Projeto de pesquisa investiga qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico - Unijuí

Acadêmicos de Enfermagem realizam entrevistas com pacientes, com objetivo de qualificar o cuidado prestado a eles

A qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico, esse é o tema da pesquisa de um grupo de acadêmicos e professores da UNIJUÍ. A pesquisa é realizada com os pacientes que estão em tratamento Quimioterápico ou Radioterápico no Centro de Alta Complexidade em Tratamento de Câncer - CACON no Hospital de Caridade de Ijuí, em diferentes momentos, dependendo das condições clínicas do paciente.

Os voluntários que aceitam participar das entrevistas respondem a dois questionários, um sócio-demográfico e outro baseado no questionário da European Organization for Research and Treatment of Câncer (Organização Européia para Pesquisa e Tratamento do Câncer), o Quality of Life Core-30-Questionnaire. “O objetivo é qualificar o cuidado prestado a pacientes que se submetem a quimioterapia e radioterapia por meio da instrumentalização do processo de trabalho das equipes multiprofissionais. Além disso, o objetivo é o fortalecimento de Políticas Públicas de Saúde e Rede de Atenção Oncológica, por meio das ações da equipe de pesquisadores, bolsistas com gestores, colegiados e trabalhadores em saúde visando um processo acolhedor, resolutivo e dinâmico”, destacou a professora e uma das coordenadoras do projeto, Cleci Lourdes Piovesan Rosanelli.

O projeto, que acontece desde março de 2011, conta com as professoras do curso de Enfermagem Joseila Sonego Gomes, Cleci Lourdes Piovesan Rosanelli, Marli Maria Loro, Adriane Bernat Kolankiewicz, além da professora do curso de Fisioterapia Evelise Moraes Berlezi, além de quatro alunos bolsistas e dez alunos voluntários do curso de Enfermagem.

“Temos uma previsão de entrevistar mais de setecentas pessoas até o final deste mês, conforme prevê a amostra estatística para este estudo”, salientou Cleci.

Os resultados parciais, relatos de casos, pesquisas relacionadas ao tema e originadas da pesquisa, estão sendo divulgados em vários fóruns, eventos nacionais e internacionais, tanto por parte dos alunos da graduação, quanto da Pós-graduação.