
Com a entrega de um cardiotocógrafo, equipamento utilizado para monitorar a saúde de bebês através da avaliação da frequência cardíaca fetal, dos movimentos fetais e das contrações do útero materno, a Unijuí finalizou oficialmente os compromissos de contrapartida à implantação do curso de Medicina em Ijuí.
O repasse do equipamento, avaliado em R$ 47,6 mil, e que será usado pela Secretaria Municipal de Saúde nos atendimentos da Saúde da Mulher, ocorreu recentemente com a presença do Gerente da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços da Unijuí, Dionei Fábio Buske, e da chefe do Núcleo de Serviços Administrativos da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Elizângela Saggionatto Lucchese.
Com a entrega deste equipamento encerra-se o compromisso firmado pela Universidade no contexto do Edital Público Federal que permitiu a instalação do Curso de Medicina em Ijuí, e que previa um conjunto sistemático de contrapartidas institucionais ao sistema local de saúde durante a fase de implantação do curso.
Segundo o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, a Universidade concluiu, com a entrega deste equipamento o compromisso firmado pela Universidade no contexto do Edital Público Federal que permitiu a instalação do Curso de Medicina em Ijuí, e que previa um conjunto sistemático de contrapartidas institucionais ao sistema local de saúde durante a fase de implantação do curso.
“O compromisso firmado e cumprido pela Unijuí contribuiu, de fato, para a melhoria das condições de saúde em todo o município. É uma devolutiva para a comunidade e aos estudantes, que também são beneficiados com espaços qualificados onde atuam em suas disciplinas práticas para se tornarem futuros médicos”, destacou.
O reitor enfatizou que ao longo dos últimos anos, a Universidade repassou diretamente ao Município de Ijuí um total de R$ 1,9 milhões em bolsas de pós-graduação para qualificação de servidores e outros R$ 2,9 milhões em equipamentos como eletrocardiógrafos, camas hospitalares, móveis, computadores, balanças, termômetros, desfibriladores, autoclaves, mesas ginecológicas, nebulizadores, carros maca e outros itens.
“A Universidade investiu mais de R$ 10 milhões na construção e na infraestrutura do complexo da saúde, dotando-o com equipamentos de primeira linha, e que culminaram numa avaliação de excelência do curso, evidenciando que esta instituição tem, sim, condições de oferecer altíssima qualidade em suas propostas e o faz com uma grande responsabilidade social para com o desenvolvimento regional”, complementou.
De acordo com o professor Dieter, o ganho para a sociedade não é mensurável somente nestes aspectos. “O fato de termos uma escola médica se consolidando em Ijuí, a parceria com o Hospital de Clínicas de Ijuí como espaço de qualificação e especialização de novos médicos que se formam e se estabelecem na região, a atração de outros serviços de saúde, os investimentos que são feitos em toda a cadeia da saúde, tudo isso é apenas uma pequena amostra da potencialidade que esta proposta trouxe à região”, finalizou.

A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de Prática em Auriculopuntura, que será realizado no campus de Ijuí, no dia 26 de maio.
O curso, de caráter teórico-prático, tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde de nível médio e superior, que atuam ou desejam atuar com práticas integrativas e complementares, bem como estudantes da área, para a utilização da auriculopuntura como recurso terapêutico em suas práticas de cuidado.
A auriculoterapia é uma técnica de fácil aprendizado e aplicação, sendo um recurso de baixo custo que tem demonstrado alta eficácia como terapia complementar na atenção à saúde da população (BRASIL, 2019).
O curso busca, além de qualificar os participantes na utilização desta técnica, sensibilizá-los para a importância do seu uso integrado e complementar no cuidado ao ser humano.
A formação será ofertada em formato híbrido, com encontros on-line e aulas práticas presenciais no campus de Ijuí.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional.
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Na última quarta-feira, 21, estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí participaram de uma visita técnica à Indumóveis 2025, uma das maiores feiras do setor moveleiro e da construção civil. A atividade reuniu cerca de 45 alunos, acompanhados por professores e pela arquiteta Lis Siliprandi, responsável pela organização da visita.
O grupo teve a oportunidade de conhecer a Mostra Arq&Design, destaque da feira, que apresenta ambientes em tamanho real, projetados com as mais recentes inovações do mundo da construção civil. A experiência proporcionou aos estudantes um contato direto com soluções criativas e tendências em arquitetura e design de interiores.
Durante a recepção aos alunos, a presidente da feira, arquiteta Luciana Locatelli, destacou a importância da presença acadêmica no evento: “É um prazer recebê-los aqui, por meio da arquiteta Lis, que oportunizou esse contato. Esta visita certamente será uma experiência marcante para todos”.
Ao longo da visita guiada, os profissionais responsáveis pelos ambientes da Mostra apresentaram seus projetos, explicando o conceito, os desafios do processo criativo e as experiências sensoriais que buscaram transmitir aos visitantes.
Para o coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, professor Igor Norbert Soares, atividades como essa complementam a formação acadêmica dos estudantes. “Nossa função enquanto curso, além de orientar os alunos na graduação, é proporcionar vivências extracurriculares e oportunidades de networking. A visita à Indumóveis foi um momento importante para ampliar o repertório e a inspiração dos futuros profissionais”.
A Indumóveis 2025 acontece no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, de 16 a 25 de maio de 2025, e espera receber mais de 50 mil visitantes. A Unijuí está presente com um estande moderno, oferecendo informações sobre os cursos, programas de desconto e formas de ingresso, além de inscrições para o Vestibular de Inverno que podem ser feitas na hora.
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No domingo, dia 18 de maio, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu continuidade à programação especial em comemoração aos seus 64 anos de história, integrando as atividades da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a iniciativa convidou a população a vivenciar um dia repleto de experiências culturais, educacionais e tecnológicas.
A ação reuniu visitantes de diversas idades e perfis — famílias, estudantes, professores, pesquisadores e moradores da região —, evidenciando o papel do Museu como espaço de encontro, aprendizagem e valorização da memória coletiva.
O público presente pôde prestigiar a abertura das exposições temporárias que ocupam diferentes espaços da instituição. A exposição “Transformar é Preciso: o legado de Mario Osorio Marques e os caminhos da transformação universitária”, localizada no Espaço Ijuí Hoje, apresenta a trajetória do intelectual e sua contribuição decisiva para a constituição da universidade comunitária. Já a mostra “Transformações Rurais”, instalada na Sala de Exposições Temporárias, retrata os modos de vida e as mudanças nas dinâmicas socioculturais das comunidades rurais da região.
Além das exposições temporárias, os visitantes também puderam explorar a Exposição de Longa Duração, que narra a história de Ijuí e do Noroeste do Rio Grande do Sul por meio de objetos, imagens e narrativas que integram o acervo do Museu.
O movimento registrado durante o evento reafirma o compromisso do Madp com a preservação do patrimônio, a educação patrimonial e a construção de espaços significativos para a cultura local, sempre em sintonia com os desafios contemporâneos e com as transformações vividas pelas comunidades.

A Unijuí é ponto de coleta da Campanha do Mês das Mães, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Santa Rosa. A ação vai até dia 23 de maio e tem como objetivo arrecadar produtos de higiene pessoal que serão destinados às mães e famílias atendidas pela Associação Beneficente São Francisco de Assis (Abefra).
A iniciativa, que ocorre em alusão ao mês das mães, reforça o compromisso com a solidariedade e o cuidado com a comunidade local. Sugere-se que sejam doados itens como desodorante, shampoo, sabonete, creme dental e absorvente, mas todas as doações serão bem-vindas.
As doações podem ser feitas até sexta-feira, 23, diretamente nos pontos de coleta, disponíveis no CAE e no DCE da Unijuí campus Santa Rosa.
Na última quinta-feira, 16 de maio, a Turma 211 do Ensino Médio da EFA vivenciou, nos Laboratórios de Gastronomia e Nutrição da Unijuí, atividades práticas sobre processos fermentativos aplicados à produção de alimentos. Na ocasião, os alunos executaram algumas receitas, acompanhados por professores e estudantes do curso de Gastronomia, em um estudo que ampliou aprendizagens e contribuiu para o processo de formação dos estudantes.
O momento interdisciplinar foi preparatório para o desafio gastro empreendedor, que acontece no final deste ano, tendo como propósito apresentar a uma banca um produto elaborado pelos alunos, respeitando todos os critérios preestabelecidos.
A atividade faz parte do projeto Conexões, iniciado há quatro anos, com o objetivo de possibilitar que os estudantes vivenciem práticas formativas e experiências em diferentes áreas do saber, a fim de conhecerem as diversas possibilidades profissionais, contribuindo assim para suas escolhas futuras.
A proposta pedagógica para o Ensino Médio da EFA visa uma formação crítica e com protagonismo dos estudantes, conectando-se à realidade que os cerca e propondo soluções sustentáveis embasadas no conhecimento científico, relacionando conceitos em diferentes áreas e espaços.
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Como parte da programação da Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí, que envolve os cursos de Letras, Pedagogia, História e Matemática, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi integrado à agenda por meio de uma atividade que ressalta o papel do museu como espaço de pesquisa, memória e difusão do conhecimento.
Na oportunidade, foi realizada a gravação de um episódio especial do podcast “Dicionário de Conceitos Históricos”, com a participação do professor e pesquisador Ivo Canabarro, sob mediação de Josei Pereira. A atividade foi proposta pelo curso de História como forma de retomar e valorizar o projeto de extensão “Traças Digitais”, que promove a discussão e o registro de conceitos do campo historiográfico com diferentes públicos – da graduação à educação básica.
Josei reforça que a escolha do museu como cenário para a gravação está diretamente ligada à temática abordada, que envolve memória e arqueologia fotográfica – áreas centrais na trajetória acadêmica do professor Ivo. A ambientação no espaço museológico visa reforçar a relação entre teoria e prática, aproximando os estudantes dos contextos reais de produção e preservação do saber histórico.
O conteúdo, gravado em formatos de áudio e vídeo, será publicado em breve no canal do YouTube do projeto Traças Digitais, além de ser amplamente divulgado pelas redes sociais da Unijuí, dos cursos envolvidos e do próprio museu.

Teve início, nesta segunda-feira, 19 de maio, a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Graduação do campus Panambi. A atividade é promovida pelos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos, trocar experiências e se envolver com temas relevantes à sua área de estudo.
A abertura da Semana Acadêmica teve a realização de duas palestras. A primeira foi a “Profissionalização e planejamento sucessório para empresas familiares", ministrada pelo conselheiro na Bruning Tecnometal (NBS Consulting Group), Humberto Moura Ribeiro, e a palestra “Desafios da Qualificação Profissional”, ministrada pelo diretor na Bruning Tecnometal, Daniel Pottker.
Conforme o coordenador do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, a realização da semana acadêmica é fruto de uma parceria enriquecedora. Também destaca que este é um momento de aprendizado, networking e atualização, que ajuda a preparar melhor os acadêmicos para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento profissional. “Nós prezamos pelo conhecimento teórico aplicado na prática, e as empresas parceiras vem até aqui para compartilhar esse conhecimento com os estudantes, o que é muito importante e valorizado”, destaca.
Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, o professor Francisco Kraemer ressalta a importância da união entre os quatro cursos do campus para a promoção da semana acadêmica integrada. “Esta é uma semana que conseguimos, na condição interdisciplinar, tratar de assuntos que relacionam a estrutura dos cursos presentes no campus. Desejo a todos muito aprendizado e muitas trocas de informações neste dias de evento”, comenta.
Já o coordenador do curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, relata que a semana acadêmica é uma forma de os estudantes aprenderem e ampliarem seus conhecimentos sobre várias temáticas. “Faz parte do processo de formação os nossos acadêmicos terem esses tipos de interação com profissionais de alto nível que doam seu tempo para compartilhar suas experiências. São momentos como este que possibilitam um fortalecimento, também, do campus com as empresas, comunidade acadêmica, a partir de temáticas relevantes.”
Por fim, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, destaca que integrar os cursos, a partir de temas pensados e articulados para todas as áreas, é um grande ganho para os estudantes. “São questões em comum a discutir junto ao meio empresarial e trazendo esse conhecimento para a academia, por isso é importante termos esse momento de troca, por isso agradeço a todos pela articulação, o apoio e incentivo”, completa.
A Semana Integrada segue nesta terça-feira, 20 de maio, com a palestra “Gestão Estratégica e Transformação Digital: Caminhos para a Inovação Organizacional”, com participação do CEO SAUR Equipamentos S.A., Angelin Adams, e o gerente de Inovação da Cotripal, Diego Boelter.

Nesta segunda-feira, 19 de maio, teve início a Semana Acadêmica das Licenciaturas, envolvendo os cursos de Letras, Pedagogia, História e Matemática da Unijuí. A programação é realizada no Centro de Eventos, reunindo estudantes das modalidades presencial e EaD.
“Este é um evento promovido pelos Centros Acadêmicos e que tem uma singular importância para a formação dos alunos. Por meio das Semanas Acadêmicas, os acadêmicos podem experienciar o debate com profissionais que estão em atuação no mercado, sobre temas que, muitas vezes, não são contemplados dentro dos currículos”, destacou a coordenadora dos cursos, professora Taíse Neves Possani.
As atividades terão sequência nesta terça-feira, a partir das 14h, no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), com o Podcast ao Vivo: "A Cultura Visual no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: perspectivas históricas", coordenado pelos professores Ivo dos Santos Canabarro e Josei Fernandes Pereira. À noite, a partir das 19h30, serão realizadas três atividades: as oficinas "Matemática Imersiva: Explorando a Realidade Virtual" e "Criando meu próprio jogo no MicroBit", além da mesa redonda "Como ensinar crianças com altas habilidades e como adaptar as práticas pedagógicas?", todas no Centro de Eventos.
Nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro de Eventos, acontecerá a mesa redonda "Gamificação no ensino: desafios e possibilidades", mediada pelos professores Anderson Amaral de Oliveira, Josei Fernandes Pereira e Liane Beatriz Rotili.
A programação segue na quinta-feira, no mesmo horário e local, com a palestra "IA e formação de professores", ministrada pelo professor Denilson Rodrigues da Silva.
Para encerrar as atividades, na sexta-feira, será realizada a roda de conversa "Altas habilidades e superdotação: os desafios de ensinar e aprender", com a participação da psicóloga Andressa Zanini, mãe de um jovem superdotado. A programação também contará com a Noite Cultural, incluindo apresentações musicais, exposição de obras e um Sarau Literário, a partir das 19h30, no Centro de Eventos.

Na última sexta-feira, 16 de maio, estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram uma visita técnica a Porto Alegre. Durante a viagem, o grupo conheceu importantes veículos de comunicação do estado, como a RBS TV, a redação integrada da GZH e as demais rádios do Grupo RBS.
A programação incluiu ainda, uma visita ao Instituto Caldeira, um hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e o poder público. Dentro do instituto, visitaram o espaço da Agência Paim Creators. Além disso, os estudantes prestigiaram a Bienal do Mercosul, com exposições no Farol Santander e na Casa de Cultura Mario Quintana.
Ao todo, participaram da viagem 45 pessoas, incluindo dois estudantes do terceiro ano do ensino médio da EFA, que estão realizando o estágio nos cursos e possuem interesse em seguir carreira nas áreas de Jornalismo e Publicidade. Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora do curso Nilse Maldaner e a analista de comunicação da Usina de Ideias, Érica Rebés.
A primeira parada ao chegar em Porto Alegre foi no Instituto Caldeira, onde os estudantes foram recebidos pela colaboradora Amanda Lourensen, que guiou o grupo por um tour pelas instalações e explicou sobre a origem do instituto, bem como as oportunidades e programas que são ofertados pelas startups para os jovens interessados em crescer profissionalmente. Ainda no instituto, visitaram o espaço e ouviram um pouco sobre os processos de trabalho da Agência Paim Creators, que é responsável por campanhas de marcas como Renner, Youcom e Downy.
Logo após, seguiram para o prédio da RBS TV para conhecer a redação e os estúdios onde são produzidos os programas da emissora, como o Jornal do Almoço e o Globo Esporte. A visita foi conduzida pela profissional Rosângela Angrizani que explicou sobre o funcionamento das gravações, redação e suas dinâmicas de produção. Nos estúdios, a visita continuou com a presença do jornalista Maurício Gasparetto, que conversou com os estudantes e tirou dúvidas sobre a área jornalística.
No período da tarde, a viagem seguiu para o prédio da Gaúcha e Zero Hora, com a recepção dos jornalistas Humberto Trezzi e Rodrigo Müzell, que conduziram o grupo para uma conversa sobre suas trajetórias na área, sobre a lógica da produção de notícias e de negócios do aplicativo GZH e, em especial, sobre o jornalismo investigativo. Eles também guiaram os estudantes para um tour pelas ilhas de redação e estúdios das rádios do grupo, explicando o processo de produção dos programas e das notícias.
A coordenadora Nilse Maldaner aponta que a viagem de estudos, “teve como propósito que os estudantes conhecessem diferentes espaços de trabalho nas áreas do jornalismo e da publicidade, colocando-os em contato com profissionais, possibilitando interações e trocas de conhecimento. Além disso, possibilitamos aos estudantes a oportunidade de ampliar seus repertórios e horizontes ao visitarem um importante hub de inovação, como é o Instituto Caldeira, e ainda, espaços de arte e cultura, como a Casa Mário Quintana e exposições da Bienal do Mercosul".
A estudante do primeiro semestre de Publicidade, Laissa Heisler, destacou o impacto da experiência na sua formação: “A experiência foi maravilhosa, amei saber as histórias de como funciona cada lugar, foi tudo muito legal! E isso vai ajudar muito na minha trajetória de graduação, pois eu obtive mais conhecimentos com as visitas. E o que eu mais gostei com certeza foram os bastidores da RBS, saber como tudo funciona sem ser na frente da televisão e, sim, pessoalmente é muito mágico!” destacou.
Já para Adiel Schwab, estudante do 4º semestre de Jornalismo, a visita teve um significado ainda mais pessoal: “Foi uma viagem incrível! Para mim, o momento mais marcante foi a visita à RBS. Essa experiência representou, antes de tudo, a realização de um sonho: conhecer de perto o grupo de emissoras pelo qual sou apaixonado. Foi uma oportunidade valiosa de explorar e navegar pela redação, pelos bastidores e de estar frente a frente com profissionais que admiro e que são referência para mim no jornalismo.” concluiu.
A visita técnica foi uma oportunidade única para os estudantes se aproximarem da realidade do mercado e aprenderem na prática, tudo aquilo que é visto em sala de aula. Entre redações, estúdios e agências, o grupo viveu um dia intenso de trocas, aprendizados e inspirações. Mais do que conhecer estruturas e processos, a viagem também despertou novas ideias, conexões e caminhos possíveis para o futuro profissional de cada um.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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