Professor da UNIJUÍ participa de conferência na Espanha - Unijuí

Professor da UNIJUÍ participa de conferência na Espanha

O Professor Dr. Gil Eduardo Guimarães, do Curso de Engenharia Mecânica – Câmpus Panambi, participou da “8ªInternational Conference on Industrial Engineering and Industrial Management (ICIEOM)”, em Málaga, na Espanha, no período de 23 a 25 de julho.

O evento teve como tema “O alcance global da Engenharia Industrial reforçando as sinergias em um ambiente colaborativo”, e discussões em torno dos desafios da Engenharia Industrial em termos de pesquisa e ensino nos níveis de graduação e pós-graduação e as perspectivas mundiais da área de Engenharia Industrial, mais conhecida no Brasil como Engenharia de Produção.

O professor Gil apresentou o trabalho intitulado “Metodologia para Avaliação de Atendimento aos Requisitos do Cliente em uma Empresa Metalmecânica do Setor Automotivo Certifica pela ISO/TS 16949”, elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Roger Oliveira, egresso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ. Colaboraram na elaboração do artigo, o professor Luiz Duarte, o aluno Daniel Galeazzi, da UNIJUÍ e o professor Milton Vieira Jr. da UNINOVE-SP, presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

Participaram das discussões no evento, profissionais da Espanha, França, Bélgica, Índia, EUA, Portugal, Itália, Tailândia e Brasil. Na oportunidade foi assinado um “Memorando de Entendimento” entre a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e a European Academy for Industrial Management (AIM), acordando os meios de colaboração entre as duas associações, o que possibilitará o intercâmbio de conhecimento e pessoal entre as instituições membros dessas associações.

Segundo o professor, foi possível discutir junto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros as perspectivas da Engenharia de Produção, tanto no Brasil quanto no mundo, além de abordar como os desafios da área estão sendo tratados pelos cursos de graduação e pós-graduação, na formação de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho e no ambiente de pesquisa.

Grupo de Pesquisa

O  “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Produção, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - GEPPITE”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em colaboração com as empresas da região, com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas empresas e da região. O professor Gil atua especificamente na área de Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos, com aplicação de ferramentas de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing).