junto ao órgão de trânsito. Estão aptos a participar os profissionais com certificado de curso de formação de Instrutor de Trânsito, desde que cumpram a carga horária mínima exigida: 120 ou 128 horas para certificados emitidos antes de 31 de agosto de 2010, e 180 horas para os emitidos após essa data.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3332-0553 e (55) 99180-6755 (WhatsApp), ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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Se você deseja ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades pessoais ou profissionais, precisa conhecer o Programa Vivências na Unijuí. A iniciativa permite que participantes se envolvam em componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade, tendo uma experiência acadêmica sem a necessidade de ingressar formalmente em uma graduação completa.
Podem participar do Programa pessoas que tenham concluído o Ensino Médio até o momento da inscrição; egressos da Unijuí que tenham evadido de cursos de graduação há mais de quatro anos; diplomados em cursos de graduação, egressos e estudantes de pós-graduação da Unijuí; além de estudantes ou egressos de graduação ou pós-graduação de outras instituições. É importante destacar que estudantes com matrícula ativa em cursos de graduação da Unijuí não podem aderir ao Programa.
Além de ser uma oportunidade para potencializar a carreira e retomar a formação acadêmica, o Vivências também oferece um benefício financeiro: os participantes têm direito a 65% de desconto nas mensalidades, desde que estejam com os pagamentos em dia. Esse desconto, no entanto, não é cumulativo com outras bolsas, financiamentos ou benefícios.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de agosto e podem ser feitas por meio deste link, onde também é possível consultar os componentes curriculares disponíveis. Após o envio dos documentos exigidos, o candidato poderá efetuar a matrícula de forma on-line ou presencial na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

A Unijuí é referência na educação regional. Pela Instituição, já foram formados mais de 50 mil profissionais nas mais diversas áreas, que buscaram na Universidade uma oportunidade de construir um futuro melhor. Além disso, foram qualificados aproximadamente 1.700 mestres, cerca de 200 doutores e milhares de estudantes em outros cursos de pós-graduação, MBAs e especializações. Esses números posicionam a Universidade como a 8ª melhor universidade comunitária do Brasil.
Atualmente, a Instituição tem trabalhado com a proposta de integrar o seu estudante com o mercado de trabalho e a comunidade desde o primeiro semestre da graduação, com projetos que busquem propor soluções para problemas e demandas reais que existem nas áreas de atuação dos seus cursos. Tais soluções contribuem não somente para a melhora de serviços das empresas atingidas, mas impactam, também, no dia a dia de toda a população.
Os projetos são feitos em todas as modalidades de ensino e buscam unir teoria e prática para dar maior suporte para empresas parceiras e oportunizar aos estudantes o contato desde cedo com o mercado de trabalho no qual vão inserir-se no futuro. Além disso, a partir da pesquisa nos programas de pós-graduação, estudantes de mestrado e doutorado auxiliam na criação de projetos que contribuem positivamente para o desenvolvimento regional, para a atuação em saúde, sustentabilidade, direitos humanos, entre outros.
A Unijuí conta com diversas modalidades de ensino. Na Graduação, semestralmente são abertas vagas para ingresso em 36 cursos nos quatro campi de atuação: Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Panambi, diversificando e caracterizando ainda mais a sua influência como universidade regional, com mais de 40 anos de reconhecimento.
Os cursos de Graduação também contam com a modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD), o que é um diferencial para aqueles estudantes que buscam uma formação de nível superior mais acessível, seja pela distância ou por outro motivo do dia a dia.
Já na Pós-Graduação Stricto Sensu, são seis programas disponíveis para quem busca uma qualificação estruturada e reconhecida internacionalmente: Desenvolvimento Regional, Modelagem Matemática e Computacional, Direito, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e Atenção Integral à Saúde. Além disso, há o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, que integra o Programa Proef.
Outro destaque são os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBAs e especializações, que têm a proposta de qualificar profissionais de áreas diversificadas e, assim, garantir maior rentabilidade, mais competências e oportunidades, conforme o mercado de trabalho atual exige.
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