Gilson Volpato ministra qualificação sobre Redação Científica na UNIJUÍ - Unijuí

Gilson Volpato ministra qualificação sobre Redação Científica na UNIJUÍ

Professor doutor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), ministra capacitação para pesquisadores

Conhecer as particularidades da redação científica, saber como interagir com a comunidade científica internacional por meio de artigos, é um requisito para que o pesquisador seja bem-sucedido. O resultado final é uma interlocução efetiva e produtiva com os seus pares e, consequentemente, a visibilidade e o avanço da pesquisa desenvolvida. Esta ideia é defendida pelo professor doutor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que está ministrando, na UNIJUÍ, curso de capacitação sobre Redação Científica.

O primeiro curso, com o tema “Introdução à Redação Científica”, foi desenvolvido na noite de quarta-feira. O segundo curso, de Redação Científica, está em desenvolvimento nesta quinta e sexta-feira, tendo por local o Salão Azul, no Câmpus Ijuí. O objetivo do curso é a qualificação para o desenvolvimento de um discurso científico coerente e compatível com o padrão exigido em periódicos internacionais. Em linhas gerais, o curso traz elementos sobre como fazer e, principalmente, como comunicar conhecimento científico novo no mundo de hoje. As referências são as publicações de circulação internacional, seus códigos, suas regras e as práticas que estão consagradas como efetivas.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, Volpato destacou que, “hoje em dia, não se pode pensar em pesquisa científica sem pensar em publicação científica, pois é no ambiente da publicação que você está discutindo com seus pares, é muito mais importante do que a discussão que acontece em congressos. Só que, para conseguir publicar, você precisa conhecer algumas coisas, e esta é a dificuldade dos pesquisadores aqui no Brasil, e a publicação nacional não resolve este problema, tem que ser uma publicação internacional”. Para o docente, em qualquer área do conhecimento, as publicações internacionais buscam publicar novidades. “Todo cientista que for ler o artigo quer sair do mesmo com alguma novidade, com alguma grande notícia”.

Sobre a forma de apresentação, Volpato diz que o inglês tem que ser de alto nível e que, mais do que isso, o texto tem que estar bem escrito. “A história tem que estar bem contada, o que se exige do jornalismo hoje está sendo exigido da ciência. E o cientista está um pouco perdido nesta história, porque hoje sobram artigos e na triagem muitos artigos de bom conteúdo não são olhados em função do formato e de como a história foi contada”.