Prêmio Jovem Cientista com inscrições abertas - Unijuí

Prêmio Jovem Cientista com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema “Água: Desafios da Sociedade”. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no site do CNPq.

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma das principais e a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação, é pioneiro na concessão de prêmios no Brasil. Hoje, o Prêmio Jovem Cientista é uma parceria do CNPq, com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.

Podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores e que tenham menos de 40 (quarenta) anos de idade, em 30 de agosto de 2013, bem como estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação entre 31 de dezembro de 2012 e 30 de agosto de 2013 e que tenham menos de 30 anos de idade, em 30 de agosto de 2013. Também podem participar do prêmio alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, e em escolas técnicas, que tenham menos de 25 anos de idade, em 30 de agosto de 2013.

O Prêmio Jovem Cientista é entregue pela Presidente da República, no mês de dezembro de 2013, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.

Tema

O XXVII Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema “Água: Desafios da Sociedade”, tendo como pano de fundo a busca por múltiplas soluções e tecnologias que estão sendo pesquisadas em todo o país. Estudantes e jovens pesquisadores são essenciais para o desenvolvimento de ferramentas, metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da sustentabilidade, superar os vários desafios que envolvem esta temática.