ITECSOL participa do III Congresso da Rede ITCPs - Unijuí

ITECSOL participa do III Congresso da Rede ITCPs

Durante os dias 30 de março a 02 de abril aconteceu, em Porto Alegre, o III Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs). Além disso, foi promovido o I Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária. A ITECSOL - Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - foi representada no evento pelo professor Enio Waldir da Silva e por Marlise Victel, que apresentaram as experiências desenvolvidas na UNIJUÍ, e que têm servido de modelo a outras universidades.

Os Congressos da Rede são um momento importante de troca de experiências e socialização da produção de conhecimentos e de tecnologias sociais realizadas pelas incubadoras. Ijuí apresentou três trabalhos que se integraram aos anais do Congresso: Itecsol/Unijuí - relato da experiência com uma associação de catadores de Ijuí/RS; A Economia Solidária e a ITECSOL/UNIJUÍ - produção e interlocução de conhecimentos e; A Solidariedade Educa - Ações da Universidade na Economia Solidária.

O evento reuniu mais de 200 participantes, com aproximadamente 80 trabalhos apresentados. Participaram pesquisadores e estudantes do Chile, Argentina, Uruguai e Equador, além de 35 Incubadoras de Cooperativas Populares de diferentes estados brasileiros.

A programação contou ainda com o encontro dos coordenadores das ITCPs, palestras e mesas redondas, apresentação de trabalhos, visita às Incubadoras da Região Metropolitana, além da produção de uma CARTA DE PORTO ALEGRE.

No evento foi discutido ainda qual o lugar da Economia Solidária no Estado Brasileiro, a relação das Incubadoras com os Movimentos Sociais e o fortalecimento de Rede de Incubadoras Tecnológicas e Cooperativas Populares de Economia Solidária.