Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação do Noroeste Colonial será instalado em Panambi - Unijuí

Com o objetivo de fornecer assessoria, consultoria e capacitação direta aos empreendimentos produtivos será instalado o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação do Noroeste Colonial, no dia 14 de março, no Auditório da UNIJUÍ, Campus Panambi, com a apresentação do Sistema de Desenvolvimento do RS e do Programa de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI); apresentação do Núcleo de Técnicos Extensionistas que atuará no projeto e a instalação do Fórum Participativo e definição das prioridades regionais. O projeto também buscará desenvolver uma cultura de acesso, geração e oferta permanente de uma série de serviços (planejamento, informação, pesquisa, tecnologia, inovação, financiamento e cooperação) prestados por instituições públicas e privadas, dirigidas aos diversos empreendimentos que compõem importantes APLs do Estado do RS.

O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação é composto por profissionais de diversas áreas, especializadas em capacitação empresarial e no assessoramento para inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas voltadas às empresas gaúchas. O Núcleo tem por objetivo resolver problemas e ampliar o acesso e a oferta de soluções ligadas à gestão, aos processos, aos produtos e à inovação.

A equipe que atuará no Corede Noroeste Colonial é formada por sete extensionistas e dois estagiários. Nos dias 01 e 02 de março de 2012, os extensionistas, juntamente com demais profissionais das Universidades de Passo Fundo – UPF e de Caxias do Sul – UCS, participaram de uma capacitação sobre a metodologia do projeto, em Porto Alegre. Além de conhecerem a sistemática de funcionamento puderam adquirir informações sobre como funcionam determinados órgãos de fomento empresarial. Estes, por sua vez, possuem como intuito principal disponibilizar para as empresas, e em especial, aquelas do segmento industrial, linhas de crédito e orientações de investimento no RS, tais como a Sala do Investidor (www.saladoinvestidor.rs.gov.br) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (http://www.brde.com.br).

No Corede Noroeste Colonial, composto por 11 municípios, o projeto objetiva fortalecer os arranjos produtivos locais estabelecidos e com a possibilidade de funcionamento, o que proporcionará o aprimoramento das capacidades da Universidade na prestação de serviços a empreendimentos produtivos, como também na consecução de projetos com vista ao desenvolvimento local. Neste Corede, o mesmo será executado pelo Governo do RS em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do RS – UNIJUÍ e a Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento – AIPD.

Empresas interessadas em receber a assessoria podem entrar em contato com o Núcleo do PEPI, localizado na Associação IPD – Rua 15 de Novembro, 593 – 4º Piso, Ijuí/RS, pelos telefones (55) 3331-8407 ou (55)3331-8409 e ainda por e-mail (projetopepi@unijui.edu.br).