Em 2018 completam-se 30 anos do Curso de Agronomia e 10 anos do Curso de Medicina Veterinária da Unijuí. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a formação nas áreas e traçar cenários futuros, tendo em vista a conjuntura nacional e internacional, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) deu início, na noite desta segunda-feira, ao 3º Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. O evento segue até a próxima quinta-feira, dia 27, com atividades no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
O Seminário vai realizar uma análise sobre a formação acadêmica diante dos problemas da agropecuária, dos problemas socioambientais, das demandas da sociedade e da consolidação da maturidade do perfil dos profissionais egressos dos cursos. Dessa forma, uma ampla programação foi organizada pelo Departamento e contará com 27 palestrantes de oito países diferentes.
Na abertura oficial do evento, o Coral Unijuí fez uma apresentação especial. Logo após, foi realizada a cerimônia de início das atividades do Seminário. Compuseram a mesa de trabalhos a Reitora Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o chefe do DEAg, professor Osório Antônio Lucchese, a professora coordenadora do Curso de Agronomia, Cleusa Menegassi Bianchi, o professor coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Fernando Silvério Ferreira, o professor coordenador do Curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva, o professor coordenador da Comissão Organizadora do III Seminário Internacional, Roberto Carbonera, o professor Nicolás Laguarda Miró, da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, o estudante presidente do CAA, Diego Moraes e o estudante presidente do CAMEV, Abel Marchi da Silva.
Após o ato de início, foi realizada a palestra ‘O sentido da Universidade na atualidade’, ministrada pelo professor doutor Paulo Rudi Schneider. Na primeira noite de atividades a programação englobou, ainda, o Encontro de Egressos dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí.
Confira a Programação completa na página do evento no Portal da Unijuí.












No ano de 1986, a Unijuí, já como Universidade reconhecida no ano anterior, organizou o I Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Este seminário se constituiu em um momento de reflexão extremamente importante para a elaboração do projeto do curso de Agronomia. Com a criação do curso, em 1988, foi incorporada como uma de suas principais características a formação de um profissional voltado para o desenvolvimento. Este seminário também consolidou a cooperação do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí com o Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon (INA-PG), com o apoio da Direção Geral do Ensino Rural do Ministério da Agricultura da França.
No ano de 2008 o curso de Agronomia completou 20 anos e marcou também o início do curso de Medicina Veterinária. Levando-se em consideração estes aspectos, promoveu-se o II Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Para tanto, este seminário se propôs a reunir profissionais do Brasil e do exterior, particularmente da França, para refletir sobre o ensino e as perspectivas da área de Ciências Agrárias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, tendo obtido pleno êxito em sua realização.
Nesses anos, a Agronomia formou 48 turmas e um total de 674 Engenheiros Agrônomos, sendo 575 homens e 99 mulheres. O curso de Medicina Veterinária, por sua vez, graduou 181 Médicos Veterinários em 11 turmas, sendo 85 homens e 96 mulheres. Os egressos dos cursos, para além de atuarem na região, estão exercendo suas profissões em diversos estados brasileiros e, alguns, no exterior.
Durante esta semana, os cursos do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí (DCVida) e o grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS) realizam as atividades da Semana do Coração. A coordenação é da professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann.
Segundo a coordenação do evento, dentre as ações destacam-se a Atividade de Promoção à Saúde do Coração, que será realizada na Praça da República de Ijuí, nesta quarta-feira, 26, das 9h às 11h30. No local ocorrerá uma atividade orientada sobre o coração, para crianças de escolas de educação infantil, verificação da pressão arterial, questionário sobre saúde do coração, explicação da anatomia do coração, orientação de nutrição e saúde cardiovascular e informações sobre o uso correto de medicamentos.
Além disso, na sexta-feira, 28, encerrando a programação, uma série de palestras serão realizadas. As discussões iniciam às 8h e se estendem até o fim da tarde, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Confira:
8h às 11h30min
Atividade: Nutrição e saúde cardiovascular
Local: Consultório de Nutrição/Unijuí-Saúde
Atividade: Ação Educativa para Idosos do Projeto de Pesquisa: Atenção Integral a Saúde do Idoso
13h30 às 16h
Atividade: Ginástica Laboral com pacientes e colaboradores e socialização
Local: Hospital Bom Pastor Ijuí/RS
16h45
Palestra: Entendendo a fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica
Palestrante: Médica Esp. Andrieli Cristina de Oliveira Buzzeto (médica cardiologista Instituto do Coração – HCI – Ijuí RS)
Palestra: A atividade física como prevenção da mortalidade cardiovascular
Palestrante: Fisioterapeuta, Prof. Dra. Eliane Roseli Winkelmann (Fisioterapia UNIJUÍ / Docente do Mestrado Atenção Integral à Saúde PPGAIS UNICRUZ/UNIJUÍ)
A organização do Salão do Conhecimento divulgou, na página do evento, o cronograma de apresentações de trabalhos. Além disso, a programação completa desta edição também já está disponível. Com atividades simultâneas nos campi Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, a programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.
Para a abertura oficial do evento no Campus Ijuí, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 1 de outubro, a programação contará com a palestra “Ciência para Redução das Desigualdades”, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. No Campus Santa Rosa, o evento de abertura será realizado na terça-feira, dia 02 de e terá o mesmo tema em debate.
Ainda é possível realizar inscrições para participantes ao evento.
Sobre o Salão
O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação - um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.
Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí divulgou, nesta segunda-feira, o resultado de seleção de estudantes para participar da Equipe do Projeto Rondon – Operação Parnaíba. São eles:
Selecionados:
•Adriano Udich Bester
•Chaeli Quevedo Branco Oliveira
•Cristiane Zeni Bender Slaviero
•Daniela Regina Kommers
•Gustavo Henrique Mendes Bedendo
• Juliana Andretta
•Nicole Mantovane da Silva
•Tatiana Nataniele Mentz
Suplentes:
•Eduarda Copetti Dunker
• Giuli Ana Izolan
Os selecionados estão convocados para reunião dia 05 de outubro de 2018 (sexta-feira), às 13h30, na Sala dos Conselhos, no prédio Biblioteca Mario Osorio Marques, Campus Ijuí. O selecionado que não comparecer à reunião será desclassificado.
Sobre o Projeto Rondon
A Unijuí desenvolverá as atividades do Conjunto de Ações B - Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, com o Projeto AÇÕES MULTIDISCIPLINARES: CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE E FORTALECIMENTO DA CIDADANIA, BEM-ESTAR SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA, no município de Cabeceiras do Piauí/PI. As atividades do Conjunto de Ações A serão desenvolvidas pela Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP/EERP SP, no mesmo município. O projeto da Unijuí é coordenado pelos professores Leonir Terezinha Uhde, Maria Aparecida de Carvalho Zasso e Felipe Libardoni, do Departamento de Estudos Agrários (DEAg).
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
As ações desenvolvidas priorizam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) está com as inscrições abertas para o Hackathon Opentech 2018. A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que movimenta a área de tecnologia.
Para o desafio da Opentech 2018, o objetivo é o desenvolvimento de protótipos e sistemas para melhorar o relacionamento entre os associados da Associação Comercial de Ijuí (ACI). A primeira etapa será realizada nos dias 5 e 6 de outubro, no Laboratório de Soluções Criativas da Criatec. A final acontece no dia 20 de outubro, no Espaço Opentech, na Casa da Unijuí, durante a Expoijuí/Fenadi 2018. Os interessados devem efetuar as inscrições até 3 de outubro pelo site www.criatecunijui.com.br
As inscrições devem ser realizadas de forma individual, porém as equipes já podem estar constituídas na primeira etapa do evento. Podem participar do Hackathon alunos maiores de 18 anos, dos cursos de Ciência da Computação, Comunicação, Marketing, Design, cursos técnicos em Informática, profissionais que atuam na área de desenvolvimento de sistemas e aplicativos para dispositivos móveis, além de empreendedores dos programas de incubação.
A equipe vencedora ganhará R$ 3 mil, uma vaga de pré-incubação na Criatec e a possibilidade de um contrato para implementação da solução apresentada junto à ACI. O segundo lugar também garante uma vaga de pré-incubação da Criatec. O evento é uma realização da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), Criatec, Opentech e Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DeceEng). Conta ainda com o apoio das empresas Kaminhos, Dialeticom e L&V Consultoria, e tem o patrocínio da ACI e Unijuí.
Mais informações podem ser solicitadas junto à Criatec, pelo telefone (55) 3332- 0212 ou pelo e-mail criatec@unijui.edu.br<mailto:criatec@unijui.edu.br>.
Por Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo.
A trajetória da Unijuí, ao longo de seis décadas, se confunde com a história e a evolução do cooperativismo no Rio Grande do Sul e no Brasil. As bases comunitárias e os princípios norteadores da Fidene/Unijuí, sustentadas na autogestão, na solidariedade e na responsabilidade coletiva se assemelham à identidade histórica e à evolução do próprio cooperativismo.
De acordo com o professor Pedro Luís Büttenbender, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em gestão de Cooperativas, a atuação preferencial da Unijuí está territorialmente identificada com as bases históricas do surgimento do Cooperativismo no RS, no Brasil e na América Latina, que foram as reduções Jesuítico-Guaranis. Desde a sua fundação a Fidene/Unijuí possui laços de integração e cooperação com o sistema cooperativo, expressos através de programas, cursos e projetos articulados em comum, e também através de estratégias colaborativas em prol do desenvolvimento da região.
“O ambiente de cooperação constituído entre estas organizações demonstrou ser fértil e de resultados positivos, oportunizando a capacitação, formação e qualificação de cooperativistas”, afirma Büttenbender.
Este ambiente de cooperação e inter cooperação é também fortalecido pela germinação e execução conjunta de várias outros novos programas e projetos de educação e de desenvolvimento do cooperativismo, assentando-se em:
“De outra parte, as iniciativas empreendidas na área do cooperativismo possuem uma forte ligação com o mundo empírico e a realidade cotidiana das cooperativas, complementadas pelas relações de cooperação e integração nacional e internacional com o sistema cooperativo. Destacam-se experiências concretas de intercâmbios nacionais e internacionais de estudantes e professores como, por exemplo, o cooperativismo do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e de outros países. A participação ativa na Rede Latino-Americana de Investigadores Cooperativos - REILAC, ligados também à OCB e à ACI. Intercâmbios de professores e estudantes com o cooperativismo canadense, europeu e outros”, destaca Pedro.
Agregam-se às prioridades da excelência acadêmica as práticas pedagógicas inovadoras na educação e formação em cooperativismo, na graduação e na pós-graduação, com a adoção de metodologias ativas de aprendizagens. Estas metodologias se constituem referência também no Encontro de Docentes do Cooperativismo, estimulando e acelerando a aprendizagem, oportunizando maior interatividade e novas experiências, aproximando e integrando a universidade no ambiente cooperativo, transformando estes também em permanentes espaços de formação e educação cooperativa.
O professor Pedro também ressalta que os integrantes dos programas voltados ao cooperativismo são todos agentes inseridos na vida cotidiana das cooperativas, integrando-as como dirigentes, associados e/ou funcionários. “A apresentação deste caso diferenciado e inovador, com sua trajetória histórico-evolutiva de cooperação, é a expressão da capacidade de produzir resultados na educação cooperativa e demais áreas, além das capacidades institucionais individuais. A combinação e complementação de competências e afinidades institucionais, com a inter cooperação, agregam valor à vida e ao desenvolvimento sustentável das regiões”, ressalta Büttenbender.
Encontro de Docentes do Cooperativismo
A Unijuí participa no dia 08 de novembro do Encontro de Docentes do Cooperativismo em Bento Gonçalves. Na oportunidade um grupo de professores da Universidade atuará em debates acerca das metodologias ativas no ensino do cooperativismo.
O Encontro de Docentes faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo. O evento tem como objetivo oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, e é direcionado para docentes do campo de educação superior cooperativista.
Confira nas imagens algumas atividades desenvolvidas na área do cooperativismo na Unijuí:

















Os professores Peterson Avi e Edson Padoin, vinculados ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) participaram, em Brasília, no Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq, nos dias 19 e 20 de setembro, do XV Seminário dos Coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. Este Seminário visa a preparação das atividades da SNCT, que acontecerá de 15 a 19 de outubro em todo o Brasil.
Os professores apresentaram os seus projetos aprovados no edital do CNPq 2018, estes que estão relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos na universidade com apoio da 36ª CRE e das Secretarias Municipais de Educação da região.
O professor Peterson apresentou o projeto Mostra Científica e Ciclo de Palestras relacionado ao projeto de extensão “Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão”. O projeto prevê uma mostra de trabalhos indicados da II Feira Regional de Matemática do RS, que contará com atividades durante a Salão do Conhecimento, nos campi de Ijuí e Santa Rosa.
O professor Padoin apresentou o projeto “Seminário de Utilização de Aplicativos e Internet no ensino de Matemática”, relacionado ao projeto de extensão DISEFEM - Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o ensino Fundamental e Médio. Dentre as atividades desenvolvidas destaca-se o aplicativo MathGO, que será utilizado pelas escolas. O aplicativo desenvolvido é livre e está disponível para utilização nos links www.projetos.unijui.edu.br/disefem/jogo ou www.mathgo.com.br.
No dia 17 de outubro, como em todo o Brasil, na UNIJUÍ, uma série de atividades serão executadas. A data é marcada como o Dia C da Ciência no país. Destacam-se: Ciclo de Palestras, Minicursos sobre utilização de Aplicativos e Internet no Ensino, Seminário e Painéis sobre os temas relacionados. Também será realizada a 3ª Etapa da Competição MathGo. Esta Etapa Final acontecerá no Centro de Eventos da universidade, reunindo as equipes selecionadas na etapa On-line, que acontece no próximo dia 02 de outubro.
A UNIJUÍ teve dois projetos aprovados no edital deste ano e, em conjunto com seus parceiros, está preparando as atividades para a XV SNCT. Neste ano o tema é "Ciência para Redução das Desigualdades", tema este que atende ao item 10 do ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.








O Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, em parceria com a Associação de Amigos do MADP promove o III Sarau Literário, com os objetivos de revelar novos talentos, incentivar a expressão cultural da comunidade, mostrar a diversidade étnica da nossa cidade.
O encontro entre as diversas etnias que formaram Ijuí, proporcionou entre outras coisas, uma diversidade de manifestações artísticas culturais. O sarau será um momento de valorização da arte e da cultura possibilitando o compartilhamento do conhecimento reflexivo e prático de elementos que compõem a linguagem.
Este evento integra a programação da 12ª Primavera dos Museus com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, através da aproximação e colaboração entre o museus e sociedade civil, contribuindo para a formação integral dos envolvidos, com vistas ao desenvolvimento social.
O Sarau Literário, patrocinado pela A Boa Compra e Cia da Música, será realizado no sábado, dia 22 de setembro de 2018 no Museu Antropológico Diretor Pestana e estará com uma programação especial, a partir das 14h.
Foto: DAAD/Michael Jordan
Por meio do Programa EPOS, o DAAD oferece bolsas de estudos para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O programa foi criado com foco no aprofundamento de jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, que podem escolher entre 40 cursos de mestrado ou doutorado, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:
• Ciências Econômicas e Política Econômica
• Cooperação para o Desenvolvimento
• Engenharia e disciplinas afins
• Matemática
• Planejamento Urbano e Regional
• Agronomia e Silvicultura
• Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
• Medicina e Saúde Pública
• Ciências Sociais, Educação e Direito
• Estudos de Mídia
Todas as informações sobre os cursos e pré-requisitos estão disponíveis neste link, com conteúdo em inglês e alemão. A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição podem ser consultados nesta tabela. Cada instituição tem um prazo de inscrição próprio. As datas limite para envio de candidaturas variam entre 31.08.2018 e 31.05.2019.
Aviso importante: a inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD.
A novidade do programa em 2018 é a inclusão do curso “Sustainable Development Management”, oferecido pela Hochschule Rhein-Waal, em inglês. Esse programa de Master tem duração de três semestres e reúne assuntos das disciplinas de Economia, Ciências Políticas e Metodologia de Gestão de Projetos.
Os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato. É preciso comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.
A duração dos estudos varia entre um e três anos, dependendo do curso. Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.
Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7 mil estudantes.
O planejamento regional, construído pelos Coredes entre os anos de 2015-2017, levou em conta que as particularidades de cada espaço no Rio Grande do Sul, para dar conta do desenvolvimento na perspectiva territorial, ao apontar as dinâmicas, a organização e a diversidade das regiões e municípios, sua construção do processo local e global. Com esse entendimento os Coredes apresentam e promovem um debate qualificado com sociedade gaúcha, de quatro em quatro anos, com os candidatos ao Executivo e Legislativo Estadual. Para responder ao desafio proposto, os Conselhos apresentam Propostas Estratégicas para o Desenvolvimento Regional do Estado do RS, em um documento, para o período 2019-2022.
O documento, que é um plano estratégico, trabalha diagnóstico, prognóstico e ações a serem implementadas, contempla uma construção histórica dos Coredes, da articulação com a sociedade civil, da relação com os diversos atores, comprometidos na efetivação do planejamento nas 28 regiões gaúchas. Todos os projetos foram priorizados pelas 09 regiões funcionais, que identificaram 90 projetos prioritários, que totalizam em valores atuais R$ 32 bilhões, mas nem todos necessitam de recursos financeiros, e sim, de atores articulados, para trabalhar em prol dos coletivos regionais.
Segundo o presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson José Thesing, o conjunto de projetos apresentados, priorizados pelas 9 regiões funcionais dos Coredes, são resultados de discussão nas regiões e entre as regiões envolvidas em cada uma das funcionais. “Estão identificadas áreas prioritárias, ou seja, temas relevantes ao desenvolvimento das regiões e do Estado. Todo o processo, planejamento estratégico, conta com contribuições de especialistas, mas fundamentalmente com a participação e deliberação da comunidade gaúcha”, salienta.



Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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