Professores da Universidade de Córdoba estão em Ijuí para iniciar Projeto de Intervenção Urbana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores da Universidade de Córdoba estão em Ijuí para iniciar Projeto de Intervenção Urbana

                    

Integrando as atividades da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), os cursos de Arquitetura, Design e Engenharias, além da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, estão recebendo, durante toda a semana, professores da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. O grupo está em Ijuí para iniciar uma parceria inédita no Estado: os estudantes serão desafiados a construir, de forma colaborativa, dispositivos urbanos em madeira, os quais serão distribuídos pela cidade para interação com a comunidade. O canal da Avenida Pinheiro Machado foi o local escolhido para a realização do projeto.

A programação da visita iniciou na tarde desta terça-feira, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), com a recepção institucional aos professores da Universidade parceira. Participaram a Reitora, Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, o vice-presidente da UETI, Eduardo Beckmann, além dos professores dos cursos envolvidos no Projeto. Na oportunidade, além de uma visita ao acervo do Museu, o professor Jaeme Callai fez uma exposição da história regional.

No turno da noite, os professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, da Universidade Nacional de Córdoba, realizaram o Workshop introdutório de “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”, no auditório da Sede Acadêmica da Unijuí. Até a próxima sexta-feira, dia 24, eles vão avançar nos ensinamentos para a realização do Projeto com diversas atividades teórico-práticas aos estudantes do Departamento. Em setembro, será realizada a fase final, com a concretização da intervenção urbana.

Confira uma entrevista dos professores de Córdoba na Unijuí FM

                       

Parcerias fundamentais

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias. Neste sentido, durante a semana serão realizados diversos encontros entra a Unijuí, professores da Universidade Nacional de Córdoba, representantes do executivo municipal e do movimento étnico.

É objetivo desta iniciativa é pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades vão estudar o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O Projeto na Argentina

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

                  

Registro da atividade realizada em 2018, em Córdoba, na Argentina.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.