Professor da UNIJUÍ apresenta trabalho em Cabo Verde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da UNIJUÍ apresenta trabalho em Cabo Verde

Celso Martinazzo participou do IV Congresso da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países Lusófonos, que ocorreu na Universidade de Santiago

O professor Celso Martinazzo, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, participou na semana passada do IV Congresso da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países Lusófonos (Sofelp), em Praia, capital de Cabo Verde. O evento ocorreu na Universidade de Santiago, de 06 a 08 de maio, com a temática “Interculturalidade, educação e encontro de pessoas e povos”.

Martinazzo destaca que o tema é importante e central para a educação escolar: “refletir sobre interculturalidade em Cabo Verde é uma experiência rica e ímpar pela tipicidade e especificidade de sua cultura”. O evento contou com a participação de cerca de 200 pesquisadores, do Brasil, Portugal, Moçambique e de Cabo Verde. Além de algumas conferências e mesas redondas ocorreram apresentações de 24 trabalhos em sessões de comunicações.           

O professor explica que sua participação no Congresso incluiu a apresentação de uma comunicação aprovada pela Comissão Científica do evento, com o título: "O desafio ético para uma educação escolar intercultural". Para viabilizar a participação ele conta com auxílio financeiro da FAPERGS - projeto aprovado na modalidade "Auxílios à Participação Individual em Eventos Científicos (APE)”, bem como com o apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UNIJUÍ, onde integra o corpo docente.

Ele participou ainda de palestras, apresentação de trabalhos e temáticas principais que abordaram: interculturalidade, pressupostos epistemológicos e antropológicos; ética e interculturalidade; educação e currículo para a interculturalidade; ciberespaço e globalização: novos desafios para a interculturalidade; a interculturalidade e os desafios da inclusão e da exclusão; as culturas locais e o fenômeno da interculturalidade; e interculturalidade e perspectivas históricas. Durante a viagem Martinazzo visitou a Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Universidade de Coimbra, em Portugal, e pontos turísticos nos dois países.

 


 
Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal

 
Universidade de Santiago, em Praia

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.