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Na tarde da última segunda-feira, 14 de abril, o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, realizou uma atividade especial de Páscoa voltada às crianças atendidas pela instituição. A programação incluiu uma oficina de produção de bolachas de maisena, momento que uniu diversão, aprendizado e interação.
A proposta da atividade, além de celebrar a data de forma lúdica, teve como objetivo estimular o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, bem como fortalecer o convívio social e o trabalho em equipe.
A oficina marca o início de uma semana especial de ações no CER III. Conforme destaca a supervisora Laís Schwarz Borré, a equipe está promovendo diversas entregas de guloseimas na sala de espera, incluindo doces, cachorro-quente e caixas de bombom para as famílias. “A ideia é tornar o dia desses pacientes ainda melhor”, afirma.
A ação só foi possível graças ao apoio da comunidade, que contribuiu com doações de chocolates e outras delícias, garantindo um momento mais doce e acolhedor para as crianças e suas famílias.
Mais do que distribuir doces, a iniciativa reforça valores como solidariedade, partilha e cuidado com o próximo, princípios que representam o verdadeiro espírito da Páscoa e que fortalecem os laços entre a instituição, os pacientes e a comunidade.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu, na última semana, uma formação especial com professores da Rede Municipal de Educação de Ijuí. Com o tema “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros: possibilidades de ações pedagógicas no Museu”, a atividade, que foi mediada por Belair Stefanello e Fabrício de Souza, destacou a importância dos saberes tradicionais dos povos originários e como esses conhecimentos podem ser integrados ao cotidiano escolar.
Mais do que uma capacitação, o encontro foi um momento de escuta, troca e inspiração. Os professores participantes foram reconhecidos como multiplicadores fundamentais para o fortalecimento do vínculo entre o Museu e as escolas, contribuindo para a construção de um museu vivo, educativo e conectado com a comunidade.
A proposta faz parte do programa de Formação Continuada em Ciências Humanas do Madp, que busca reforçar o compromisso do Museu com a valorização das culturas indígenas e com o uso da educação como ferramenta para o reconhecimento da diversidade e da memória coletiva.
A formação também dialoga com a exposição temporária “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, prorrogada até o dia 9 de maio no espaço “Ijuí Hoje”. O Museu convida escolas, educadores e a comunidade a participarem dessa experiência de aprendizado e reconexão com os saberes ancestrais.

Entre os dias 7 e 11 de abril, aconteceu a Semana Acadêmica Integrada da Unijuí campus Santa Rosa. Durante os dias de evento, os alunos de todos os cursos participaram de momentos de integração, palestras e trocas de experiências entre profissionais das mais diversas áreas. O evento foi promovido pelo Diretório Central dos Estudantes, com apoio do Fundo Estudantil.
Transformação digital e inteligência artificial foi a temática da primeira noite de evento. O debate girou em torno de como a Inteligência Artificial está redefinindo as profissões e habilidades tecnológicas indispensáveis para se destacar em diferentes áreas. A palestra foi conduzida pelo Prof. Mestre Marco Antonio Compassi Brun, Prof. Dr Gerson Battisti, Prof. Mestre Marcelo Luís Didoné e Prof. Mestre Diorges Carlos Lopes.
Outra temática abordada durante a Semana Acadêmica foi Empreendedorismo e Gestão de Carreira, falando sobre modelos de negócios inovadores e estratégias para planejar a carreira de forma proativa. Participaram da conversa Roberto Matos, Prof. Dr Ariosto Sparemberger, Prof. Dr. Francisco Antônio Kraemer e Lucas Escher.
Sustentabilidade e responsabilidade social também foi pauta. O diálogo foi sobre como as empresas estão adotando práticas sustentáveis e a importância da economia circular em diferentes indústrias. A temática foi abordada por Carlise Pivetta, Profª. Drª Euselia Paveglio Vieira, Profª. Drª Taciana Paula Enderle e André Basani.
A última noite de palestras, na quinta-feira, abordou o tema “Desafios e oportunidades no mercado de trabalho: como as mudanças no mercado de trabalho (home office e híbrido) impactam diferentes profissões e exigem novas habilidades”. Quem abordou o tema foi o Médico Rodrigo Radins, Prof. Francisco Dion Cleberson Alexandre, Profª Lais Sartor e Profª Bruna Xavier Vieira.
O encerramento ocorreu na sexta-feira com o Integra Mais UNIJUÍ, gincana que teve como objetivo mobilizar o aluno graduando com atividades interdisciplinares de socialização. A atividade foi realizada pelo curso de Educação Física.

Entre os dias 10 e 13 de abril, a Unijuí esteve presente na 10ª ExpoAgro em Santo Cristo. A companhia Cadagy alegrou os visitantes e acompanhou ações de divulgação dos cursos da Universidade no primeiro dia de feira. Os destaques foram os painéis “Santo Cristo e Região: Uma Terra de Oportunidades” e “Raízes da História do Cooperativismo, Presente e Futuro”, promovidos pela Unijuí, em parceria com o curso de Administração e o Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Regional.
O primeiro painel ocorreu no dia 10 de abril e foi organizado pelo Prof. Dr. Pedro Luis Büttenbender, com a presença dos doutores Marjana Eloisa Henzel e Airton Rodrigues da Silva, egressos do PPG da Unijuí. Ambos santo-cristenses, os egressos apresentaram suas pesquisas de doutorado, com ênfase no desenvolvimento da região, proporcionando ricos diálogos entre academia, poder público e comunidade.
Seguindo a programação da feira, no sábado, 12 de abril, aconteceu o painel “Raízes da História do Cooperativismo, Presente e Futuro”, com o Dr. Airton Rodrigues da Silva, Dra. Deise Anelise Froelich, Dr. Alceu Van der Sand, Dra. Lidiane Kasper e o Prof. Dr. Pedro Luis Büttenbender. Também promovido pela Unijuí, o painel ocorreu no Espaço do Cooperativismo e pode ser acessado na íntegra através do link.
O vice-prefeito de Santo Cristo, Clovis Lucas Kowalski, destacou a relevância dos debates. “Santo Cristo é uma terra próspera, reconhecida pela força do setor agropecuário, industrial e moveleiro. São diálogos como estes que impulsionam ainda mais nossa região”. O vice-presidente da 10ª ExpoAgro, Cristian Assmann, agradeceu em nome da feira e parabenizou pela iniciativa das pesquisas dos recém doutores, que trouxeram um olhar para o futuro.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu, neste domingo, 13 de abril, mais uma edição do Domingo no Museu. Com uma programação especial voltada à valorização da arte, da cultura e da convivência comunitária, a atividade contou com exposições, oficinas artísticas e rodas de conversa, em parceria com a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI), e atraiu visitantes de todas as idades.
Com entrada gratuita, o evento teve início às 15h e ofereceu ao público a oportunidade de interagir com artistas locais, refletir sobre diferentes formas de expressão e conhecer de perto as mostras em exibição no Museu. Em destaque, esteve a exposição coletiva “Experiências Cruzadas”, resultado da colaboração entre o Madp e a AAVI, que ocupa a Sala de Exposição Temporária. Além dela, seguem abertas ao público a mostra “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, no espaço Ijuí Hoje, e a Exposição de Longa Duração do Museu.
Conforme a presidente da AAVI, Rosana Berwanger, o evento teve grande relevância como um espaço de integração entre arte, cultura e comunidade. “O Museu é um grande local de encontro, que acolhe ideias, projetos e pessoas. O Domingo no Museu mostra justamente isso: é sobre estar presente, participar, conhecer e se envolver. Tivemos oficinas, bate-papo e uma exposição belíssima. Enquanto AAVI, só temos a agradecer por essa parceria e dizer: que venham mais momentos assim”, destacou;
A tarde de atividades contou com a “Oficina de Desenho: primeiros passos”, ministrada por Rosana, e com a “Roda de Conversa sobre Fotografia”, conduzida pelo artista Valdir Hobus, no auditório do museu. Também houve uma oficina de pintura com lápis de cor, mediada pelo professor e artista Flávio Félix, que encantou crianças e adultos.
Entre os participantes estava a psicóloga Nairana Melo, que participou do evento junto com sua filha Valentina. “Foi muito interessante participar da oficina de desenho. Essa proposta do Museu de abrir suas portas para o público, promover oficinas, aproximar as famílias e valorizar os artistas locais é incrível. É uma oportunidade de vivenciar a arte em conjunto”, comentou.
Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, o evento cumpriu plenamente seu objetivo de criar conexões e proporcionar vivências significativas. “É gratificante ver pessoas buscando expressar sua identidade por meio da arte, refletindo, experimentando, convivendo. A exposição e as atividades nos fizeram pensar sobre diferentes formas de ver e viver o mundo. O museu é esse espaço múltiplo e dinâmico, e seguimos abertos para acolher e criar junto com a comunidade”, afirmou.
Com uma proposta cada vez mais participativa e inclusiva, o Domingo no Museu consolida-se como um importante momento de encontro entre o público e as diversas manifestações culturais presentes em nossa cidade. A próxima edição já está sendo preparada e promete novas experiências para todos os públicos.

A Unijuí avançou de forma significativa entre as universidades não públicas com maior Índice Geral de Cursos (IGC), um Indicador de Qualidade da Educação Superior – ciclo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2023). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC).
“O desempenho alcançado pela Unijuí nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior – ciclo Enade 2023 – é motivo de grande orgulho e reconhecimento para toda a nossa comunidade acadêmica. Avançamos de forma expressiva no cenário nacional, passando da 19ª para a 11ª posição entre as universidades não públicas com maior IGC no Brasil, em um universo que se ampliou de 92 para 96 Universidades avaliadas. Este desempenho reflete o compromisso coletivo, a excelência do corpo docente, a seriedade dos nossos projetos pedagógicos e a dedicação diária de cada pessoa que constrói o dia a dia desta grande Universidade”, destaca o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que os índices de desempenho são motivo de orgulho. “Consolidamos nossa posição como uma das instituições com os melhores IGCs entre as universidades comunitárias do interior do Estado, e a 4ª Universidade comunitária com maior IGC no Rio Grande do Sul e entre as 10 melhores não públicas do Estado, em um total de 94 instituições avaliadas. No cenário nacional, temos orgulho de estar entre as 11 universidades não públicas com maior IGC do Brasil, e entre as 87 melhores instituições de ensino superior não públicas do país, considerando um universo de 1.807 avaliadas. No cenário nacional, temos orgulho de estar entre as 11 Universidades não públicas com maior IGC do Brasil e entre as 87 melhores instituições de ensino superior não públicas do país”
Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) compara o desempenho do início e ao final do curso, aferindo o valor agregado à formação.
Neste ano, os cursos de graduação avaliados com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) são: Enfermagem - campus Ijuí (CPC 4); Nutrição - campus Ijuí (CPC 4); Agronomia - campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Elétrica - campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Mecânica - campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Civil - campus Ijuí (CPC 4); Farmácia - campus Ijuí (CPC 4); Fisioterapia - campus Ijuí (CPC 4); Medicina Veterinária - campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Civil - campus Santa Rosa (CPC 3;, Estética e Cosmética - - campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Elétrica - campus Santa Rosa (CPC 4); Engenharia Química - campus Ijuí (CPC 4); Arquitetura e Urbanismo - campus Ijuí (CPC 4); Biomedicina - campus Ijuí (CPC 5) e Engenharia Mecânica - campus Santa Rosa ( CPC 3).
Já os cursos avaliados com o IDD são: Biomedicina - campus Ijuí (IDD 5); Medicina Veterinária - campus Ijuí (IDD 4); Agronomia - campus Ijuí (IDD 4); Engenharia Química - campus Ijuí (IDD 4); Engenharia Elétrica - campus Ijuí (IDD 5); Nutrição - campus Ijuí (IDD 4); Estética e Cosmética - campus Ijuí (IDD 5); Engenharia Mecânica - campus Panambi (IDD 4); e Engenharia Civil - campus Santa Rosa (IDD 3).

Em razão da repercussão de ato acadêmico administrativo, a Unijuí vem a público esclarecer as razões que levaram à suspensão de estágio obrigatório do Curso de Medicina em local insalubre, por motivo da estudante estar em período de gestação.
O afastamento da estudante gestante de estágio em local insalubre ocorreu por fundamento de cumprimento de ordem legal e após decisão judicial de segunda instância, determinada pelo Desembargador Federal do TRF da 4ª Região, Relator - Cândido Alfredo Silva Leal Junior, conforme trechos abaixo colacionados.
A decisão proferida pelo referido Desembargador Federal informa que a Unijuí não incorreu em erro ou ilegalidade ou, ainda, não cometeu qualquer injustiça em relação à estudante.
Neste sentido, assim expressa a decisão proferida pelo Desembargador Federal, Relator - Cândido Alfredo Silva Leal Junior, do TRF da 4ª Região:
Questiona a estudante o fato de a Universidade havê-la afastado do estágio devido à gravidez, cuja condição de gestante colocaria a impetrante e o nascituro em risco pela exposição a agentes insalubres.
(...)
Conforme a legislação, é inequívoca a proteção conferida à vida e à saúde do nascituro
(...) Essas normas protetivas se aplicam aos estágios acadêmicos, neles também existindo a vedação de práticas de estágio (inclusive internato) em ambientes insalubres para gestantes, nos termos dos artigos 1º e 14 da Lei 11.788/08. (...)
(...)
Como dito anteriormente, a regulamentação normativa pertinente parece não favorecer a tese da estudante-grávida, não permitindo que prossiga da forma que pretende seus estudos, já que isso importaria expor o nascituro a ambientes insalubres e agentes nocivos, ao que tudo indica faltando fumus boni juris no direito que alega possuir e que foi acolhido no deferimento da liminar em primeiro grau de jurisdição
Além disso, parece que não é só a legislação que não ampara a pretensão da estudante-grávida, ao menos na forma que foi deduzida (de frequentar atividades discentes em ambientes insalubres ou expor-se a agentes patogênicos ou nocivos).
(...)
A decisão do STF deixa evidenciado que, mesmo diante da autonomia privada da trabalhadora, os direitos do nascituro (à vida e à saúde) são considerados como fundamentais e irrenunciáveis. Tais direitos não estão sujeitos a negociação ou a escolha individual da gestante, nem de outras condicionantes que não o bem-estar e a saúde do nascituro.
Perde sentido, portanto, a discussão envolvendo o grau (mínimo, médio ou máximo) de insalubridade a que estaria sujeita a impetrante durante o estágio universitário.
(...)
A suspensão temporária de um ciclo acadêmico, mesmo que implique o adiamento da conclusão de curso universitário, não me parece, assim, potencialmente mais grave que a possibilidade, ainda que remota, de dano permanente à saúde ou à vida do nascituro, inclusive porque isso já é reconhecido pela legislação vigente, que impede que a gestante exerça atividades em ambientes insalubres, seja como trabalhadora celetista, seja como estudante universitária.
(...)
Não se está subestimando a importância da formação profissional ou os impactos pessoais decorrentes de eventual adiamento de estágio curricular, mas sim reconhecendo que os prejuízos invocados - atraso de um semestre letivo e impossibilidade de se formar com a turma inicial - são, por sua própria natureza, mensuráveis e não geram graves e irreparáveis consequências. Já os riscos à integridade do nascituro, por sua vez, envolvem bens jurídicos indisponíveis, de valor absoluto, cuja lesão pode ser irreversível e de impossível reparação futura, comprometendo todo o curso de uma vida e gerando consequências sociais, familiares e individuais de grande impacto e abalo, especialmente considerando que a própria legislação vigente já fez essas considerações ao proibir atividades insalubres à gestante.
(...)
Se por um lado a decisão recorrida faz referência a dispositivos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que resguardam a liberdade e a autonomia do indivíduo e o direito à instrução, não se pode ignorar que o Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos da Criança, cujo preâmbulo prevê que "a criança, em virtude de sua falta de maturidade física e mental, necessita proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento". (grifado)
(...)
Dos argumentos ora expostos denota-se o perigo de dano ao nascituro, bem como a ausência de inequívoca verossimilhança no que deduziu a parte impetrante (estudante-gestante) no mandado de segurança, o que autoriza o deferimento imediato da tutela de urgência postulada, nos termos que aqui se explicitam. Ante o exposto, defiro o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso, para suspender de imediato os efeitos da decisão recorrida e impedir a impetrante de seguir cursando o estágio prático em Medicina junto à FIDENE/UNIJUÍ, na forma que foi deferida pelo juízo de origem, até ulterior julgamento deste recurso.
Diante do exposto, informamos que a UnijuíÍ, em todos os seus processos acadêmicos, segue pautada pelos princípios da legalidade e do cuidado acadêmico, buscando assegurar a qualidade do ensino com responsabilidade e atenção à saúde e integridade de seus estudantes, conforme estabelecido na legislação.
Professor Dr. Dieter Rugard Siedenberg Reitor da Unijuí

No primeiro semestre de 2025, a Unijuí recebeu dez novos estudantes estrangeiros. Vindos da África, América do Sul e Europa, os alunos buscam a instituição visando o acesso ao ensino superior de qualidade, bem como para continuação dos seus estudos no âmbito da Pós-Graduação. Ao chegarem na Unijuí, os estudantes internacionais foram recepcionados por colegas, professores e coordenadores de curso/programa no Escritório de Relações Internacionais.
Para marcar o momento de acolhimento, na noite desta quinta-feira, 10 de março, os estudantes internacionais foram recepcionados pela reitoria no Escritório de Relações Internacionais (ERI), com o Café Internacional.
O evento também marcou a recepção institucional dos alunos pela reitoria, com a presença do reitor da instituição, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. O momento contou ainda com a participação da professora Angélica Moreira, facilitadora dos convênios com universidades portuguesas, e do professor Roberto Carbonera, fomentador das parcerias com o Senegal. O professor Dieter, reitor da instituição, compartilhou com os estudantes sua trajetória acadêmica e profissional, além das experiências vividas durante os intercâmbios que realizou.
“Fico feliz que a universidade possa oferecer essa oportunidade a vocês. Sei bem o que é ser bolsista e enfrentar dificuldades com idioma, transporte, burocracia e outros desafios. O ERI está aqui para ajudar a superar esses obstáculos.”
O intercambista Raphäel Marloie veio da França para cursar, estudante do curso de Administração, visitou a universidade em 2024, e foi neste momento que surgiu a vontade de estudar na Unijuí. "Gostei muito da universidade, do seu programa internacional, os professores são muito bons e motivados". Junto a ele, ingressaram na graduação neste semestre: Gregory Romero, da Venezuela, que escolheu o curso de Design Digital, e Mamadou Sall, do Senegal, que optou por estudar Letras: Português (EaD). Todos eles ingressaram via processo seletivo e são alunos regulares da UNIJUÍ.
Selecionados pelo Edital Especial de Ingresso para estrangeiros, lançado anualmente pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão com objetivo fomentar a internacionalização na instituição, 04 estudantes internacionais iniciaram seus estudos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIJUÍ: Alassane Cissokho, do Senegal, ingressou no Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS); Ndeye Warkha Ngom, do Senegal, e Senan Jeovani Ogoulola Oudoutan, do Benin, iniciaram seus estudos de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR); e Edgar Noé Morelos Garcia, do México, veio desenvolver seu Doutorado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
Pela primeira vez, a instituição recebe um doutorando pelo Programa Move la América, nova iniciativa do Governo Federal brasileiro voltada à internacionalização. Financiado pela CAPES, o programa incentiva a mobilidade acadêmica entre universidades latino-americanas, fortalecendo a cooperação internacional Sul-Sul. Héctor Manuel Dupuy, aluno vinculado ao Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-UNLP/CONICET) da Universidad de Flores, na Argentina, foi selecionado para desenvolver seu estágio doutoral sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC).
Segundo Manuel, a escolha da Unijuí como universidade para realizar seu estágio doutoral sanduíche decorre da reconhecida excelência da instituição em sua na área de formação, além da forte aposta na internacionalização. Inserido nas atividades acadêmicas há três semanas, ele compartilha suas primeiras impressões. "Tenho participado em diferentes atividades num ambiente acadêmico dinâmico e inclusivo, ideal para a troca de conhecimentos e experiências interculturais. Encontrei uma instituição acolhedora, com espaços de qualidade e uma comunidade disposta a partilhar conhecimentos. A riqueza cultural do Brasil e o contato com diversas perspectivas educacionais e trajetórias de vida são uma valiosa oportunidade de crescimento, que deve ser aproveitada com responsabilidade", relata.
O PPGEC também recebe, em modalidade de doutorado sanduíche virtual, os estudantes Cecilia Trujillo Huérfano e Jimmy Fabián López Caviedes, vinculados ao Programa de Pós Graduação em Educación y Cultura Ambiental da Universidad de la Amazonia, na Colômbia.
A presença dos estudantes internacionais na Unijuí representa mais do que a escolha por uma formação acadêmica de qualidade: fortalece a troca de saberes, amplia horizontes e contribui para a construção de um ambiente universitário plural e global. Acolher alunos de diferentes partes do mundo é, também, uma forma de reafirmar o compromisso da instituição com a internacionalização, promovendo experiências enriquecedoras que beneficiam toda a comunidade acadêmica".

A Unijuí oferta o curso de Qualificação Profissional de Garçom Modelo. As inscrições estão abertas até este domingo, 13 de abril, e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso Garçom Modelo tem a proposta de ensinar um modelo de garçom que é focado na venda, que leva a sério a apresentação e tem excelente comunicação. Neste curso, é apresentada e ensinada uma abordagem ao cliente diferenciada, que visa aumentar o ticket médio do empreendimento, dando mais lucro e, ao mesmo tempo, fidelizando o cliente atendido.
O curso se destina a garçons que queiram entrar na profissão, garçons que já estão na profissão e ainda não se sentem valorizados e garçons com experiência de até 5 anos. O curso vai ocorrer no dia 28 de abril, no campus Ijuí.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promove, neste domingo, 13 de abril, mais uma edição do Domingo no Museu. Com entrada gratuita, a atração vai contar com uma programação especial voltada à valorização das artes visuais e à promoção de experiências culturais significativas para a comunidade de Ijuí e região.
O evento deste mês será inteiramente dedicado à arte, resultado da parceria com a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI), e contará com oficinas, roda de conversa e a abertura da exposição coletiva “Experiências Cruzadas”, que estará em cartaz na Sala de Exposição Temporária. Além disso, o público poderá visitar as demais exposições em cartaz, como “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, localizada no espaço Ijuí Hoje, e a exposição de longa duração do Museu, que apresenta um panorama do patrimônio cultural regional.
A partir das 15h15, ocorre a oficina “Desenho: primeiros passos”, ministrada pela artista Rosana Berwanger, na Sala de Pesquisa do Museu. Em seguida, às 16h, o fotógrafo Valdir Hobus conduz uma roda de conversa sobre fotografia “Por trás das lentes : histórias e memórias de um fotógrafo de natureza”, no auditório. As atividades são uma oportunidade de aprendizado e troca direta com os artistas locais, que compartilham suas trajetórias, técnicas e visões sobre o fazer artístico.
Para Rosana Berwanger, presidente da AAVI, o Domingo no Museu representa uma ação de grande relevância para a formação cultural da comunidade. “Antes de tudo, abrir as portas do Museu em um domingo é oferecer para a comunidade de Ijuí e região a possibilidade de visitação, aprendizado, conhecimento e aprimoramento. Ter uma exposição de arte acessível a todos é mais um reforço nesse processo. Além disso, a perspectiva da AAVI dialogar diretamente com o seu público, seja ministrando oficinas, recebendo visitantes na sala de exposições ou debatendo processos criativos, como faremos com o Valdir, é extremamente rica. Essa parceria, que já acontece há três anos, só tende a crescer, seja para nós, para o Museu e para toda a comunidade. É algo muito positivo.”
A diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, reforça o caráter especial desta edição. “Esse será um domingo totalmente dedicado à arte, coordenado pelo grupo de artistas visuais que já são nossos parceiros e vêm nos auxiliando a fortalecer a arte como um elemento cultural importante. A arte é educativa, formativa, terapêutica, é entretenimento e também lazer. Às vezes, até mesmo o ócio pode ser produtivo, e o Museu está aqui para proporcionar esse tipo de vivência. É um espaço que acolhe, que ensina e que convida a comunidade a viver experiências transformadoras.”
O Museu convida a todos para participar desta tarde de cultura, criatividade e encontros. O Domingo no Museu é um convite a viver o Museu de forma ativa, afetiva e inspiradora.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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