A Unijuí, juntamente com o poder municipal, está engajada em tornar Ijuí uma cidade moderna e inovadora, buscando parceiros e recursos para atingir estes objetivos. Por meio de emendas parlamentares, a Universidade inicia a materialização desse projeto. Nesta semana a Universidade recebeu o valor de R$ 2 milhões, primeira etapa de três, para o desenvolvimento do Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. A iniciativa prevê ainda mais duas parcelas, totalizando R$ 6 milhões.
O recurso é oriundo de emenda parlamentar do então deputado ijuiense, Darcísio Perondi. Em fevereiro de 2020 uma reunião com o presidente do MDB em Ijuí, secretário de Habitação da cidade, Ramsés Lemos, e com o vereador da legenda, Ricardo Adamy, oficializou a indicação desta parcela do montante para esta ação. Na tarde desta sexta-feira, dia 15 de maio, Adamy e Lemos, acompanhados do também representante do MDB em Ijuí, João Batista Zimmermann, estiveram novamente reunidos com a Reitoria da Universidade, dessa vez para oficializar o repasse dos recursos.
“Este projeto está sendo gestado pela Universidade, a partir de uma provocação do Deputado Perondi, há mais de dois anos. A partir disso, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharia iniciou o processo de revisão dos Projetos de Curso de Graduação e o alinhamento do Programa Stricto Sensu em Modelagem Matemática com a temática Cidades Inteligentes - Inovação e Criatividade. Juntamente com nossa Agência de Inovação e Tecnologia - Agit, materializamos um grande Projeto para e com a Cidade de Ijuí. Entendemos que esta primeira etapa é um grande ponto de partida para um avanço da qualidade de vida das pessoas em nossa cidade.”, observa a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring.
O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância para o desenvolvimento da cidade, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e desenvolvimento voltado à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.
Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.
Segundo o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, professor Peterson Avi, a notícia da chegada dos recursos é um momento muito importante, tendo em vista todo o contexto em que o país se encontra. “É uma excelente notícia para esta iniciativa, que vem sendo planejada há quase dois anos. Agora vamos poder iniciar o investimento nas estruturas e laboratórios conforme projetado. Além disso, salientamos que o nosso Departamento vem trabalhando com o tema de Cidades Inteligentes também há certo tempo, este Projeto vai impactar positivamente na formação de nossos estudantes dos cursos de graduação, bem como a cidade e a região”, complementa.
O vereador Ricardo Adamy, por sua vez, salienta que a cidade recebe com felicidade a chegada dos recursos para a Universidade realizar o projeto. “Ijuí se projeta, assim, para estar no mapa das Cidades Inteligentes, o que vai possibilitar a chegada de novos recursos ao longo dos próximos anos. Parabenizo a Unijuí e todas as pessoas envolvidas para que este projeto seja realizado e venha a contribuir com o desenvolvimento de Ijuí e da região”, observa.
A Reitora da Unijuí, Cátia Nehring, reforça o papel estratégico do político, ex-deputado Darcisio Perondi, no sentido de acreditar no projeto, na competência da Universidade e na possibilidade de se contribuir significativamente para nossa cidade e cidadãos, a partir da viabilidade de recursos financeiros, fundamental para sua execução.
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), vinculado à Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí, tem como principal objetivo acompanhar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, visando inclusão, acessibilidade e acolhimento de todos os alunos que integram a comunidade acadêmica. O Núcleo é estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de ações estratégicas, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem do estudante, diminuição da evasão e melhoria da qualidade de ensino da Universidade.
Em parceria com os coordenadores e professores dos cursos, que estão em contato direto com os acadêmicos, a equipe do Naai, composta por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras, direciona os estudantes ao atendimento que cada um necessita, por meio dos programas oferecidos. A psicóloga do Naai, Paula Borelli, ressalta que o Núcleo é um espaço aberto para receber todos os estudantes, desde aqueles que ingressam agora na graduação até quem está concluindo o curso. “Nós convidamos os estudantes que queiram conhecer ou conversar, para que se sintam à vontade em entrar em contato e buscar o Naai. É interessante vermos a evolução dos estudantes e que podemos auxiliar nesse desenvolvimento, a partir do momento em que eles se sentem acolhidos”.
A professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai, destaca a importância dos acadêmicos conhecerem o trabalho do Núcleo. “Entendemos que muitos alunos, nesse momento em que não possuem o contato presencial com os professores, podem estar com dificuldades no conteúdo ou interpretação de algumas questões. É importante que saibam que o acompanhamento que realizamos visa auxiliá-los com essas preocupações”.
Os estudantes podem entrar em contato com a equipe do Naai por meio do whatsapp institucional (55) 3332-0200 e também pelo e-mail naai@unijui.edu.br. O Núcleo fica localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, descendo as escadas, à direita.
Conheça os tipos de programas e serviços oferecidos pelo Naai:
Programa Permaneça
Desde 2014, o Programa Permaneça acompanha e orienta os estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, identificando situações que podem ser motivo para evasão e trabalhando com ações focadas na permanência do acadêmico na Universidade. “Nós sabemos que quando o aluno entra na instituição é algo totalmente novo. Então buscamos realizar um acolhimento, descobrir os motivos pelos quais estão ocorrendo as reprovações, quais ações específicas nós podemos fazer para que ele tenha realmente um melhor desempenho acadêmico”, explica a psicóloga educacional Paula Borelli, coordenadora do Programa.
Programa de Orientação Profissional
Dentro do Programa Permaneça, a equipe do Naai identificou que muitos estudantes que reprovam ou têm um baixo aproveitamento não possuem uma identificação direta com o curso. Diante disso, no Programa de Orientação Profissional são realizados encontros com o aluno, cada encontro com uma metodologia diferente, com o intuito de promover uma reflexão com o acadêmico e ajudar no direcionamento da carreira dele. O programa analisa também situações de reingresso, transferência e/ou reopção de curso no sentido de orientar sua escolha.
Nivelamento ou Monitoria Acadêmica
Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em matérias específicas, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico, juntamente com o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência
Oferece ao aluno atendimento educacional especializado, que geralmente ocorre no turno inverso da aula. Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais. “Temos diversos alunos com algum tipo de deficiência inseridos nos mais variados cursos. Uma grande preocupação nossa, nesse momento em que as aulas se estabeleceram de forma online, foi de como poderíamos realizar essa assessoria”, ressalta a professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai. “Nossa equipe de intérpretes, composta por sete profissionais, tanto no campus de Ijuí quanto Santa Rosa, se inseriu nas aulas online e criou estratégias e possibilidades de acompanhar os professores nas mais diversas ferramentas tecnológicas. Não só as intérpretes se reorganizaram e estão assessorando os alunos, como os próprios docentes também estão fazendo essa monitoria, diretamente ao acadêmico que está apresentando dificuldades de aprendizagem, seja na questão de adaptação a essas ferramentas ou com o conteúdo”, completa.
Em tempos de distanciamento físico, estamos cada vez mais perto de você, em nossos diferentes canais virtuais, facilitando o seu atendimento e prezando pela saúde de todos.
Questões financeiras, bolsas, benefícios, ou outras questões que necessitar, pode contatar:
Central de Atendimento ao Aluno Ijuí - atendimento@unijui.edu.br
Central de Atendimento ao Aluno Santa Rosa - atendimento.sr@unijui.edu.br
Central de Atendimento ao Aluno Panambi - central.panambi@unijui.edu.br
Central de Atendimento ao Aluno Três Passos - centraltp@unijui.edu.br
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ADMINISTRAÇÃO
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MATEMÁTICA
mat@unijui.edu.br
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PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Mestrado em Atenção Integral à Saúde
ppgais@unijui.edu.br
Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos
ppgd@unijuí.edu.br
Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional
ppgdr@unijui.edu.br
Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática
ppgmm@unijui.edu.br
Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências
poseduca@unijuí.edu.br
Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
ppgsas@unijui.edu.br
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Telefone: 55 3335-0553
educacaocontinuada@unijui.edu.br
Fique à vontade para nos contatar também pelo whatsapp 55 3332-0200.
E ainda, se estiver com problemas no seu email (@sou.unijuí.edu.br), ou ainda não ativou este e-mail, pode ligar para: 55 3332-0370.
A Unidade de Reabilitação Física (Unir), em conformidade com o Decreto Estadual nº 55.142 e a Portaria SES nº 274, retornou aos atendimentos de forma parcial no dia 27 de abril. Para os agendamentos, a equipe avaliou criteriosamente o retorno de cada paciente, sendo chamados somente aqueles que não se enquadram em grupo de risco em relação à Covid-19.
Desde então, foram adotadas todas as medidas cabíveis e necessárias para a proteção dos trabalhadores, pacientes e cuidadores, como o uso de EPIs, a obrigatoriedade de máscaras para todos que ingressam, a verificação da temperatura corporal na entrada do serviço, e higienização contínua do espaço físico e de objetos com álcool 70%, bem como a organização de agendas para que não ocorram esperas e aglomerações. Levando em conta o momento em que vivemos e a necessidade do uso de máscara para todos os grupos sociais, a médica da Unidade, Drª Helga Porsch, em um ato solidário e de cuidado com o próximo, fez a doação de 100 máscaras de tecido reutilizáveis, que estão sendo distribuídas aos pacientes da Unir, em conformidade com a necessidade de cada um.
Os profissionais da equipe, em ação multidisciplinar, confeccionaram um folder informativo, que está sendo distribuído para motoristas de ambulância, pacientes e acompanhantes.






Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa medidas a serem adotadas, fica definido o seguinte:
1 - As aulas dos cursos da modalidade Presencial na forma ONLINE na Unijuí estão prorrogadas até o dia 13/06/2020.
2 - As aulas da EFA também permanecem de forma ONLINE até o dia 13/06/2020, seguindo as mesmas orientações. Após a normalização e retomada das atividades, um calendário de recuperação será divulgado pela direção da Escola. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da EFA para informações pontuais.
3. A carga horária das atividades relacionadas às práticas e aos estágios que exigem realização presencial permanecem suspensas, uma vez que estamos aguardando a definição do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em relação as regras específicas para o setor da educação, a serem estabelecidas no modelo de Distanciamento Social Controlado. Caso venha a ser autorizada a realização dessas atividades presencialmente, a Unijuí, por suas instâncias competentes, analisará sobre a viabilidade ou não de retorno, levando sempre em consideração a segurança dos estudantes. Para as atividades práticas e estágios em que há adequação para sua realização na forma online, a Unijuí tem adotado essa possibilidade, conforme recomendado pelo Parecer nº 05 do CNE.
4- A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas na Modalidade Presencial de forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. Isso significa que a Universidade mantém o funcionamento de suas atividades sem atendimento presencial ao público.
5 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais.
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado. Estamos potencializando o uso de plataformas de ensino online, utilizando novos recursos e descobrindo novas formas de ensinar e aprender, reforçando o nosso compromisso com a educação de excelência.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Equilíbrio, foco, empoderamento, determinação e propósito marcaram o debate do primeiro encontro de mulheres mães empreendedoras, promovido pela Incubadora de Empresas da Unijuí (Criatec) em parceria com o grupo Mulheres em Ação, realizado na noite de quarta-feira, de forma virtual. O evento contou com a participação de três empreendedoras: a sócia proprietária da escola de tecnologia Código Kid, Daniela Barbieri Schneider, a sócia proprietária da empresa Comoditá, Graciela Santos, e a sócia proprietária da empresa B2mamy Sul, Ana Homem. O evento está alinhado ao planejamento 2020 da Criatec de estimular o empreendedorismo feminino. Haverá outras atividades nesse contexto.
Daniele Schneider trouxe sua experiência de mãe de uma adolescente e sócia da empresa de educação com foco em tecnologia, a Código Kid. Ela abordou a importância de ter um propósito e buscar materializar ele em um empreendimento, aquilo que deseja como forma de impactar positivamente na vida das pessoas. “A tecnologia faz muito sentido nesse momento e se soubermos aproveitar o que ela tem de bom, podemos potencializar nossos negócios e facilitar nossas vidas”, observou.
Ana Homem trouxe sua contribuição abordando a importância do papel feminino no mundo dos negócios. “A maternidade empodera as mulheres, as torna mais fortes, porém, no Brasil, cerca de 48% das mulheres perdem o emprego após o nascimento do filho”, observou. Também contou que, quando isso aconteceu com ela, entendeu que era hora de buscar ter seu próprio negócio, conheceu então a aceleradora B2mamy e hoje é uma das representantes para a região sul. “Compartilhamos o propósito de auxiliar as mães a encontrar um caminho equilibrado entre o sucesso profissional e a participação ativa na criação dos filhos, o que reflete em uma sociedade mais generosa, colaborativa e produtiva”, salienta.
Graciela, por sua vez, relatou a importância de saber dosar a dedicação à família a aos negócios. Ela contou que encontrou o equilíbrio e se sente realizada por essa conquista, ressaltou, ainda, sobre a importância de gestão, do planejamento de montar um bom time de colaboradores e poder contar com o apoio da família.
Para encerrar o bate-papo, Alisson Froes, membro do Coral da Unijuí, tocou e cantou uma linda canção em homenagem às mães.
A pandemia de coronavírus tem causado um grande impacto na economia mundial. No Brasil esse cenário não é diferente, com projeções pessimistas apontadas por especialistas da área para o ano. Diante disso, a Unijuí, como grande parte de outras instituições e empresas das mais diversas áreas, também sente os reflexos econômicos causados pela crise surgida da pandemia.
Para contextualizar e mostrar aos estudantes da Universidade o cenário em que a instituição se encontra, a Unijuí realizou, na noite de terça-feira, dia 12, uma transmissão ao vivo no Instagram, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre questões das mensalidades e do retorno de aulas práticas, com a participação do Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg e da Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto.
Mensalidade é um dos assuntos que mais tem gerado questionamentos dos estudantes. Sobre este importante ponto, o Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg, observou que, ainda neste mês de maio, será apresentada uma proposta de desconto, a ser implementada no segundo semestre. “Já que as aulas são síncronas agora, nós temos sim a economia em custos como água, luz e outros, no entanto, quando calculamos o que isso significa no total, representa 1,83% do valor da mensalidade”, observou. O professor complementa que, para este semestre, não foi possível atender este desconto. “Nós precisamos ter condições, neste semestre, de ajudar quem já foi impactado pela crise. O impacto tende a ser maior no segundo semestre, o que exige da instituição outras estratégias. Estamos atentos a essa situação e queremos oferecer um desconto que seja significativo, relacionado a essa economia de despesas que tivemos e que seja, de fato, um auxílio às famílias de estudantes na manutenção do sonho da formação”.
Outro ponto nestas questões analisadas pelo Vice-Reitor se refere a negociações e flexibilizações de pagamento para aqueles estudantes que encontraram dificuldades pela situação econômica do país. “Nós estamos tentando atender todos os alunos que foram atingidos pela covid-19, direta ou indiretamente. Por isso, estamos focados em atender aquelas pessoas que perderam o emprego (elas ou o responsável pelo pagamento da Universidade), sendo assim, todas essas pessoas devem procurar o nosso setor financeiro para, juntamente conosco, encontrar formas de flexibilizar esse pagamento e manter o estudante no processo de graduação”, observou.
Alguns estudantes questionaram, ainda, se a Universidade poderia cobrar aos estudantes do cursos presenciais, que estão com aulas online síncronas, o valor de cursos a Distância, que são mais baixos. “O EaD tem uma modalidade diferente das aulas online que estão sendo ofertadas aos estudantes nesse momento. As aulas online são síncronas, ou seja, as aulas acontecem no mesmo horário da aula presencial, só que de forma online, ao vivo. No EaD as aulas não são onlines, pois o material entregue permite ao aluno estudar em qualquer dia, horário e lugar. Por isso, não podemos adotar a mesma sistemática de pagamento para essas duas modalidades”, reforça.
Os esclarecimentos abrangeram diversas questões acadêmicas, principalmente no que diz respeito às aulas online síncronas e também de atividades práticas neste momento de pandemia, respondidas pela Vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto. “Estamos aguardando orientações do Governo do Estado para saber se poderemos voltar ou não a partir do dia 16 de maio com as atividades de educação. Sabemos que o governo do RS adotou esse modelo de distanciamento social controlado. No sábado passado foram anunciados vários setores que poderão retornar, mas ficou de fora o setor da educação. Então, por enquanto, vamos permanecer online, aguardando o retorno do Governo do Estado com novas orientações”, observa.
Sobre a recuperação de atividades, situação que gera angústia nos estudantes, respondeu: “as aulas práticas e estágios serão sim recuperados com toda carga horária. O momento de recuperação é que ainda é incerto, pois não temos autorização do governo do estado para usar nossos laboratórios com as turmas como elas foram projetadas, com 10 a 20 estudantes, por exemplo. O que nos deixa mais tranquilos é que as aulas teóricas estão acontecendo normalmente e vai nos permitir terminá-las dentro do calendário previsto, ou seja, a nossa previsão de recuperação das aulas práticas, seja das disciplinas de 2 a 4 créditos, é que aconteça em julho, ou assim que o governo do estado nos liberar”, disse.
Muitos estudantes questionam especificamente sobre aulas práticas, comuns para a grande maioria dos cursos, principalmente aos estudantes que já estão em estágios mais avançados de formação, a professora esclarece que hoje existem duas situações: “O Governo Federal liberou as práticas e estágios presenciais para a área da saúde, em meio a essa pandemia, por serem serviços mais essenciais. Há também uma orientação de que todas as práticas e estágios possíveis de serem realizadas de forma online, devem ser feitos e a Unijuí tem adotado essa possibilidade. Um exemplo são os cursos das áreas de Licenciatura, Direito, Engenharia e Administração. Já a orientação do Governo do Estado é referente ao uso dos laboratórios, o que pode gerar aglomeração devido ao número de alunos nas turmas. Para isso, estamos aguardando as orientações do governo e já estudando formas de viabilizar esse atendimento de maneira a garantir a segurança dos estudantes”, complementa.
Inclusive, a segurança foi um ponto frisado em diversos momentos da transmissão: “nós já estamos trabalhando com equipamentos de proteção individual, nós estamos produzindo nas nossas equipes internas e com as parcerias externas, máscaras de proteção, estamos trabalhando na aquisição de equipamentos de medição de temperatura caso o governo exija, produtos de higienização, isso tudo a gente já está trabalhando. Também com a construção de grupos menores como uma medida protetiva no caso de retorno às aulas”, reforça.
Diversas questões ainda geram dúvidas aos estudantes neste momento de incertezas. Os dois membros da Reitoria salientaram que a Universidade segue aberta para receber e responder os questionamentos. E, para as perguntas que ficaram pendentes na Live, está sendo organizado um documento que será compartilhado com os estudantes da Universidade.
Nesta semana foi feita a instalação do software pela empresa Simmetro. O investimento de 54 mil havia sido realizado no início do ano.
Instalação foi realizada tomando todas as precauções necessárias neste momento de pandemia.
O Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí (LEC) é uma espaço fundamental de aprendizado prático para os estudantes do Curso. Além disso, oferta cerca de 100 serviços para construtoras, prefeituras e fábricas durante em todo o ano. Com a aquisição de um software, que foi instalado nesta semana, será possível aumentar essa demanda de atendimento.
Adotando todas as precauções necessárias, representantes da Simmetro estiveram no campus Ijuí para realizar a instalação do software "TESC versão 5" e também realizar um treinamento para posterior utilização. Segundo o responsável técnico do Laboratório, Luiz Irineu Donato, os equipamentos comandados pelo programa representam cerca de 90% dos serviços realizados pelo LEC.
“Esse investimento permitirá ao Laboratório qualificar ainda mais a análise de dados dos ensaios realizados e aumentar a capacidade de demanda. O software consiste em um aplicativo para a realização de ensaios em prensa de ensaio, para operação em ambiente Windows 7 / 8 / 10 compatível com as prensas da marca Emic”, relata.
Luiz explica ainda que o software possui precisão de cálculos comprovada por meio de mais de duas mil cópias em operação nos mais renomados laboratórios. Além disso, tem um banco de dados com coletânea de parâmetros de ensaios exigidos pela maioria das normas e procedimentos aplicados ao controle de qualidade e pesquisa de materiais.
A aquisição foi realizada com recursos próprios, cerca de R$ 54 mil, e é fundamental para a qualificação do espaço. “Além de estarmos com um software atualizado, a nossa confiabilidade nos resultados será ainda maior”, comenta Luiz.





Estudo estima 2.200 pessoas com anticorpos para Covid-19 a cada 1 milhão de habitantes no RS.
Dados mais recentes coletados pelo estudo que está mapeando o avanço do coronavírus (EPICOVID19) sugerem um aumento na prevalência de pessoas com anticorpos para o coronavírus no Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Na terceira fase do levantamento, 0,22% das pessoas testadas apresentaram resultado positivo. Na testagem anterior, realizada no último fim de semana de abril, esse índice havia sido de 0,13%. No primeiro levantamento, há um mês, foi de 0,05%. O aumento da prevalência de pessoas com anticorpos no Estado veio acompanhado de uma diminuição do número de pessoas respeitando as orientações de distanciamento social. Entre o primeiro levantamento e o último, o percentual da população que relatou sair de casa diariamente aumentou de 20,6% para 30,4%.
Nesta terceira etapa, realizada no último final de semana, os pesquisadores realizaram 4.500 entrevistas e testes, dos quais dez apresentaram resultado positivo. Os novos dados estimam que, para cada 1 milhão de habitantes no Rio Grande do Sul, haja 2.200 casos reais de infectados por Covid-19 e apenas 248 casos notificados – ou seja, para cada caso notificado, haveria nove subnotificados. Pela margem de erro, esse número pode variar entre 4 e 16. É importante ressaltar que os números ainda baixos requerem um cuidado extra na interpretação das estimativas.
Em Ijuí, pela primeira vez a pesquisa identificou casos positivos - dois no total - nesta rodada de testes rápidos. Segundo a coordenadora do estudo na cidade, baseando-se na estimativa da pesquisa para o estado - 1 infectado para cada 454 - e considerando uma população de 80 mil habitantes, Ijuí pode ter em torno de 176 casos. A pesquisa também aponta um pequeno aumento no percentual de pessoas que relatam sair de casa todos os dias, de 33,8% para 35,2% dos entrevistados. Foram 500 residências visitadas nesta rodada. “Essas pessoas podem estar disseminando a infecção, por isso a adoção de medidas individuais de proteção é fundamental para se proteger e proteger os outros”, observa Evelise.
Nesta quarta-feira, a equipe de professores que está atuando na pesquisa realizou uma Live, no Facebook da Universidade, para detalhar a terceira etapa para a comunidade ijuiense. Confira:
Sobre os testes
O teste utilizado (WONDFO SARS-CoV-2 Antibody Test) avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção, e não identifica o vírus ativo logo após o contágio. Ele pode produzir 15% de falsos negativos e 1% de falsos positivos – ainda assim, foi recentemente avaliado como uns dos melhores no mercado. “Os casos notificados representam apenas uma parcela do total, confirmando a nossa teoria do iceberg de que existe uma parte visível, representada pelas estatísticas oficiais, e uma parte submersa, que precisa ser conhecida para que sejam tomadas as melhores decisões para o seu enfrentamento”, afirma Pedro Hallal, coordenador do projeto.
O Governo estadual preparou um vídeo detalhando os testes. Confira:
A pesquisa ainda está em andamento. A previsão é realizar, até 25 de maio, entrevistas e testes com 18 mil pessoas em nove cidades gaúchas, mas já foram confirmadas pelo menos mais duas fases, cujas datas serão anunciadas em breve. Os dados obtidos no atual estágio da pandemia são similares aos coletados em outros países como Áustria e Islândia. Eles se referem exclusivamente ao estado do Rio Grande do Sul, mas o EPICOVID19 também será replicado no Brasil inteiro.
A primeira fase do estudo nacional vai a campo nesta quinta-feira, 14 de maio. A previsão é coletar amostras em 133 cidades em todos os estados, realizando mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas.
O EPICOVID19 é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. O estudo conta com financiamento do Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.
Fonte: Governo do Estado.









Registros da terceira rodada de testes da pesquisa em Ijuí.
A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí (Itecsol) atua diretamente na assessoria de duas Associações de Catadores, Acata e Arl6, que, neste período, continuaram recebendo cargas de resíduos para reciclagem, realizando a triagem e a estocagem dos materiais oriundos da coleta seletiva municipal. Nos últimos encontros realizados com os empreendimentos, os associados de ambos os galpões relataram o frequente recebimento de luvas e máscaras usadas, descartadas pela população ijuiense junto aos materiais seletivos. Pensando nisso, a responsável pela Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, realizou alguns contatos de sensibilização para conseguir alguns materiais e organizar kits de higiene e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores da reciclagem. Os kits são compostos por três pares de máscara, um avental, um par de luvas, um frasco de álcool em gel e um sabão em barra (caseiro de limão), para cada associado. No total foram entregues 30 kits básicos.
O extensionista ligado ao projeto Gestão Social e Cidadania e professor do curso de Administração, Ivo Ney Kuhn, foi responsável pela produção do sabão biodegradável, feito com limão, bem como auxiliou para a doação de luvas, máscaras, avental e álcool em gel. As máscaras para os associados da Acata foram confeccionadas por integrante da Feconsol, as demais foram confeccionadas por um grupo de voluntárias do Lions de Ijuí.
"Neste momento em que passamos por uma pandemia, muitos cuidados e precauções são necessários para o bem-estar e saúde de todos, por isso solicitamos, junto com os trabalhadores da reciclagem, que evitem descartar luvas e máscaras no material reciclável. Vamos ajudar na prevenção ou contaminações pelo coronavírus", salienta Elizandra.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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