Bolsista da Unijuí pesquisa fundamentos teóricos da Rede Leite - Unijuí

Bolsista da Unijuí pesquisa fundamentos teóricos da Rede Leite

Acadêmica do curso de Agronomia atuará como bolsista de iniciação científica.

Aprovada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unijuí, a acadêmica do curso de Agronomia da universidade, Isadora Giacomini Lorenzoni, irá pesquisar, nos próximos doze meses, como se dá a inserção do Departamento de Estudos Agrários (Deag) no Programa Rede Leite. Através do projeto Deag/Unijuí na Rede Leite, Isadora irá analisar a contribuição da universidade, através do seu departamento, para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e agricultores que integram a Rede.

O coordenador do Deag, Roberto Carbonera, antecipou que a acadêmica irá contribuir para atualizar conceitos concebidos a partir da linha de Pesquisa-Desenvolvimento, direcionada ao meio rural a partir da década de 60, na França, e assumida pela Rede Leite. “Ela também irá acompanhar as reuniões em que o tema será debatido e participará da sistematização dessas discussões e compreensões sobre Pesquisa-Desenvolvimento existentes na rede e sobre os principais resultados obtidos pelo programa”.

As principais bibliografias se referem ao Programa de Pesquisa em Sistemas Técnicos de Produção Agropecuários, do DEAg/Unijuí, aos documentos de constituição da Rede Leite e ao texto Pesquisa-Desenvolvimento: método de pesquisa-ação pluridisciplinar, sistêmico e dinâmico, que é parte da dissertação deixada pelo professor e pesquisador Jaime Wünsch, falecido em julho do ano passado.

Texto - Assessoria de imprensa da Emater/Ascar