O Rio Grande do Sul está entrando cada vez mais na rota global da inovação. Um conjunto de ambientes inovadores e mecanismos de geração de empreendimentos, como incubadoras, aceleradoras, coworkings, universidades, parques tecnológicos e institutos públicos e/ou privados, dão sustentação a um cenário propício para o desenvolvimento de startups de alto impacto e grande potencial de sucesso.
Segundo dados da ABS Startup Base, o Estado figura em segundo lugar em número de startups, com 897, ficando atrás apenas de São Paulo. Embora a concentração seja maior na região metropolitana de Porto Alegre, estendendo-se até o Vale dos Sinos (Novo Hamburgo e São Leopoldo), a cadeia de inovação gaúcha tem capilaridade no interior.
A região Noroeste ainda está no início do florescimento de Startups, mas Santa Rosa já aparece no mapa da inovação no Rio Grande do Sul, como uma das cidades com maior concentração de startups e centros de inovação mais relevantes, segundo a última edição da Revista Mais Sebrae, que mostra o mapa da inovação no Estado.
Muitas destas empresas surgem a partir de incubadoras e ambientes de inovação desenvolvidos por Universidades, entre elas a Unijuí, a partir da atuação da Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica. A incubadora atua desde 2010 em Santa Rosa, é pioneira no município e conecta a região Noroeste com os principais ambientes de inovação do Estado e promove qualificação aos empreendedores. Já graduou três empresas, atualmente possui nove empresas incubadas e já apoiou mais de 15 projetos de negócios.
Uma das startups graduadas é a Gorila APP, plataforma completa, integrada e automatizada de pesquisa que busca resultados na gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real. A startup Avansee é uma das empresas incubadas que está voltada ao desenvolvimento de tecnologias que proporcionam maior rentabilidade e aproveitamento de recursos para o agronegócio, por meio da conectividade, análise e controle.
O analista de negócios da Criatec do campus Santa Rosa, Lucas Escher, ressalta que a união de esforços somará ao desenvolvimento regional. “Com universidades de qualidade, empresas e poder público compartilhando os mesmos propósitos, os ambientes e espaços de inovações no interior terão a oportunidade de transformação da matriz produtiva, gerando novas tecnologias e com isso atrair e reter talentos, criando empregos e fomentando a economia”, observa.
A Criatec em Santa Rosa
A Incubadora Criatec em Santa Rosa, conta com uma infraestrutura física e tecnológica qualificada para atender as empresas incubadas, composta por 10 salas equipadas para uso individual das empresas, espaço coworking, laboratório de prototipagem e testes (FabLab) espaço para reuniões, sala de capacitação e treinamentos, e ainda a possibilidade de uso dos demais laboratórios da Universidade. Disponibiliza também um pacote de serviços de qualificação e consultorias de apoio aos empreendedores para desenvolver as empresas.
Representantes da Unijuí, entre eles o Pró-Reitor do campus Panambi, Nelson Thesing, e os professores do curso de Engenharia Mecânica e dos programas Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Desenvolvimento Regional, Maurício de Campos, Airam Sausen, Paulo Sausen, Patricia Pedrali, Manuel Binelo, Jorge Oneide Sausen, Daniel Knebel Baggio, além do gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Maiquel Silva Kelm, estiveram visitando a Bruning, em Panambi, na terça-feira, dia 16. Eles foram recebidos pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, composta por Diego Tolotti (ccordenador), Daniela Bertol, Paola Oliveira, e por Gustavo Durks, do setor de Recursos Humanos. O objetivo do encontro foi realizar um alinhamento entre as pesquisas realizadas na Universidade e a empresa, além de incentivar a inovação tecnológica, aproximando o setor produtivo e a pesquisa desenvolvida na Unijuí.
Segundo o gerente da Agit, Maiquel Kelm, a Universidade tem buscado estreitar o relacionamento com o meio empresarial em sua região de atuação e, a partir de uma série de encontros promovidos pela Agência, surgiu a possibilidade de aproximação entre a Unijuí e a Bruning. Os professores realizaram uma visita técnica ao parque fabril da empresa e também foram apresentados à metodologia que Bruning tem utilizado para desenvolver pesquisas aplicadas. Além disso, a agenda teve como propósito alinhar a interação entre os professores pesquisadores da Universidade e os profissionais pesquisadores do P&D Bruning. “A perspectiva futura é de que a partir dessas interações a Unijuí e a Bruning possam trabalhar em conjunto para encontrar soluções e melhorias tecnológicas que possam servir de beneficio para a Universidade e para a empresa”, destaca Maiquel.




A Pró-Reitoria da Unijuí Santa Rosa recepcionou na tarde de quarta-feira, dia 17, o diretor das Faculdades Integradas Machado de Assis (Fema), Antônio Ternes, e o administrador da Tecnopuc, Júlio Cesar Ferst, para abordar assuntos referentes ao fortalecimento do Polo de Inovação e Tecnologia da Fronteira Noroeste. Durante a visita foi destacado o potencial da Unijuí no desenvolvimento da região e mencionadas algumas ações para o futuro que poderão envolver as diversas Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de um projeto consistente e único de fortalecimento e estímulo à inovação e à tecnologia da Grande Santa Rosa.
Na conversa também foi ressaltada a importância da Setorial do Ensino Superior, criada pelo Corede/FN, que teve início neste ano e que poderá ser o caminho de fortalecimento das IES para vencer os desafios vivenciados pelo setor educacional e pela transformação a partir da inovação tecnológica. Durante o encontro, o administrador da Tecnopuc detalhou como se deu o processo de criação do Parque Tecnológico da PUC em parceria com a iniciativa privada e do Parque Tecnológico da Unisinos, o qual também teve oportunidade de acompanhar desde sua criação, seguindo cada um o seu próprio modelo.
Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, essa visita fortalece o diálogo já iniciado a partir da criação da setorial de Ensino Superior da Região Fronteira Noroeste, unindo-se às intenções da Universidade. “A Unijuí já avançou em algumas ações em prol do desenvolvimento regional e disponibilizou, inclusive, a possibilidade de utilização em conjunto e de modo colaborativo dos prédios do antigo Núcleo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa, localizados na área aos fundos do Parque de Exposições, para novas empresas incubadas ou já graduadas de outras IES também se instalarem no local”, finalizou.
Recepção dos rondonistas no município contou com presença significativa da população.
Texto: Róbson Gomes – rondonista e estudante de Jornalismo da Unijuí
A escola Adelaide de Souza Martins, em Novo Oriente do Piauí, abriu seus portões aos rondonistas da Unijuí e a toda comunidade local. Com corações ansiosos, pessoas de todas as idades receberam os jovens acadêmicos que deram início na manhã de segunda-feira (15) às oficinas de capacitação da operação João de Barro, do Projeto Rondon.
Foi um momento especial, como afirmou a universitária de Nutrição Diovana Noremberg. “Foram dois meses de preparação intensa, agora finalmente começamos a pôr em prática tudo aquilo que preparamos”, disse. Pela manhã, as primeiras atividades abordaram os temas que visavam, por meio de discussões com os participantes, mapear os principais problemas do município. Simultaneamente ocorreu a oficina de cooperativismo e associativismo, que demonstrou funções e objetivos de uma cooperativa.
Segundo o diretor da escola, Antônio Márcio, a presença do Rondon é de significativa importância para a comunidade novo-orientina. “A presença de universitários enriquece a população com conhecimento. Estamos todos felizes de estarem aqui trabalhando em prol da população. Só nos resta agradecer”, externou.
No saguão principal da escola, crianças entravam em um novo mundo, colorido à muita tinta, diversão e amor, mudando a segunda-feira e os tons da rotina. Os olhos das meninas brilharam com cada nova pintura no rosto, enquanto eram maquiadas pelas acadêmicas da Universidade que, além disso, também fizeram desenhos e pintura facial.
Durante a tarde, novas capacitações foram realizadas. O líder comunitário e agente endêmico, Zé Ferreira, participou da oficina sobre zoonoses e as principais doenças dos animais. Para ele, foi um momento de formação. “Possuíamos pouco conhecimento sobre a temática e agora que ela foi abordada de uma forma muito clara e consistente, poderei repassar para todos os colegas que atuam no combate a endemias”, declarou.
Outra avaliação foi feita por José Nilton, morador da localidade, que assistiu à oficina que abordou a criação de peixes, ao que declarou ser uma oportunidade enriquecedora. “Uma experiência única. Enriqueceu o nosso conhecimento e tirou dúvidas para que possamos incentivar agricultores a produzir com melhor qualidade. Tínhamos deficiência de informações sobre como criar os peixes, a respeito da oxigenação da água, sobre reservatório”, disse. Ele declarou que os produtores não têm essas informações técnicas. “Muitos têm vontade de potencializar e expandir sua produção e renda. A partir da capacitação que tivemos, isso poderá ser possível”, enfatizou.

















A chegada em Novo Oriente do Piauí movimentou o município
Os rondonistas da Unijuí chamaram a atenção em Novo Oriente do Piauí. Com seus olhares atentos, alegres e esperançosos, os moradores acompanharam os acadêmicos que percorreram ruas e bairros enquanto dirigiam-se à praça do município. Na localidade, um público massivo admirava-se com as pilchas de dois universitários que usavam trajes característicos da cultura sul rio-grandense. Junto com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), os universitários da Unijuí chegaram à cidade no domingo (14) pela manhã.
A recepção oficial na comunidade ocorreu às 19h, oportunidade em que a praça local contava com público significativo. A professora coordenadora da equipe da Unijuí, Luciana Viero, externou o convite a toda população para que participem das oficinas de capacitação que serão ministradas pelo grupo. No perímetro urbano, as atividades serão na escola Adelaide, já na zona rural, nas localidades de Aprazível, Saco, Areias, Pé da Serra, Serrote e Caraíbas. As oficinas contemplam as áreas de agronomia, medicina veterinária, nutrição, engenharia civil e ciências biológicas.









A exposição temporária de Sebastião Salgado proporcionou à comunidade escolar santa-rosense, do Instituto Sinodal Da Paz e do Colégio Salesiano Dom Bosco, acesso aos bens culturais do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), mantido pela Fidene. As Instituições de Ensino receberam nas últimas semanas a exposição itinerante que mostra a história de pessoas que, pressionadas por circunstâncias políticas, sociais ou econômicas, deixaram para trás sua terra natal, provocando reflexões, através do olhar humanista de Sebastião Salgado, sobre a situação de migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra.
A exposição é composta por 58 quadros, divididos em cinco partes: Refugiados e Migrados, África, Luta pela Terra, Megacidades e Retratos de Crianças. As escolas receberam 20 quadros que destacam a infância nas mais diferentes situações e culturas. Os interessados em levar as exposições para suas entidades podem entrar em contato com o Museu pelo e-mail madp@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332- 0257 ou (55) 3332-0252.




Após a divulgação da lista dos classificados no segundo Vestibular para o curso de Medicina da Unijuí, inicia nesta quarta-feira, 17 de julho, a matrícula dos novos estudantes, que são aguardados das 13h30 às 19h, no prédio da Biblioteca do campus Ijuí. Caso os estudantes classificados não compareçam, a partir das 20h será divulgada a lista com a primeira chamada de suplentes. Ao todo estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo sete (7) pelo Programa Universidade para Todos – Prouni. Dessas, seis (6) são 100% e uma (1) 50%.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, é importante que os aprovados confiram no portal do Vestibular, no endereço http://unijui.edu.br/vestibularmedicina, todas as informações para a realização da matrícula e acompanhem as chamadas que serão divulgadas também nas redes sociais da Universidade. A Vice-Reitora destaca ainda o entusiasmo com a formação de mais uma turma do Curso. “Estamos muito felizes com a oportunidade de ofertar para mais vinte novos estudantes vagas para o curso de Medicina, então desejamos boas-vindas a eles e esperamos que de fato possam se integrar à nossa comunidade acadêmica, juntamente com os outros estudantes que ingressaram a partir do Vestibular de Inverno e com os demais acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí, de todos os Campi, que iniciamas aulas do segundo semestre a partir do dia 05 de agosto”, destaca.
Os candidatos devem entregar, no ato da matrícula, conforme calendário estabelecido, a documentação abaixo (as cópias devem ser entregues com um tipo de documento
por folha).
Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão.
- O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deve ter seu Certificado do Ensino
Médio reconhecido no país de origem e submetê-lo, no prazo de seis meses a contar da
efetivação da matrícula, à revalidação no Brasil pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Cédula de Identidade;
Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
Título Eleitoral;
Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista;
Comprovante de Residência (não precisa estar em nome do estudante);
Carteira de Vacinação (em atendimento à Portaria nº 3318/2010 do Ministério da Saúde e Resolução VRG nº 33/2018).
O estudante estrangeiro somente pode efetivar a matrícula se estiver devidamente registrado no órgão competente da Polícia Federal (de acordo com o artigo 83 do Decreto nº 86.715 de 10/12/81).
No dia 27 de julho, às 16h, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) irá promover o seu III Recital, momento de estreia do “Projeto RESGATE: uma homenagem aos compositores brasileiros”, com um repertório de música popular brasileira até a década 1950. O evento contará com a apresentação de Bete Borges (solista), Jordiel Casali Biniek (pianista), Lori Heuser (solista) e Ricardo Sensever (instrutor e arranjador).
O evento é uma iniciativa do Museu em parceria com a comunidade, que busca descobrir, despertar e apresentar talentos, além de estimular o surgimento de novos apreciadores da boa música, bem como angariar fundos para a manutenção do MADP. O repertório vai relembrar a música popular brasileira tocada até o ano de 1950, como Casinha Pequenina, As Pastorinhas, Lua Branca e muito mais. Entre os instrumentos utilizados estará o piano pertencente a André e Claudia Busanello Klamt.
O recital será na Sala de Exposição de Longa Duração do Museu. Os ingressos devem ser adquiridos no Museu Antropológico Diretor Pestana, com antecedência, ao custo de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332 0257, e-mail madp@unijui.edu.br ou pela página do Museu no facebook: facebook.com/MADPUNIJUI.
Atuando há dois anos no noroeste do estado, a empresa Químea Ambiental trouxe para a região inovação em serviços ambientais. Integrante da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em Santa Rosa, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados em diferentes áreas. Hoje possui como carro chefe o Programa Consciência Verde, o qual caracteriza-se por um mix de serviços que visam a melhoria contínua, redução de riscos ambientais e consequentemente de multas, suporte técnico especializado, adequação e monitoramento ambiental, gerenciamento de resíduos, baixo investimento e valorização da marca a partir da responsabilidade ambiental.
De acordo com um dos sócios, Anderson Decker, “na região Noroeste apenas 30% das empresas cumprem a legislação ambiental de forma satisfatória. Desse modo, o maior desafio é posicionar-se como uma empresa que busca atender, realmente, a legislação ambiental e não apenas realizar o processo administrativo de licenciamento, sem observar, no mínimo, o cumprimento das condicionantes, uma vez que nos deparamos com uma forte cultura da não conformidade ambiental”, ressalta.
A Químea tem uma relação muito forte com a Universidade, o contato empresa e universidade é uma relação recíproca. “Ao mesmo tempo em que a empresa tem a possibilidade de usufruir de uma ótima infraestrutura, enriquece suas áreas de inovação e criatividade, através da participação em cursos e workshops de capacitação, além do contato com professores especialistas e jovens alunos, ela também leva a realidade do mercado para dentro da universidade, fomentando e inspirando o espírito empreendedor nos alunos. Nesse sentido, a Criatec é uma grande parceira da Químea na região Noroeste”, afirma Anderson.
Anderson também destaca os diferenciais da empresa. “Nosso grande diferencial é desenvolver soluções para melhorar as práticas ambientais dos negócios, por meio da gestão, controle e acompanhamento de todas as atividades através de relatórios fotográficos e descritivos, com plano de ação para adequação, treinamento de todos os colaboradores, além da busca de oportunidades na área ambiental, como melhoria de processos, novos negócios e redução de custos. Também possuímos setor de marketing interno para demandas de clientes na área ambiental e uma plataforma de busca por destinos adequados para os resíduos. Auxiliamos nosso cliente desde um orçamento até a execução de toda e qualquer atividade que possa trazer risco ambiental e implantamos um Sistema de Gestão Ambiental eficiente e economicamente viável”, conclui.
Interessados poderão visitar a empresa na Incubadora Tecnológica, localizada na Unijuí campus Santa Rosa, ou contatar pelo telefone (55) 3511-5200, ramal 4023 e (55) 9 9947-9363.
Equipe Químea Ambiental em Santa Rosa
A professora Solange Castro Schorn, do curso de Psicologia da Unijuí, e a psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz, egressa do Curso no Campus de Santa Rosa, participaram do VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, que ocorreu no período de 3 a 6 de julho, na cidade de Paris, na França. O evento promovido pelo Instituto Langage, Hospital Pitié-Salpêtrière e Université Paris-Diderot - Paris VII, proporcionou o encontro entre várias áreas do conhecimento que produzem teoria e clínica sobre o bebê, convocando diferentes intérpretes, de campos diversos, para discutir as iniciativas que estão sendo realizadas para a primeira infância em todo o mundo.
Participaram do evento vários profissionais que atuam na clínica de bebês e educação infantil, bem como pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas. Conferencistas da Grã-Bretanha, Itália, França, Chile, Espanha e Brasil também estiveram reunidos no evento. Os pesquisadores salientaram estudos que vêm permitindo repensar a forma como são acolhidos e educados os bebês.
Na oportunidade, a psicóloga Fabiane Steinmetz e a professora Solange Schorn, autora e coautora, respectivamente, apresentaram o trabalho sobre “A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil". O estudo consiste em uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, exposto em formato de pôster. A produção foi vencedora do Prêmio “Marie Claire Busnel” concedido para o melhor trabalho acadêmico, nesse formato, apresentado no Congresso.
O comitê de avaliação, composto por avaliadores brasileiros, franceses e portugueses, foi presidido pela própria Marie Claire Busnel, pioneira na investigação sobre a interação mãe/bebê, que desde 1984 realiza pesquisas sobre o papel da acústica na relação da mãe com o recém-nascido e estuda a audição pré-natal. Autora de vários livros sobre a linguagem dos bebês, Marie Claire Busnel é referência internacional nesse estudo. Como critérios de avaliação à premiação consideraram a originalidade, conteúdo, rigor científico, apresentação e relevância do tema.
Para Fabiane “o prêmio chega como o reconhecimento do percurso formativo na Universidade e investimento em um trabalho de pesquisa bibliográfico de três anos sobre a história da educação infantil, o processo de humanização do bebê e a função dos profissionais que acolhem os bebês nas instituições. Uma escrita que nasceu a partir da minha experiência no estágio básico realizado no curso de Psicologia”, destacou.
Segundo a professora Solange Schorn, “o Congresso foi um convite ao diálogo possibilitando conhecer o que está sendo produzido nesse campo, assim como levar a experiência acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí para além de fronteiras, evidenciando o conhecimento produzido a partir das atividades de estágio, do estudo, da pesquisa (TCC) e interlocuções realizadas no processo formativo dos nossos estudantes. Entendemos que esse processo se ampara nos parâmetros do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando que a sustentação da experiência de estágio se esteia na produção acadêmica que, nesse caso, encontra lugar na escrita do TCC. O diálogo realizado no contexto dos estágios supervisionados e orientações e a interação que ali ocorre constituem um momento extremamente importante para a consolidação do fazer acadêmico contribuindo para a qualidade da formação do psicólogo”, afirma.
No dia 31 de julho encerra o prazo para inscrição de trabalhos no Salão do Conhecimento 2019. Os interessados em submeter suas produções devem acessar o site do evento pelo endereço unijui.edu.br/salao. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Cada autor responsável pela inscrição poderá submeter até dois trabalhos. O valor da taxa é único, por inscrição. As normas para submissão dos trabalhos estão disponíveis na página do evento.
Neste ano, o evento acontece de 21 a 24 de outubro, tendo como tema “bioeconomia: diversidade e riquezas para o desenvolvimento sustentável”. O Salão do Conhecimento é um evento destinado à divulgação científica realizado anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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