
Na última quinta-feira, 27 de março, aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí a formação para professores, coordenadores e diretores de escolas inscritas no projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura", promovido pela Rádio Unijuí FM e curso de Letras da Unijuí, por meio de financiamento do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Lei Paulo Gustavo.
A formação iniciou com diálogos sobre Gêneros Literários e Digitais, com a coordenadora e professora dos cursos de Letras (Português/Inglês), Pedagogia e História da Unijuí, Taíse Possani. Os professores também participaram da oficina sobre literatura fantástica e microtextos, com orientações sobre como conduzir as atividades em sala de aula, ministrada pelo escritor, professor de Literatura, diretor da Editora e coordenador do ORC Studio Laboratório de Economia Criativa da UFSM, Enéias Tavares.
A primeira etapa do projeto contou com a presença de representantes de 25 escolas públicas e privadas de Ijuí e de municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, parceira dos proponentes. Cada escola participante recebeu a doação de um kit de livros pedagógicos e literários sobre letramentos, mídias, linguagens, TICs e os desafios da leitura e escrita na era digital, para auxiliar na produção dos textos.
A diretora da Unijuí FM, Claudia Bohrer, destacou que formações de professores integram projetos da Rádio Unijuí FM desde 2019, quando ocorreram atividades voltadas à cultura e ao folclore.“Estamos inseridos em um ambiente universitário, somos uma rádio educativa, é importante promover projetos como esse, com o intuito de propor metodologias e discussões diferentes nas escolas e comunidade”.
O Concurso de Twitteratura da Rádio Unijuí FM e Unijuí, além de prever esta etapa escolar, também abre inscrições de microtextos para a categoria comunidade, aberta ao público regional, não havendo restrição quanto à idade, local, raça, classe ou gênero.
Serão selecionados 140 microtextos da categoria escolar e outros 140 da comunidade, para a publicação de um livro registrado junto à Biblioteca Nacional, e que será lançado gratuitamente em evento marcado para o mês de junho. A última etapa do projeto consiste em transformar todo este conteúdo em um audiolivro, que será veiculado na programação da Rádio Unijuí FM, podendo ser produzido nas vozes de seus autores.
O projeto está sendo realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio de edital do Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado.
As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio, na plataforma da Universidade: https://unijui.apprbs.com.br/concursotwitteratura/.
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A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de qualificação profissional de PróDESBRI - Tipos, Técnicas e Práticas de Desbridamento de Feridas. As inscrições encerram no próximo domingo, 6 de abril, e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/educacao-continuada.
O curso de PróDESBRI traz tipos, técnicas e práticas de desbridamento de feridas, e foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma compreensão abrangente e prática sobre o desbridamento de feridas, procedimento essencial no manejo de feridas complexas e crônicas.
O curso é destinado a acadêmicos do curso de Enfermagem ou enfermeiros formados. As aulas serão feitas presencialmente, no campus Ijuí, entre os dias 25 e 26 de abril. Mais informações sobre este ou outros cursos de qualificação podem ser acessadas no site da Unijuí.
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O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) da Unijuí promoveu, na noite desta quarta-feira, 2 de abril, a palestra “Adultos no Espectro Autista: inclusão no Ensino Superior”. O evento, realizado no Salão de Atos da Universidade, fez parte da programação da Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve início na última terça-feira e seguirá até o sábado, dia 5.
A palestra teve o objetivo de discutir os desafios enfrentados por adultos autistas na Educação Superior, a partir da análise de estratégias de apoio e inclusão nos diferentes contextos sociais e profissionais. “A partir das políticas públicas e de todo o avanço que temos visto na formação da Educação Básica, percebemos que esse debate vem, obviamente, para a universidade e para outros espaços que se relacionam com as pessoas adultas no TEA. Precisamos pensar no processo de avaliação, no diagnóstico, e acredito que, enquanto universidade, precisamos acelerar o processo de inclusão”, destacou a professora Marta Estela Borgmann, responsável pelo Saai e mediadora da palestra.
A Unijuí, segundo Marta, conta com 17 estudantes com autismo e, portanto, o debate é uma oportunidade para promover maior conscientização sobre as habilidades e os potenciais dessas pessoas, além de refletir sobre como podemos colaborar para um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
Participaram da discussão a fonoaudióloga, mestre e professora do curso de Fonoaudiologia, Vanessa Deuschle Araújo; a psicóloga e analista de comportamento, Patrícia Soares; a neuropsicopedagoga clínica, Julia Amanda Herter; o médico neurologista e professor do curso de Medicina da Unijuí, Gilmar da Silva; e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Heloisa Renata Zientarski, que compartilhou sua experiência como pessoa com TEA.
Ainda no Salão de Atos, na tarde desta quinta-feira, às 13h30, foi realizada a palestra “Além da infância: o diagnóstico e os desafios do TEA na vida adulta”. À frente da discussão, estiveram a neuropsicóloga Márcia Baiocchi Amaral, a psiquiatra Camila Eickhoff, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde e integrantes do CRRTEA Ijuí. Também, o psicólogo Everton Dalmolin ministrou a palestra “Manejo de comportamento no TEA”.
A programação da Semana Municipal terá sequência nesta sexta-feira, dia 4, às 9h30, com a inauguração da sede da TEAmor - Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, localizada na Rua Guilherme Timm, nº 200, esquina com a Rua Professor Waldir Busmann.
Para encerrar, no dia 5, às 9h, haverá mateada, brinquedos, apresentações e Escolinha de Trânsito na Estação Cultura.

A Semana Acadêmica Integrada da Unijuí campus Santa Rosa acontecerá entre os dias 7 e 11 de abril, oferecendo uma programação diversificada e acessível aos acadêmicos e à comunidade em geral. O evento será gratuito, viabilizado pelo Fundo Estudantil (FAAE), uma novidade deste ano que fortalece a qualidade e a inclusão nas atividades acadêmicas.
Com uma série de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas e atividades artísticas, culturais e externas, a Semana Acadêmica propõe um aprendizado diferenciado e mais próximo das demandas contemporâneas. Além disso, alguns dias contarão com coffee break, proporcionando um momento de interação e troca de experiências entre os participantes.
A Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE Paulo Freire), Verônica Tewes Lunkes, ressalta que a programação deste ano reforça o compromisso com a formação integral dos alunos. “A Semana Acadêmica é um espaço para ir além da sala de aula, unindo teoria e prática em um ambiente dinâmico, onde os estudantes podem se conectar, trocar experiências e se preparar melhor para o futuro profissional”, destaca Verônica.
Já o Secretário Geral do DCE, Mateus Alves Corrêa, enfatiza a importância da integração e das novidades implementadas. “Nosso objetivo foi criar uma programação que realmente envolvesse os estudantes e a comunidade, trazendo temas atuais e novas formas de aprendizado. As atividades externas e culturais são um grande diferencial desta edição, proporcionando momentos únicos de conhecimento e troca de experiências”, afirma Mateus.
Além de toda a experiência acadêmica e cultural, os alunos poderão validar sua participação para horas complementares através do Cartão do Estudante, um recurso disponibilizado pela Unijuí que fortalece o sentimento de pertencimento e engajamento na vida universitária. A programação completa pode ser acessada através do link.

Com a proposta de avaliar habilidades e conteúdos em língua estrangeira, necessários ao cumprimento das atividades de ensino e pesquisa no âmbito de cursos de pós-graduação stricto sensu, a Unijuí oferta a realização da prova de proficiência em leitura em Língua Espanhola.
As inscrições encerram no próximo domingo, dia 6 de abril, e a prova será aplicada no dia 11 de abril, das 18h30 às 21h, nos campi de Ijuí, Três Passos, Panambi e Santa Rosa, além da cidade de Balsas, no Maranhão. A prova é destinada a acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados em leitura em língua espanhola.
Para fazer a inscrição e buscar mais informações sobre a prova basta acessar o site da Educação Continuada.
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No último dia 24 de março, foi concluída a formação interna "Comunicação Inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual", voltada para colaboradores do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e de diferentes setores da Unijuí, como a Assessoria de Marketing, o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil e a Rádio Unijuí FM. O objetivo da iniciativa foi qualificar a comunicação institucional, garantindo mais acessibilidade e inclusão nas ações e atendimentos do Museu e da Universidade.
A capacitação faz parte das metas e contrapartidas do projeto "Saberes e Sabores: Memórias Alimentares Tradicionais de Comunidades do Noroeste do Rio Grande do Sul", proposto pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio do Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado.
Uma das ministrantes do curso foi Camila Blocker, pedagoga com pós-graduação em Educação Especial e profissional da área de acessibilidade. Deficiente visual, Camila compartilhou suas experiências e destacou a importância da disseminação de informações corretas sobre a inclusão:
"Nosso objetivo foi compartilhar informações para ajudar as pessoas com deficiência e mostrar como auxiliá-las no dia a dia. Muitas vezes, a falta de conhecimento impede a inclusão, não por preconceito, mas porque a informação correta não chega a todos. Também buscamos estimular a empatia, ajudando os participantes a se colocarem no lugar das pessoas com deficiência e a refletirem sobre os desafios e obstáculos enfrentados diariamente."
Evelin Ramos da Rosa, colaboradora da Rádio Unijuí FM e participante da formação, ressaltou como o curso ampliou sua compreensão sobre comunicação acessível. "Esse momento foi muito importante para quem trabalha com redes sociais e comunicação. Muitas vezes, tentamos fazer um conteúdo mais inclusivo, mas sem a experiência prática. A conversa com a Camila nos permitiu perceber pontos que podemos melhorar, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal, tornando-nos mais conscientes e preparados para construir um mundo mais acessível."
Com essa ação, o Madp reforça seu compromisso com a inclusão, promovendo ações que tornam seus espaços e sua comunicação mais acessíveis para todos os públicos.
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Na última terça-feira, 1º, os alunos dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia, oferecidos pela Unijuí campus Santa Rosa, vivenciaram a prática acadêmica nos novos laboratórios da área da saúde. Esses cursos, que são novidade no campus, oportunizaram investimentos para a criação de novas infraestruturas, modernas e equipadas. Os novos espaços foram palco de análise microscópica de tecidos e de experimentos como extração do DNA do morango.
A universidade investiu em três laboratórios essenciais para o desenvolvimento dos alunos: o Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, o Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e o Laboratório de Microscopia. Cada um desses espaços foi projetado para atender às necessidades de formação dos estudantes, oferecendo condições adequadas para a realização de experimentos e atividades práticas que complementam a aprendizagem teórica. A instituição pretende expandir ainda mais os investimentos, sempre com foco na excelência do ensino, tanto nas atividades teóricas quanto nas práticas.

Com o objetivo de destacar as transformações históricas, territoriais, laborais e tecnológicas no meio rural, será realizada a exposição "Transformações no Campo" pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). A iniciativa busca valorizar a identidade rural de Ijuí e registrar, por meio da fotografia, a realidade atual da zona rural, ampliando o acervo do Museu.
A exposição também terá um caráter educativo, capacitando professores e agentes comunitários para utilizá-la como ferramenta didática, promovendo a educação patrimonial e incentivando práticas interdisciplinares. Além das visitas guiadas ao Museu e a comunidades rurais, serão realizadas atividades educativas, como rodas de conversa, que estimularão a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural rural. Para complementar a proposta, será realizado um concurso de redação que incentivará o pensamento crítico e a criatividade dos participantes.
Como parte da pesquisa para a exposição, no dia 24 de março, a equipe do projeto esteve na Vila Floresta, onde realizou entrevistas e registros fotográficos sobre as transformações no campo e a diversidade rural da região.
Um dos entrevistados foi Daniel Coppetti, engenheiro agrônomo de 38 anos, que retornou à propriedade de sua família após quase uma década atuando no mercado. Ele relata as profundas mudanças na agricultura ao longo dos anos, desde um trabalho manual e rudimentar até a introdução de maquinários modernos com tecnologia avançada, como GPS e piloto automático. Apesar das melhorias, ele destaca o desafio da sucessão familiar, uma vez que muitos jovens optam por carreiras fora do meio rural.
O projeto conta com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, que busca democratizar e universalizar o acesso à cultura no Brasil.


Na última quarta-feira, dia 26 de março, aconteceu o workshop de inovação aberta, sustentabilidade e desafios, voltado às empresas participantes do Ciclo 3 do Programa Startup Lab. O workshop - que faz parte do ciclo Inovação Sustentável do Startup Lab e do projeto Ecossistema Corporativo de Inovação Aberta Fase II, Região Noroeste e Missões - ocorreu no formato on-line, e foi organizado pela coordenadora e pela gestora de Inovação e Tecnologia do programa Startup Lab, Maria Odete Palharini e Juliana Capssa Sausen.
Em um primeiro momento, os gestores das empresas tiveram uma apresentação sobre inovação aberta, ministrada por Maiquel Kelm, gerente de Estratégias de Mercado do Grupo Fricke e membro do Comitê Estratégico do Inova RS, região Noroeste e Missões. Na sequência, a gestora de Inovação e Tecnologia, Juliana Capssa Sausen, retomou a relevância da sustentabilidade no mercado empreendedor e na sociedade, finalizando com a metodologia de mapeamento de problemas, com a finalidade de orientar os gestores na formulação dos desafios de inovação das empresas.
Entre as empresas participantes do programa Startup Lab estão: Acaé Assessoria Ambiental, Assossul - Associação dos Transportadores do Sul, Boutique de Aromas, Cootac - Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Cargas Ltda., Jardim Europa Hotel, Jardim Europa Restaurante, JM Bio Serviços Ambientais e Ecoturismo, Novatech Agro, Plastipel - Comércio de Plástico e Papel, Químea Inteligência Ambiental e 3 Tentos.
Os desafios e as inscrições das startups solucionadoras desses desafios serão divulgados nos próximos dias, pelo link https://www.criatecunijui.com.br/open, bem como nas redes sociais da Criatec, da Unijuí e do Governo do Estado.
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A Editora Unijuí lançou, na última semana, dois novos títulos. O lançamento ocorreu durante a programação da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC). As obras apresentadas foram: “Convivências: Temas do Cotidiano para Reflexão e Debate”, de Lenir Basso Zanon e Edemar José Zanon, e “Educação nas Ciências: Interfaces com a Educação Básica”, de Sidinei Pithan da Silva, César Augusto Danelli Junior e Fábio Roberto Pillatt (organizadores).
A primeira obra lançada sob o título “Convivências: Temas do Cotidiano para Reflexão e Debate” reúne uma seleção de textos dos autores, publicados desde maio de 2021 na coluna “Convivências” no Jornal da Manhã. A obra propõe reflexões sobre a importância de construir e preservar boas convivências em um mundo marcado pela superconexão e pelo ritmo acelerado da vida contemporânea. O casal de autores, Lenir e Edemar Zanon, atua desde abril de 2013 na produção e apresentação semanal do programa Mensagem do Bem e da Paz, transmitido semanalmente pela Rádio Jornal da Manhã.
O segundo livro lançado é intitulado “Educação nas Ciências: Interfaces com a Educação Básica”. Ele compõe uma coletânea de pesquisas e reflexões sobre a educação científica e sua relação com a educação básica, homenageando professores pesquisadores. A obra surge a partir de iniciativas da gestão educacional de Balsas/MA, que implementou estratégias de formação docente e inovação pedagógica. Com temas como gestão escolar, formação de professores e tecnologias educacionais, o livro busca qualificar o ensino e fortalecer a pesquisa na área.
O evento foi o primeiro lançamento da Editora Unijuí em 2025 e destacou a relevância das obras para a pesquisa e a prática educacional, o que reforça o compromisso com a disseminação do conhecimento. O lançamento reuniu autores, acadêmicos, pesquisadores, e docentes.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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