Red CIDIR está com as inscrições abertas para o VI Simpósio Iberomericano - Unijuí

Red CIDIR está com as inscrições abertas para o VI Simpósio Iberomericano

O VI Simpósio Iberomericano está com as inscrições abertas para a submissão de publicações de estudos. O evento será realizado neste ano de 2014 em Encarnación, Campus Itapúa, no Paraguai, nos dias 17 e 18 de outubro.

A UNIJUÍ lidera a Rede Universitária orientada ao Comércio Internacional, o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red CIDIR), criada em 2006 e da qual é membro fundadora.

A Rede conta com a participação de Universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Espanha. Se constitui em um sistema aberto de relações entre universidades ibero-americanas e tem como objetivo de gerar espaços de reflexão, da cooperação e da proposição coletiva propiciando o intercâmbio de conhecimentos, a promoção da educação e do desenvolvimento, por intermédio da articulação entre as universidades e as organizações regionais ampliando os aportes das universidades no desenvolvimento de seus territórios

Dentre as principais ações entre as universidades membros estão o intercâmbio acadêmico de professores e estudantes da graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção bianual do Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, já em sua 6ª edição.

O professor da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, que responde pela Coordenação Internacional da Rede de Universidades, registra que “além dos vários resultados produzidos no âmbito da cooperação e da integração entre as Universidades nos campos do ensino da pesquisa e da extensão, a Rede se constitui em ambiente fértil para a prática da internacionalização das Universidades no ambiente de fronteira e potencializa a capacidade das Universidades de contribuir com o próprio desenvolvimento das suas regiões”.

Simpósio Internacional com inscrições abertas:

Será realizado o VI Simpósio Iberomericano em Encarnación (Paraguai), nos dias 17 e 18 de outubro, organizado pela Universidade Católica de Asunción - Campus Itapúa (UCI).

O prazo para a submissão de publicações de estudos relacionados ao Simpósio encerram no dia 21 de julho. As instruções e orientações podem ser acessadas no novo portal da Rede: www.redcidir.org , que terá o seu lançamento oficial no dia 25 de julho, na Universidade Gastón Dachary, em Posadas (Argentina).