Bolsista de Veterinária da UNIJUÍ apresenta trabalho em Seminário - Unijuí

Bolsista de Veterinária da UNIJUÍ apresenta trabalho em Seminário

O estudante de Medicina Veterinária da UNIJUÍ Régis Felipe Schneider apresentou o trabalho “Produção forrageira de gramíneas anuais de inverno na região noroeste do Rio Grande do Sul”, no II Simpósio de Iniciação Científica da Empraba Pecuária Sul, no início de setembro.

De acordo com o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, a participação de bolsistas e estagiários nos trabalhos de pesquisa da Embrapa é algo muito importante, além do que, os coloca em contato com a realidade do meio rural. “Temos hoje, devido à missão da Embrapa, tentado privilegiar pesquisas aplicadas. Então os estagiários que estão vinculados a projetos aqui na Unidade estão tendo em maior ou menor grau, dependendo do projeto, um contato direto com produtores, com associações de produtores e associações de raças. Assim, são vários os exemplos em que estes estagiários têm um contato bastante grande com a realidade, o que em algumas das universidades não ocorre tanto, já que o perfil é mais acadêmico e a missão é mais de ensino e menos de ciência aplicada”, ressalta Montardo.

Para o pesquisador e coordenador do evento, Naylor Perez, o Simpósio de Iniciação Científica, além de cumprir a exigência dos órgãos parceiros de fomento à pesquisa, como Fapergs e CNPq, visa contribuir com a capacitação dos bolsistas e estagiários que atuam na Embrapa, por meio da produção e apresentação de trabalhos científicos. Naylor ainda destaca a importância para esses jovens em desenvolverem esse trabalho na Embrapa. “Aqui eles têm o primeiro contato com o método científico, com a pesquisa e os critérios adotados para realizá-la. É uma oportunidade para conhecer as particularidades que o trabalho de pesquisador possui, que pode vir a ser a profissão deles no futuro. Muitos, inclusive, continuam após a conclusão da bolsa e fazem mestrado e doutorado e, após se formarem se integram à pesquisa, seja na Embrapa ou em diferentes instituições no estado, no Brasil ou em outros países”, explica Naylor Perez.