Produção de queijos é tema de curso na UNIJUÍ - Unijuí

Produção de queijos é tema de curso na UNIJUÍ

O Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ, em parceria com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, realizou em Santa Rosa o curso “Processamento de Queijos”. O objetivo do curso foi expor aos participantes resultados do projeto de pesquisa “Cultivos Iniciadores no Processamento de Queijos” que a UNIJUÍ desenvolve em convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O evento reuniu produtores de queijo da região, funcionários e proprietários de agroindústrias, profissionais e acadêmicos ligados a área. As atividades ocorreram no dia 13 de agosto, iniciando com a palestra da Dr. Eduardo Reis, consultor técnico da empresa Sacco Brasil, com vasta experiência na área, tendo atuado por muitos anos como professor do Instituto Cândido Tostes, de Minas Gerais. Ele destacou aos participantes a importância do uso de cultivos iniciadores, os chamados fermentos lácticos, no processamento de queijos. “Hoje as agroindústrias tendem a utilizar os cultivos iniciadores na elaboração de queijos, porque eles podem trazer ainda mais benefícios a qualidade dos produtos”, destacou o professor.

O evento teve também palestra com a Dra. Gislaine Hermanns, professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto, que destacou a importância dos processos de higienização e implantação das boas práticas de fabricação para obtenção de leite e de seus derivados com qualidade assegurada.

O professor Raul Vicenzi, que coordenou as atividades, destaca que o projeto tem por objetivo identificar e produzir bactérias láticas, selecionadas nos queijos produzidos na região, na forma de cultivos láticos, que possam trazer benefícios no processamento de queijos. O professor explica ainda que as culturas iniciadoras são bactérias reproduzidas em laboratório que não trazem danos aos alimentos, nem ao consumidor, muito pelo contrário, trazem benefícios e, se utilizadas, podem contribuir para a melhoria da qualidade dos queijos produzidos em nossa região.

O curso ocorreu em parceria com o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi/UNIJUÍ), através da extensionista Roselene Vilanova.