UNIJUÍ participa de reativação da Fepagro em Santa Rosa - Unijuí

UNIJUÍ participa de reativação da Fepagro em Santa Rosa

A UNIJUÍ participou na manhã desta quarta-feira da reativação da unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) de Santa Rosa. A fundação irá intensificar pesquisas na área da produção leiteira nas microrregiões de Santa Rosa, Santo Ângelo e Três Passos, e atuará também junto da Unidade da Fepagro de Ijuí.

O presidente da Fepagro, Danilo Rhenheimer dos Santos, diz que a entidade quer se agregar a outras instituições como universidades, cooperativas e Emater a serviço da cadeia do leite; e que a UNIJUÍ poderá ser uma grande parceira nas pesquisas. Estiveram presentes no evento o Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender, e do coordenador do curso de Agronomia da UNIJUÍ, professor Roberto Carbonera.

A Fepagro de Santa Rosa começa os trabalhos com um diretor, com mestrado em agroecossistemas, que também atuará como pesquisador, Ivar Kreutz; uma pesquisadora, Corália Medeiros, com doutorado em reprodução animal; ainda atuarão na unidade dois servidores, dois estagiários e a ideia é que alunos de mestrado e doutorado atuem na unidade, auxiliando nas pesquisas. A estrutura de quatro hectares que estava fechada há oito anos recebeu reformas na rede elétrica e na vegetação ao redor do prédio.

O Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Mainardi, disse que o estado quer investir para aumentar a produção leiteira no Rio Grande do Sul: “a indústria demonstra ociosidade em sua estrutura por falta de matéria-prima”.

O evento que marcou a reativação da Fepagro em Santa Rosa teve uma mesa com autoridades da região que falaram sobre a importância da reativação desta unidade. A atividade ocorreu no SEST/SENAT. As lideranças e entidades se manifestaram colocando suas preocupações da produção leiteira. Durante a tarde ocorreu uma visita na sede da Fepagro em Santa Rosa.