Nova sede da Criatec deve ser concluída este ano - Unijuí

Nova sede da Criatec deve ser concluída este ano

Esta é a primeira obra do projeto do Parque Tecnológico de Ijuí, com um espaço de mais de 371 metros quadrados, que vai abrigar empresas incubadas
Adequar a estrutura e facilitar o contato entre empresários que compõe a Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ - são os principais objetivos da nova sede da entidade que deve estar em pleno funcionamento ainda neste ano. A edificação terá 371,10 metros quadrados e fica localizada na Rua do Bosque, bairro Universitário, ao lado do Campus da UNIJUÍ.

A obra conta com um investimento de R$ 500 mil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com emenda parlamentar do deputado Darcísio Perondi (PMDB), e com contrapartida de R$ 56 mil do município de Ijuí. O projeto da construção foi elaborado pela UNIJUÍ em parceria com a prefeitura.

Hoje a Incubadora está localizada em um prédio na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade de Ijuí. A mudança para um local próximo ao Campus deverá organizar o trabalho e a estrutura. Conforme a gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT/UNIJUÍ), Sandra Albarello, “o local vai facilitar o contato entre os empresários já incubados e a adequação das estruturas, pois são espaços maiores e mais próximos da universidade, favorecendo a interação com as áreas de pesquisa, com os laboratórios da UNIJUÍ e o desenvolvimento de novos projetos”, afirma Sandra.

A Criatec conta com oito empresas incubadas, quatro em residência interna e quatro em residência externa, em diversos estágios de desenvolvimento. “A Criatec graduou, até o final de 2011, três empresas, emprega 40 pessoas e gera um faturamento anual de aproximadamente R$ 800 mil”, diz a analista de negócios Maria Odete Palharini. Para ela, além da melhoria na infraestrutura, que permitirá dobrar a capacidade de apoio às empresas na sua fase inicial, a proximidade com a universidade vai facilitar o acesso aos alunos, público alvo da Incubadora. A interação com os professores e pesquisadores, responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que a Criatec poderá aplicar na prática do mercado, gerando renda e postos de trabalho qualificados, é outro aspecto positivo da mudança, destacado pela analista de negócios.

Primeiro passo para o Parque Tecnológico

“Todo Parque Tecnológico precisa ter, obrigatoriamente, uma Incubadora, que é a fonte das novas empresas de base tecnológica”, explica Sandra Albarello.

A Criatec, portanto, já estaria localizada em um espaço que está sendo projetado para o Parque: a região situada no entorno do Campus da universidade. De acordo com a gerente da AGIT, ao ser constituído o espaço da Incubadora está se dando início às atividades desse local, que consiste na concentração geográfica de empresas e instituições, voltadas principalmente para as áreas de inovação tecnológica.