
A Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), promoveu na tarde desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o fechamento da 8ª edição da Ação Dia do Bem de Volta às Aulas. A iniciativa teve o intuito de arrecadar kits escolares aos filhos dos catadores associados à Associação de Catadores de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL-6).
Com o apoio das empresas 3 Tentos, NovaTech Agro, Incógnita, Pré-Moldados Dreffs e Radiolar, foram arrecadados 22 kits escolares, entregues a crianças e adolescentes da Pré-Escola ao Ensino Médio.
“Estamos muito felizes em, mais uma vez, estar promovendo este momento. Enquanto Unijuí, nós acreditamos que a educação é o caminho para a transformação. E vendo estas crianças, estes jovens se dedicando na escola, temos a certeza de que eles podem ir longe. Nós acreditamos no potencial de todos”, destacou a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Daniel Knebel Baggio deu um recado aos estudantes: que para conquistar a profissão que tanto desejam no futuro, é necessário se dedicar aos estudos desde pequenos. “Estejam presentes e vivam o presente. Estudem ao máximo. Nós, enquanto Instituição, estamos aqui para contribuir, para possibilitar que vocês tenham as condições necessárias para dar andamento aos estudos”, reforçou o vice-reitor.
A ação contou com a presença do proprietário da NovaTech Agro, Carlos Scapini, que já vê o projeto sendo ampliado, com a concessão de uma bolsa de estudos ao melhor estudante, e da colaboradora da 3 Tentos, Vitória Cazalli, que reforçou aos pequenos a importância de aproveitarem essa oportunidade, já que a partir dela novas oportunidades vão surgir no futuro.
Também esteve presente o gerente de operações da NovaTech, Matias Rafael Boton, e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. Após a entrega dos kits escolares foi realizada uma dinâmica com os alunos, conduzida pela consultora da Criatec, Leonice Parnoff.

Depois de promover um evento especial de recepção aos técnicos, a Unijuí recebeu na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro, os professores que atuam em seus quatro campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Os eventos de Volta às Aulas são tradicionais na Instituição e, neste ano, além de marcarem o recomeço de um novo ano de trabalho, também representam o primeiro contato da nova gestão superior da Universidade e também da Fidene, a mantenedora da Unijuí.
Conforme destacou a nova reitoria, da qual fazem parte os professores Dieter Rugard Siedenberg, reitor; Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação; Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração, o evento foi um momento de integração, socialização e recepção, onde se promoveram interações sociais em busca do fortalecimento da equipe de professores. Ainda, foi um momento de alinhamento de expectativas, de reconhecimento e valorização das pessoas que fazem o dia a dia da Unijuí.
“Todos somos Unijuí e construímos esta Instituição. Por isso, pensamos em um evento diferente, em que não entrassem em pauta números, dados ou expectativas, mas que pudéssemos nos conectar e fortalecer nosso sentimento de pertencimento à Universidade. Isso vai ao encontro da nossa proposta de campanha, que é trabalhar a partir de quatro palavras: conectar, pertencer, inovar e desenvolver”, destacou o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
No início da noite, os docentes foram recebidos com a apresentação do professor doutor Joaquim Gatto. Após a abertura oficial, foi realizada a palestra “Construindo um 2024 excelente: eu faço parte desta história”, conduzida pela professora doutora Adriane Fabrício. A palestrante é pesquisadora, professora, facilitadora, idealizadora de cursos e treinamentos sobre temas ligados à Felicidade e Bem Viver. Possui foco no Florescimento do Indivíduo no Ambiente de Trabalho.

O curso de Formação de Instrutor de Trânsito ofertado pela Unijuí está com inscrições abertas. A qualificação busca formar instrutores para a atuação em Centros de Formação de Condutores (CFCs), com qualidade para formar e educar futuros motoristas para uma direção defensiva.
Como objetivos, o curso busca capacitar profissionais para atuar no processo de avaliação, formação, atualização, qualificação e reciclagem de candidatos/condutores de veículos automotores e elétricos; dar ao profissional o devido entendimento da CNH; e conscientizar sobre a importância do respeito ao trânsito e sua legislação. A formação também busca desenvolver habilidades e conhecimentos para que os estudantes possam ministrar aulas práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos e condutores, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, no site da Unijuí. O curso é aberto ao público geral interessado e tem como pré-requisitos que o estudante seja maior de 21 anos, tenha Ensino Médio completo, esteja habilitado há no mínimo dois anos, e que seja aprovado na avaliação psicológica para fins pedagógicos, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de março, em Ijuí e Santa Rosa, respectivamente.
As aulas começam no dia 21 de março e são no formato online, pelo Google Meet, com exceção das práticas, que acontecem nas sextas e aos sábados. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Na última semana, a Rádio Unijuí FM recebeu a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões para uma conversa sobre o programa.
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS e financiado pela Fapergs, o Startup Lab tem como finalidade promover a inovação aberta e facilitar conexões entre startups e empresas locais e regionais, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento.
A adesão ao programa ocorre de forma gratuita, durante todo o mês de março, via preenchimento de formulário. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone 3332-0212 - Criatec da Unijuí - ou pelo e-mail startuplab@unijui.edu.br.

Com a proposta de evoluir e dar maior estrutura aos estudantes, técnicos e docentes, a Unijuí deu início, durante o período de férias, às obras de construção do estacionamento junto ao Complexo 2 da Saúde. Neste período, a primeira etapa do projeto foi executada. Ela ocorreu após liberação ambiental da área onde será construído o estacionamento.
Conforme explica o coordenador patrimonial da Unijuí, Felipe Renah Schmidt, foram feitas a supressão de árvores, instalação de rede pluvial, ajustes de terreno e outras ações. A sequência da obra, bem como a sua finalização não tem data prevista para serem concluídas. “Fizemos o encaminhamento de toda a parte ambiental, assim que foi liberada pelos órgãos. Agora falta executarmos a segunda parte do projeto, que é a de construção”, comenta.
Na execução da segunda etapa estão previstos a colocação de brita, intertravados e recuo para instalação de parada de ônibus. Ao todo, o estacionamento vai abranger 35 vagas para veículos tanto para o uso do Complexo 2 quanto para o Hospital Veterinário. A obra faz parte do projeto completo de construção e instalação previsto para o Complexo 2.

Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a coordenação e gestão do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões, apresentou os objetivos e etapas do programa à equipe do ecossistema de inovação Impulsa Ijuí.
A apresentação integrou uma das pautas da reunião do Impulsa, buscando destacar a importância das conexões entre as empresas locais e as startups do Estado do Rio Grande do Sul.
A reunião ocorreu nas dependências da escola de inglês TopWay, em Ijuí, celebrando a parceria entre o Startup Lab e o Impulsa Ijuí, em prol da inovação aberta e do desenvolvimento.

A Unijuí teve as suas duas propostas para a implantação do programa Professor do Amanhã aprovadas pelo Governo do Rio Grande do Sul. O resultado preliminar foi divulgado na última sexta-feira, 9 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial do Estado. A Universidade busca implantar o programa nos cursos de Matemática e de Letras: Português e Inglês. Os resultados finais, conforme o edital, estão previstos para serem divulgados até o dia 27 de fevereiro.
A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no País e concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de Ensino Superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos.
Neste primeiro edital, serão ofertadas até 1 mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado.
Após a divulgação dos resultados finais, haverá o processo seletivo para as vagas. Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios, como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual.
Interessados devem ficar atentos às redes sociais da Unijuí, onde serão divulgadas todas as informações e passos para ingresso e processo de seleção para as bolsas ofertadas.

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos “Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP)”. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse em estudar em universidades do Canadá. O programa é promovido pelo governo canadense, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que inclui a Unijuí, e o Canadá and Latin America Research and Exchange Opportunities (Caraleo).
Pelo programa ELAP, o aluno selecionado pode desenvolver pesquisas, participar de projetos da instituição de destino, realizar atividades práticas e ter uma experiência intercultural. Para se inscrever, os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 19 de fevereiro.
A segunda etapa do processo seletivo consiste no envio de e-mail para comung@comung.org.br, com o assunto “Candidatura ELAP, mais nome completo do aluno, sigla da instituição onde estuda e o nome da instituição canadense de interesse”. No email deve constar um único arquivo em PDF com Carta de Motivação em inglês (máximo de uma página); cópia do passaporte válido, com validade de seis meses após o retorno ao Brasil; cópia da Carteira de Identidade; Privacy Notice Statement assinado; comprovação de Proficiência em Língua Inglesa; carta convite de supervisor canadense (apenas para candidatos de Mestrado ou Doutorado).
A etapa inicial de seleção ocorrerá por meio de comissão de representantes das Instituições associadas ao Comung, que avaliará todas as candidaturas recebidas. A seleção final ocorre no Canadá e os critérios de seleção ficam a cargo da universidade e do governo canadense. O resultado final pode demorar entre 60 e 90 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail diretamente ao candidato.
Mais informações sobre as vagas, edital e universidades com oferta de bolsas podem ser buscadas por meio do site do Comung. Dúvidas podem ser tiradas com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
.jpeg)
A Unijuí promoveu, nesta semana, a segunda rodada da pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A pesquisa, que é chamada de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.
A segunda ação voltou a acontecer na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural, e contou com a participação de um total de 68 agricultores. Durante a atividade, todos passaram por entrevistas com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS, as quais buscam identificar os hábitos alimentares, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais.
Em seguida, os agricultores participantes passaram por aferição de pressão arterial, tiraram as medidas corporais e fizeram coleta de exames de sangue, urina e saliva. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados.
Inicialmente estavam previstas duas rodadas da pesquisa, mas devido à procura, uma terceira etapa será realizada. Ela irá ocorrer no dia 22 de maio e os interessados devem entrar em contato com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Viviane de Melo, pelo whatsapp (55) 99980-2825 para fazer o agendamento.
.jpeg)

Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional de Diretor de Ensino. O curso ofertado pela Unijuí tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar na área de gestão pedagógica de Centros de Formação de Condutores (CFC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro, neste link.
As aulas serão realizadas no formato online, síncronas via Google Meet, entre os dias 26 de fevereiro e 18 de março. Entre as competências e habilidades que serão trabalhadas no curso estão o planejamento e avaliação de atividades educacionais realizadas no CFC; coordenação de atividades pedagógicas; planejamento estratégico e coordenação de instrutores.
Podem participar do curso pessoas maiores de 21 anos, com Ensino Superior completo e que possuam certificado de conclusão do curso específico de capacitação para Instrutor de Trânsito.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.