UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa recebe exposição itinerante do Salão do Conhecimento - Unijuí

UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa recebe exposição itinerante do Salão do Conhecimento

Câmpus Santa Rosa teve destaque com dois trabalhos na área de Ciências Humanas.

No mês de março aconteceu a solenidade de entrega dos Certificados para os acadêmicos e orientadores dos Trabalhos-Destaque apresentados no Salão do Conhecimento 2013 - Seminário de Iniciação Científica, realizado no período de 10 a 13 de setembro de 2013 nos quatro câmpus da UNIJUÍ. A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Evelise Moraes Berlezi presidiu a solenidade do ato de entrega.

O Salão do Conhecimento é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na UNIJUÍ e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Para dar maior visibilidade aos trabalhos-destaque do Salão do Conhecimento 2013, foi organizada uma exposição itinerante dos pôsteres para os quatro Câmpus da UNIJUÍ. Essa semana foi a vez do Câmpus Santa Rosa receber a exposição com os trabalhos destaques.

O Câmpus Santa Rosa se destacou com dois trabalhos na área das Ciências Humanas, que teve como orientador o professor Celso José Martinazzo. As acadêmicas da pedagogia Diovanéla Liara Schmitt e Paula Luiza Pündrich se destacaram com o trabalho “Currículo Intercultural: desafio para a educação escolar”. Assim como, a acadêmica Camila Daniela Erthal teve destaque com o trabalho, “A obra de Darcy Ribeiro: herança para a História da Educação Brasileira”.

Foram certificados 36 trabalhos que se destacaram dentre os cinco eventos do Salão do Conhecimento de 2013, nas nove áreas do conhecimento, apresentados na forma de resumo expandido e de pôster, e analisados a partir dos seguintes critérios: relevância, originalidade e interdisciplinaridade; fundamentação teórica, delineamento do trabalho, coerência metodológica, clareza e adequação dos objetivos; clareza na apresentação dos resultados, correspondência com os objetivos propostos e potencial de aplicabilidade dos resultados; discussão e conclusão adequada do trabalho; contribuição do autor para o projeto; domínio do conteúdo do trabalho; adequação ao tempo disponível para apresentação; qualidade visual do pôster; e adequação às dimensões definidas pela organização do evento.

O Salão do Conhecimento desse ano estará com as inscrições abertas a partir da semana que vêm, dia 14, e se estenderão até o dia 6 de junho. “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social” serão os temas em debate no Salão do Conhecimento 2014 da UNIJUÍ, que será desenvolvido no período de 09 a 12 de setembro, com apresentação de trabalhos selecionados, painéis temáticos e palestras em todos os Câmpus.