Pesquisa da UNIJUÍ avalia grau de confiança de empresários na região de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa da UNIJUÍ avalia grau de confiança de empresários na região de Santa Rosa

 

 

Pesquisa revela perfil de empreendedores da região de Santa Rosa através de suas características, suas motivações e barreiras enfrentadas para empreender.

Acadêmicos da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa, realizaram pesquisa com 292 empresários dos setores da indústria, comércio e serviços de 12 municípios situados da área de abrangência do Câmpus.

O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil dos empreendedores da região, através das principais características empreendedoras destes empresários, bem como as principais motivações que os levaram a conceber um negócio próprio e ainda as principais barreiras que enfrentam para empreender.

 

Outro aspecto mensurado pela pesquisa, segundo o professor da disciplina e coordenador da pesquisa, Luciano Zamberlan, trata-se do grau de confiança dos empresários pesquisados. “Os índices de confiança são indicadores de antecedência uti­lizados para previsão do nível de atividade de uma economia. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento em seu negócio, podendo ser direcionado para a área de produção, na aquisição de mercadorias, melhorias na infraestrutura ou ainda na contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda”, ressalta Luciano.

O método utilizado para avaliar a confiança dos varejistas é o mesmo já adotado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) da UNIJUÍ. De acordo com Zamberlan a composição deste índice considera o sentimento do empresário através de seis questões que avaliam as condições atuais da economia brasileira, do setor de atividade da empresa e da própria empresa, com relação aos últimos seis meses e às expectativas dos empresários para os próximos seis meses. Também com relação à economia brasileira, ao setor de atividade da empresa e à própria empresa. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos.

O índice geral diagnosticado pela pesquisa foi de 63,9 pontos. Dentre os setores pesquisados os Serviços tiveram o índice mais elevado, com 66,5 pontos. O Comércio obteve 63,1 e a Indústria 62,8. Quanto ao gênero dos empresários, as mulheres apresentaram um grau de confiança de 65,6, sendo ligeiramente superior ao dos homens, que foi de 62,5.

De acordo com o professor Luciano “não há diferenças significativas dentre os grupos pesquisados e o indicador geral tendo sido superior a 50 pontos demonstra que as empresas da região estão confiantes quanto aos seus negócios. Entretanto, os dados demonstram desconfiança no que diz respeito à Economia Brasileira, pois tanto a situação atual (40,9) quanto as expectativas futuras (48,3) estão abaixo do limite mínimo de otimismo”.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.