UNIJUÍ realiza pesquisa sobre perfil das pessoas quanto ao hábito de fotografar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ realiza pesquisa sobre perfil das pessoas quanto ao hábito de fotografar

 

Acadêmica do Curso de Administração realiza trabalho de conclusão de curso direcionado a compreender o mercado consumidor e fornecedor de produtos e serviços fotográficos de Santa Rosa.

A fotografia objetiva registrar um determinado momento no tempo e espaço, e ajuda a compreender como ocorre a evolução das pessoas e dos fatos ao longo dos anos. Antes mais restritas aos estúdios fotográficos, atualmente este hábito de fotografar se popularizou, principalmente pelo acesso a equipamentos mais sofisticados e a preços mais baixos e, principalmente, pela disseminação da tecnologia de celulares, que também incluem a possibilidade de registrar fotos.

Buscando compreender o mercado fotográfico, a aluna do Curso de Administração da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa, Carmem Frederich, realizou seu trabalho de conclusão de curso direcionado a compreender o mercado consumidor e fornecedor de produtos e serviços fotográficos de Santa Rosa. Para isso ela entrevistou 400 pessoas, sendo que um dos objetivos foi de identificar alguns atributos e motivações dos consumidores do mercado fotográfico, bem como o próprio comportamento deles no que diz respeito à fotografia e à publicação desses registros em mídias sociais.

A pesquisa revelou que 84,2% dos entrevistados o significado da fotografia é de efetuar registros para efeitos de lembrança, sendo que para 60,4% é uma forma de arte. Outro dado apontado é que a maioria das pessoas não costuma mais revelar as fotos que registra, 59% armazena as fotos somente no computador. Já 18,1% buscaram se qualificar quanto às técnicas de fotografia.

A possibilidade de publicação desses registros na internet também contribuiu para que a fotografia digital tivesse um novo tipo de finalidade, que atrairia mais atenção para as pessoas. Nesse sentido, 88,4% dos entrevistados afirmou já ter feito postagem de fotos com amigos, 77,2% de locais onde a pessoa esteve, 73,7% disseram ter postado fotos momentos felizes vivenciados pela pessoa e 68,8% das pessoas já publicaram fotos tiradas por elas próprias de si, as chamadas selfies. Além disso, 25,5% das pessoas afirmaram que já tiveram fotos suas que consideram constrangedoras e que foram publicadas por outras pessoas sem autorização prévia e 13,6% tiverem problemas em seu relacionamento em função de fotos publicadas em mídias sociais. Já 23,1% dos entrevistados disseram ter postado fotos sensuais em com o intuito de seduzir e 67,1% publicaram fotos antes de saírem para alguma festa.

Outro dado que chamou atenção na pesquisa realizada foi de que 36% das pessoas costumam publicar fotos de produtos que adquirem e utilizam. De acordo com o professor do Curso de Administração Luciano Zamberlan, orientador da pesquisa, esse dado evidencia traços do chamado “consumo conspícuo”. “Esse termo é utilizado para descrever o desejo de algumas pessoas de apresentar evidências marcantes de sua capacidade e/ou acesso a certos bens ou serviços”. Zamberlan destaca que os produtos e suas respectivas marcas carregam em si uma determinada simbologia e que ajuda a dizer algo sobre seus proprietários, ajudando a definir a própria identidade de muitas pessoas.

As redes sociais mais utilizadas para postar fotos são o Facebook (95,3%), seguida pelo Whatsapp (51,5%) e Instagran (30%). Em média os entrevistaram afirmaram tirar 40 fotos por mês, sendo e 10 delas são postadas em redes sociais. Quanto aos equipamentos utilizados para fotografia, a média de valor gasto na compra de câmeras fotográficas ficou em R$ 949,84. Na média de valores gasto na compra do celular entre os consumidores é de R$ 863,77. A publicação completa com todos os dados da pesquisa será disponibilizada a partir do mês de agosto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.