O comportamento de compra na internet é tema de pesquisa da UNIJUÍ - Unijuí

O comportamento de compra na internet é tema de pesquisa da UNIJUÍ

A pesquisa foi realizada pelo aluno do Curso de Administração da UNIJUÍ do Câmpus Santa Rosa, Tahinan Pattat.

Desde que chegou ao alcance dos consumidores, a internet vem promovendo significativas transformações no cotidiano de pessoas e empresas. Ao longo dos últimos anos ela não parou de agregar novas funcionalidades e proporcionou o surgimento de diversos novos modelos de negócios e a ampliação de mercados para as empresas. Com o propósito de conhecer as transformações e a evolução deste setor, o aluno do Curso de Administração da UNIJUÍ do Câmpus Santa Rosa, Tahinan Pattat, realizou uma pesquisa com 314 pessoas para identificar e o comportamento do consumidor no comércio eletrônico.

O Brasil ocupa a terceira posição em quantidade de usuários ativos na Internet e é o primeiro colocado quando considerado o tempo de acesso de cada internauta. Os brasileiros gastam em torno de 45 horas por mês navegando na Internet. O valor das vendas on-line realizados no país em 2013 foi de 28 bilhões de reais e o número de consumidores que já efetuaram compras pela internet chegou a 51 milhões ao final deste mesmo ano.

Segundo a pesquisa, mais da metade dos compradores on-line (60%) são usuários da internet há mais de 10 anos, mas apesar desta experiência, 53% dos entrevistados consideram ter apenas um conhecimento razoável sobre a rede. A comunicação com outras pessoas foi apontada por 85,7% dos entrevistados como a principal atividade realizada na internet. Outras atividades com um percentual significativo foram: a leitura de notícias e textos em geral (79,9%), levantamento de informações sobre produtos antes de efetuarem compras (75,2%) e realização de pesquisas e trabalhos em geral (74,8%).

Com relação à quantidade de compras efetuadas pela internet, 38% afirmaram ter feito entre 6 e 15 compras, caracterizando uma média incidência. Já 15% dos compradores apresentaram uma incidência grande, com mais de 40 transações já realizadas, sendo que o valor médio gasto dos entrevistados na última compra foi de R$ 380,00. No que diz respeito à estimativa de recursos financeiros direcionados a compras na internet, o maior percentual de entrevistados (28%) acreditam que gastaram entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 até o momento e 6% mencionou que já foram destinados mais de R$ 10.000,00 em compras eletrônicas.

Os produtos que os consumidores afirmaram mais ter comprado até o momento na internet são: calçados, roupas, livros, celulares e eletrônicos. De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados costumam pagar por meio de prestações no cartão de crédito, preferindo o parcelamento em três vezes.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, orientador da pesquisa, os resultados obtidos com os entrevistados na região corroboram dados de pesquisas nacionais que apontam para o crescimento no número de consumidores e no volume de compras através da internet. Pelo fato da internet se constituir numa oportunidade para ampliação dos mercados-alvo das empresas, Zamberlan destaca que o varejo tradicional tem o desafio de planejar melhor suas atividades para que possam oferecer diferenciais que motivem os consumidores a continuarem efetuando suas compras nos estabelecimentos locais.