Evento vai reunir incubadoras de empresas em Panambi - Unijuí

Evento vai reunir incubadoras de empresas em Panambi

Nos dias 20 e 21 de março, alunos, pesquisadores, empresários e poder público se reunem no auditório do Campus Panambi durante o evento “Incubadoras Ligadas a Centros de Pesquisa como Mecanismos de Desenvolvimento Regional”. De acordo com a analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini, um dos objetivos do evento é evidenciar o empreendedorismo como uma ferramenta de desenvolvimento.

“Queremos sensibilizar a comunidade acadêmica, o poder público e os empresários, mostrar que a criação de empresas incubadas, com soluções tecnológicas desenvolvidas no ambiente acadêmico, traz progresso. É o fortalecimento do laço da extensão universitária como fonte de solução para problemas regionais”, argumenta.

O evento será dividido em duas noites. No primeiro encontro haverá uma palestra sobre a importância das empresas incubadas no desenvolvimento econômico regional. Uma segunda palestra, ministrada pela Agência de Desenvolvimento Tecnológico da UNIJUÍ, vai tratar do processo de incubação de uma empresa na instituição. No segundo dia, uma entidade incubadora de empresas de uma região com características econômicas semelhantes às de Panambi fala sobre as experiências obtidas na implantação do processo de incubação regional. Durante o evento, alguns casos de sucesso de empresas incubadas serão apresentados pelos seus fundadores.

“Com este tipo de iniciativa, a análise e a solução de determinados problemas e carências identificados nas atividades de ordem tecnológica da região deixam de ser somente relatório de biblioteca para se transformar em soluções disponíveis para a comunidade, através da iniciativa das empresas incubadas”, conclui Maria Odete.

O evento é realizado pela Unijuí, ACI Panambi, prefeitura de Panambi, Cogest – Advice Desenvolvimento Empresarial LTDA, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Confira a programação completa http://www1.unijui.edu.br/eventos/incubadoras-ligadas-a-centros-de-pesquisa-como-mecanismos-de-desenvolvimento-regional