Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para a Páscoa - Unijuí

Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para a Páscoa

Questionário foi aplicado no centro e bairros de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração da Universidade.

A UNIJUÍ divulgou nesta terça-feira um estudo realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa revelou a preferência de produtos que as pessoas devem comprar para presentear seus familiares e amigos na Páscoa, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras.

O resultado apontou que 73,4% dos entrevistados irão ou pretendem comprar algum presente de Páscoa. Quando questionados sobre o destino dos presentes, 60,4% disseram que os presentes serão para crianças e 39,6% para adultos. Perguntados de maneira espontânea sobre a preferência por presentes, 62,9% pretendem presentear com chocolates, 30,6% com vestuário e ou calçados. Também, perfumes e eletrônicos representam 6,4%%. Já em relação ao tipo de chocolate, o estudo revelou que 58,7% preferem ovos de chocolate, 31,3% caixas de bombom, 5,3% barras de chocolate e 4,7% cestas.

Quanto aos valores, o estudo revelou que 18,1% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50. Já 20,9% revelou gastar de R$ 51 a R$ 100 e 11,0% pretendem gatar de R$101,00 a R$ 200,00. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, de R$ 201 à R$ 3 mil.

Para o professor Ariosto Sparemberger coordenador da pesquisa, estudos como este podem contribuir para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, que revela um percentual significativo de pessoas que pretendem comprar presentes, torna-se possível aos gestores do comércio, direcionar algumas ações promocionais mais específicas com vistas ao aumento das vendas. Também é um momento especial, pois muitos consumidores estarão pela primeira vez visitando um local para suas compras, o que se constitui em um momento único para os lojistas buscar a fidelização de clientes". O docente destaca ainda a importância para o comércio em possuir e manter vendedores qualificados que possam principalmente auxiliar e orientar o consumidor no momento da compra.

A entrevista ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 21 a 28 de março de 2014. Foram entrevistadas 252 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Karin Riedner, Gianine Santos, Ana Antônia Gierg e Franciele Bach.  Os bolsistas de Ensino Médio da Escola Santos Dumont, Samara Oswald, Eliza Soares, Eluza Soares, Bruna Luconi e Denise Borchate.