UNIJUÍ realiza integração com normalistas de Horizontina - Unijuí

UNIJUÍ realiza integração com normalistas de Horizontina

O curso de Pedagogia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou integração com professoras e normalistas da escola Cristo Rei, de Horizontina.  O encontro ocorreu na última quarta-feira, no campus da Universidade, e teve como objetivo proporcionar diálogos sobre interdisciplinaridade no contexto escolar e na formação de professores, problematizando elementos que configurem práticas interdisciplinares no cotidiano escolar.

As atividades ocorreram em torno de elementos como o diálogo, a pesquisa e a mutualidade no processo ensino-aprendizagem e sua interdependência na produção de conhecimentos, considerando pensadores como Paulo Freire e Ivani Fazenda. Os trabalhos foram coordenados pela professora Eulália Berschorner Marin, juntamente com as acadêmicas do curso de Pedagogia Aline Rockenbach, Daniele Müller, Andressa Perius, Daiana Nickhorn, Isabel Speroni, Denize Geremia, Ticiane da Silva, Daniela Brem e Susete da Rosa, do 9° semestre do Curso.

A atividade integra componente curricular do curso de Pedagogia, e incluiu também a apresentação de um vídeo produzido pelas acadêmicas juntamente com as professoras Maria Catarina Habitzreuter e Beatriz Inez Hermann, da escola Cristo Redentor. O vídeo foi apresentado no XIV Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire, que ocorreu do dia 24 a 26 de maio, em Erechim. A professora Eulália Berschorner Marin justifica a importância da atividade com citação de Paulo Freie: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino, continuo buscando. Ensino porque indaguei, porque indago e me indago”.