UNIJUÍ apresenta resultado do índice de confiança no setor varejista de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ apresenta resultado do índice de confiança no setor varejista de Santa Rosa

 

Estudo foi realizado no mês de maio e apresentou redução no índice de confiança dos empresários de 4,7 pontos abaixo do registrado em novembro de 2013.

O Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) da UNIJUÍ, realizou no mês de maio de 2014 uma pesquisa no centro e bairros com os empresários do setor varejista de Santa Rosa com 195 empresas. O estudo realizado no período de 12 a 23 de maio, avaliou o grau de confiança dos empresários.

Em relação aos resultados do último estudo, ocorreu redução no índice geral de confiança (-4,7) em relação ao registrado em 2013. Em novembro, o índice geral considerando a Economia Brasileira, Setor de Atividade e a Empresa foi de 69,5 e em maio de 2014 foi de 64,8 pontos.  O destaque foi em relação ao índice de confiança na Economia Brasileira que ficou abaixo dos 50 pontos (39,5).

De acordo com o professor que coordena o programa, Ariosto Sparemberger, os números ainda não são preocupantes, embora apresentem tendência de redução quanto à confiança dos empresários. “Os resultados podem estar associados ao aumento dos juros e a desaceleração de crédito para as famílias. Em 2014 as taxas de juros estão mais altas o que desestimula o consumo. Comparando o desempenho da Selic [taxa básica de juros da economia]  neste trimestre ficou em 10,4%, e no primeiro trimestre de 2013, ficou em 7,1%. Também as previsões de crescimento menor da economia brasileira em 2014 (2,3%) em comparação a 2013 (2,5%)”, afirma. O setor que apresentou crescimento foi o de veículos e peças (7,9 pontos). Já os setores de ótica, relojoaria e bijuterias, móveis e eletroeletrônicos e materiais de construção apresentaram redução em comparação ao mês de novembro de 2013.

Foram pesquisados dez setores: informática, papelaria; supermercados e mercados; veículos e peças; bazar, presentes e decorações; móveis e eletroeletrônicos; tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; farmácias e perfumaria; ótica, relojoaria e bijuterias; matérias de construção e ferragens.

Os dados foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Karin Riedner, Gianine Santos, Franciele Bach e Ana Antônia Gierg. E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, Samara Oswald, Eliza Soares, Bruna Luconi, Denise Borchate e Eluza Soares.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.