Estão abertas as inscrições para a seleção de novos integrantes para o Coral Unijuí. Conforme o edital, há vagas para vozes femininas e masculinas, e para cantores instrumentistas que tocam teclado, bateria, violão, baixo e percussão. Podem participar estudantes da Unijuí, egressos, funcionários da Fidene/Unijuí e demais pessoas da comunidade externa.
Entre os requisitos necessários para os futuros integrantes estão ter ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que ocorrem às sextas-feiras, às 18h, aos sábados, no turno da manhã, e ensaios extras (quando necessário); ter assiduidade às atividades previstas no plano de ensaio; estudar em casa e apresentações do Coral; e em caso de menores de idade, o responsável deverá acompanhar a audição bem como assinar um termo de compromisso para que o menor possa participar dos ensaios, eventos e viagens do grupo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, através do preenchimento do formulário disponível neste link. A entrevista coletiva será realizada no dia 25 de janeiro, no prédio 01, sala 310, na Sede Acadêmica da Fidene. Já a audição será realizada de forma individual, através de agendamentos.
Os critérios de avaliação e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no site www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura.

A Unijuí promoveu, em parceria com a empresa Bruning, de Panambi, um curso de qualificação voltado para trabalhadores da empresa. O curso de Treinamento em Pintura Industrial foi uma formação de curta duração na Educação Continuada, com foco em suprir algumas necessidades da empresa. Ao todo foram 40 horas de conteúdo, divididos em atividades teóricas e práticas.
O programa de capacitação abordou conteúdos como a produção de aço; corrosão; preparo de superfície; tinta a pó; tinta líquida; segurança; e aplicação dos conceitos teóricos na linha de produção. Os participantes passaram por prova teórica e prática e a qualificação foi conduzida pelo CTB e área de Qualidade. O curso também tem a participação de pessoal da área de Engenharia e de Qualidade.


A Unijuí está inscrita na nova edição do programa Professor do Amanhã, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), do governo do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a Universidade encaminhou duas novas propostas para participar do programa, que tem o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica.
As propostas encaminhadas pela Unijuí buscam ofertar bolsas para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. Quanto ao número de vagas ofertadas aos dois cursos, a Instituição aguarda a divulgação dos resultados do edital, que deve ocorrer até o dia 2 de fevereiro. Os resultados finais serão divulgados até o dia 14 de fevereiro.
Nesta edição, 14 universidades comunitárias gaúchas inscreveram 34 propostas. A iniciativa vai conceder bolsas mensais de permanência no valor de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para as Instituições de Ensino Superior para custeio da vaga.
Na última edição, a Unijuí ofertou 37 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática e 37 vagas para o curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês.
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Estudantes do segundo módulo dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia da Unijuí tiveram, no último semestre de 2024, a oportunidade de vivenciar a prática profissional de forma transformadora. Sob a orientação das professoras Brenda da Silva, Eilamaria Libardoni e Juliana Bruinsma, os alunos abraçaram o desafio de atender às demandas da Sabeve, em Ijuí, construindo soluções que uniram conhecimento acadêmico e impacto social.
Os Projetos Integradores (PIs), parte da Graduação Mais desde 2021, têm como essência a conexão entre universidade e comunidade. Neste caso, os estudantes foram além da teoria, dialogando com os representantes da instituição para identificar as necessidades e propor soluções que trouxessem benefícios concretos à equipe e aos residentes da casa de repouso.
Para Elizete do Amaral Cazali, técnica responsável pela enfermagem da Sabeve, o PI superou as expectativas. "O Projeto Integrador foi muito importante para nós. Os alunos trouxeram um material maravilhoso, se esforçaram muito e nos deram um retorno maior do que o que pedimos. Todo o trabalho foi muito bem feito, e hoje usamos esse material nos treinamentos com os nossos funcionários, que aprenderam muito, principalmente na área da saúde e limpeza. A instituição ganhou muito com esse projeto, tanto no conhecimento quanto na melhoria das práticas", destacou Elizete.
A presidente da Sabeve, Edênia Elisete Rambo, também reforçou a relevância da experiência: "Quero manifestar o meu carinho e agradecimento por esse trabalho maravilhoso. Ele agregou muito para nossa equipe, servindo como base para os treinamentos e melhorando a qualidade do serviço prestado aos nossos idosos. Estamos sempre à disposição para continuar essa parceria, que traz tantos frutos para ambas as partes."
Os estudantes não apenas adquiriram conhecimentos técnicos e práticos, mas também compreenderam a importância do envolvimento social e da empatia no cuidado com o outro. A partir do diálogo com a equipe da Sabeve, desenvolveram materiais educativos e estratégias que agora fazem parte do dia a dia da instituição, consolidando o aprendizado em um impacto duradouro.
Para a professora Juliana, a experiência com a Sabeve foi enriquecedora, pois uniu teoria e prática em um contexto real. "Neste semestre, os alunos tiveram uma atuação bem importante, e o demandante foi muito participativo, dando respaldo e direcionando o que seria relevante. Isso trouxe aos estudantes um contato direto com a realidade do lar, evidenciando como diferentes fatores impactam na saúde dos residentes", afirmou. Ela também ressaltou a importância do trabalho em grupo e do olhar multidisciplinar, essenciais para preparar os alunos para o futuro profissional: "Eles precisam ter um olhar mais amplo e entender que não se formam focados em uma única caixinha. O trabalho coletivo, apesar dos desafios, é uma habilidade essencial".
A professora Brenda também compartilhou sua percepção. Para ela, o Projeto Integrador é uma ferramenta única que desenvolve habilidades como empatia, ética e trabalho em equipe, preparando os futuros profissionais para a atuação no mercado. "Colocar os estudantes em contato com demandas reais, já nos primeiros semestres, os instiga a pensar em soluções baseadas em conhecimento científico. Isso fortalece não só a capacidade técnica, mas também o olhar mais atento e cuidadoso sobre as diferentes necessidades que encontrarão no dia a dia profissional", afirmou. Ela destacou ainda o papel do PI na iniciação científica dos estudantes: "Muitos deles estão saindo do Ensino Médio e, com o PI, já são inseridos no contexto do conhecimento científico, aprendendo a distinguir o que é científico e o que é empírico. Isso amplia a visão deles sobre o ser humano e as problemáticas que enfrentarão".
Já para a professora Eilamaria Libardoni, o PI possibilita um crescimento técnico, científico e pessoal dos estudantes ao longo do semestre. "Neste semestre, observamos o quanto os alunos estão imersos na resolução de problemas a partir da realidade da instituição proponente do desafio. O contato direto com profissionais e atendidos pela Sabeve fez com que os estudantes crescessem em conteúdos técnicos e na formação pessoal, articulando conhecimentos acadêmicos com a vida real", destacou. Ela ressaltou também a importância do protagonismo estudantil: "Os estudantes demonstraram um crescimento exponencial do primeiro ao último dia de aula, desenvolvendo capacidades técnicas, científicas e humanas, como empatia, ética e responsabilidade, enquanto trabalhavam em equipe".
A experiência na Sabeve também foi marcada pelo envolvimento ativo dos estudantes, que trouxeram perspectivas únicas sobre os desafios e aprendizados enfrentados. Kalyandra de Almeida Casagrande, estudante de Fonoaudiologia, refletiu sobre os desafios e as conquistas da experiência: "Ver o que construímos se desdobrar em ações concretas, que promoviam mudanças na comunidade, foi inspirador e ao mesmo tempo desafiador. Enfrentar os problemas reais, sentir as necessidades e buscar soluções inovadoras nos ensinou a trabalhar com a mente e com o coração. Durante o semestre, foi desafiador pensar em uma solução vinculada ao problema proposto que resultasse em bem-estar aos idosos, visto que as pesquisas eram escassas em determinados temas abordados. O PI é um verdadeiro quebra-cabeça, onde cada um, com um pouco da sua construção acadêmica, traz soluções para que juntos possamos concluí-lo e apresentar novas propostas à comunidade".
A também estudante de Fonoaudiologia, Suzana Strapasson, enfatizou o impacto da integração entre teoria e prática no desenvolvimento do projeto, já que, segundo ela, essa "foi uma experiência muito enriquecedora, porque pudemos aplicar o que aprendemos em sala de aula de forma concreta, ajudando a melhorar a qualidade de vida de uma comunidade específica. A mistura de teoria e prática me fez perceber ainda mais a importância de aprender e como isso pode fazer diferença na vida das pessoas”. Para ela, no entanto, a experiência trouxe também desafios que enriqueceram o processo de aprendizado. “Um dos maiores desafios foi entender a necessidade real da comunidade e adaptar soluções viáveis com os recursos existentes, garantindo que as ações fossem efetivas. Trabalhar com colegas de outras áreas foi essencial, pois trouxe uma troca de ideias rica, que contribuiu para soluções mais criativas e eficazes. Desenvolvemos habilidades como empatia, escuta ativa e trabalho em equipe, que serão fundamentais para minha vida profissional", completou.
Os Projetos Integradores vão além de serem apenas um componente curricular. Eles representam uma experiência viva, em que alunos, professores e comunidade constroem juntos soluções que fazem a diferença. Esse componente curricular proporciona aos estudantes uma oportunidade única de aplicar o conhecimento acadêmico em situações reais, enfrentando desafios complexos que demandam criatividade, ética e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, impactam positivamente as instituições envolvidas, promovendo melhorias práticas e significativas no seu cotidiano. Assim, os Projetos Integradores consolidam-se como uma experiência essencial na formação de profissionais mais capacitados, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro mais humano e colaborativo.


Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, recebe o exemplar das colunas
Iniciando 2025 com um marco significativo, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) entregou aos seus parceiros a revista “Nossa história, nossa memória”, que reúne artigos realizados pelo Museu e publicados no Jornal da Manhã de Ijuí, no ano passado.
A coluna, publicada semanalmente ao longo de 2024 no JM, tornou-se uma ponte conectando a comunidade ao Madp. No total, foram 52 textos que contaram histórias e reflexões dando visibilidade ao acervo museológico da Instituição. Segundo a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, essa iniciativa celebra mais um capítulo na história do museu e reafirma a importância da valorização do patrimônio cultural regional.
“Mais do que informar, essa parceria consolidou a memória coletiva, evidenciando como museologia e comunicação podem transformar realidades e fortalecer laços culturais. Além disso, a memória é um dos pilares que sustentam a identidade de um povo, preservando a conexão entre passado, presente e futuro. Por meio da coluna, o acervo e o trabalho do MADP ganharam espaço e visibilidade, permitindo que histórias locais se perpetuassem e que valores culturais fossem amplamente compartilhados”, pontuou.
Os artigos da coluna foram fruto de uma parceria colaborativa, conforme explica o assistente do Museu e organizador da coluna, Fabrício de Souza. “Profissionais, pesquisadores e entusiastas ligados ao Madp contribuíram com visões e narrativas que fortaleceram a identidade regional. A edição materializada representa mais do que uma celebração dessa sinergia. Trata-se de um registro histórico que servirá como referência para pesquisadores, acadêmicos e projetos culturais futuros. Organizar esses textos em uma publicação é uma maneira de perpetuar o diálogo estabelecido entre o museu e a imprensa, assegurando sua relevância e durabilidade.
O material está disponível para acesso online, clique aqui e confira.

Representando o Madp, Iselda Sausen Feil e Fabrício de Souza, entregam exemplar para a diretora do Grupo JM, Iara Soares

Estão abertas as inscrições para a seleção de novos integrantes para a Cia Cadagy - Corpo e Movimento. Interessados têm até o dia 15 de janeiro para se inscrever, conforme determina o edital, disponível em https://www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura. Estão sendo selecionados integrantes para as áreas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas, arte circense, confecção de figurinos e cenografia e equipe técnica de som e luz.
Para se inscrever, é necessário enviar a ficha de inscrição, disponível no edital, preenchida para o e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br. O candidato deve colocar como assunto do e-mail e nome do documento a seguinte descrição: Nome do candidato (mais) Inscrição Cadagy (mais) Unijuí 2025 (mais) Linguagem artística escolhida. Exemplo: João Silva – Inscrição Cadagy – Unijuí 2025 – Ginástica.
Entre os pré-requisitos estão ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que são realizados nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h às 12h, além das demais atividades do grupo; ser integrante das comunidades acadêmica ou externa; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações. Em caso de menor de idade, o responsável deverá assinar um termo de compromisso para que ele possa participar dos ensaios bem como de eventos e viagens promovidas pelo grupo.
O processo seletivo será realizado no dia 18 de janeiro, na sala dos espelhos, na Sede Acadêmica, às 19h. A seleção ocorre em quatro etapas: apresentação de portfólio e entrevista individual; performance artística; teste físico, flexibilidade e força; e treino intensivo que acontecerá nas noites 20, 21, 22 e 23 de Janeiro, das 19h às 21h. O resultado será divulgado em até 15 dias após a realização das entrevistas.

Com a proposta de formar profissionais capacitados e aptos para promover ações e a aplicação de medidas preventivas para eliminação de riscos, evitando acidentes de trabalho e doenças profissionais, o Centro de Educação Profissional - EFA Três Passos está ofertando, para o primeiro semestre de 2025, o curso técnico em Segurança do Trabalho.
O curso visa ensinar sobre a adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições e, ainda, implantar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e ao controle de custos das empresas.
A atuação do profissional de Segurança no Trabalho se faz necessário em todas as áreas e a formação ofertada busca abranger as exigências do mercado. O profissional vai desempenhar atividades de prevenção a acidentes de trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física e psicológica do trabalhador, com capacidade para atuar nos diversos segmentos do mercado, instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e preservação do meio ambiente.
O curso técnico em Segurança do Trabalho tem duração de 2 anos e meio, sendo ofertado no turno noturno, na modalidade presencial. Ao todo, são 1200 horas de aulas práticas e teóricas, e outras 400h de estágio supervisionado em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais. Para ingressar, o estudante deverá ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o 3º Ano.
Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar e preencher o formulário. Após o preenchimento, a EFA irá entrar em contato para informar sobre os próximos passos. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), do campus Três Passos, pelos telefones (55) 99189.2474 ou 3332.0220, e, ainda, pelo Whatsapp 99979.6752.

Nos dias 9 e 10 de dezembro, mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e bolsistas do Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí (Plamedic), participaram de uma capacitação sobre "Métodos alternativos ao uso de animais para avaliação da segurança de fármacos, medicamentos e cosméticos: artrópodes".
O curso ocorreu no campus Ijuí e foi ministrado pela professora Izabel Almeida Alves, da Universidade Federal da Bahia. Segundo a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Colet, o curso contou com atividades teóricas e práticas, sendo importante para o aprimoramento dos métodos utilizados. "Aprendemos sobre diferentes formas de utilização dos artrópodes em pesquisas. Trabalhamos com o tenébrio, fazendo a aplicação de produtos e avaliação da toxicidade e resposta. A ideia do projeto é avaliarmos, com formas alternativas, em especial, a eficácia e a toxicidade de medicamentos e óleos essenciais”, explicou.
Christiane pontua ainda que a parceria entre a Unijuí e a UFBA traz oportunidades de “intercâmbios de pesquisas e de alunos, com perspectivas para ampliar para relações internacionais. Então, abre-se bastante possibilidades", finalizou

No último semestre de 2024, estudantes do curso de Direito da Unijuí - Campus Santa Rosa se reuniram para oferecer uma oficina aos imigrantes que vivem no município. A atividade, resultado do componente curricular “Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado”, teve como objetivo ajudar a comunidade a se regularizar no sistema GOV.br. Com o apoio do Rotary Club Terra da Soja e do projeto Fapergs Saúde e Gênero, o evento foi um sucesso, trazendo benefícios diretos para os imigrantes que vivem na região.
O principal propósito da oficina foi ensinar os imigrantes a utilizar o sistema GOV.br para acessar serviços públicos essenciais. Ao regularizarem seus cadastros, eles conseguem garantir o acesso a direitos importantes e melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, a atividade foi uma chance de promover a inclusão social, ajudando essas pessoas a se sentirem parte da comunidade local, com os mesmos direitos e oportunidades que qualquer cidadão brasileiro.
Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de aprender na prática, combinando o conhecimento adquirido em sala de aula com uma experiência real de impacto social. Eles puderam aplicar tudo o que estudaram para ajudar a resolver um problema real da comunidade, o que torna o aprendizado ainda mais significativo e enriquecedor - e esse é o intuito dos Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Foi uma chance de vivenciar a realidade da profissão, além de promover um bem para a sociedade.
O que torna esse projeto tão especial é que ele vai além de um simples trabalho acadêmico: é uma verdadeira oportunidade de mudança na vida das pessoas. Ao ajudar os imigrantes a acessarem serviços essenciais de forma mais fácil e rápida, os estudantes não só contribuíram para a inclusão social, mas também ajudaram a garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. Essa oficina é um exemplo claro de como a universidade pode fazer a diferença na vida das pessoas. Os PIs têm o poder de unir conhecimento acadêmico com necessidades reais da comunidade, criando soluções que beneficiam todos.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, promoveu no último mês, na Pizzaria Sabor da Serra, mais uma Ação do Bem de Natal, em parceria com as empresas 3 Tentos, Sabor da Serra, Infinitum, Doled, Digity Company, FW Instrumentos, Mérito, Lavoro Design e Projetou. O objetivo da ação foi proporcionar diversão aos filhos dos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6).
Foram beneficiadas 22 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. Durante a tarde do dia 20 de dezembro, as crianças puderam brincar nos brinquedos, saborear doces e um lanche, e ainda interagir com o Papai Noel, que fez a entrega dos presentes da madrinha do ano, que foi a empresa 3 Tentos. Cada criança escreveu sua cartinha, que foi carinhosamente atendida.
De acordo com a analista de Planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, a Ação de Natal contou com o fechamento das Ações do Bem de 2024 e, ainda, com a aprovação escolar de todas as crianças participantes. “Nosso foco é o desenvolvimento pessoal de cada criança, e o maior incentivo que oferecemos é para que elas se dediquem aos estudos, tanto na escola quanto em casa. O retorno que temos recebido delas nos deixa muito felizes”, disse.
A ação contou com a participação de Vinícius e Luciana, da Pizzaria Sabor da Serra; Marcia Bissol, da Empresa 3 Tentos; Adriane de Oliveira; representante da Acata; Patricia Carpes dos Santos, representante da ARL6; Vitória Palharini, bolsista do Projeto Gestão Social e Cidadania; Julia Tissot, representante da empresa incubada Digity Company; e Igor de Oliveira.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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