Educação nas Ciências realiza a 9ª banca de doutorado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação nas Ciências realiza a 9ª banca de doutorado

 

José Wnilson Figueiredo defendeu a tese intitulada: “A Cooperação nas práticas educativas da contemporaneidade”, com a orientação do Dr. Walter Frantz.

A defesa, realizada no dia 4 de agosto, no Câmpus Ijuí, teve a banca formada pelo Dr. Walter Frantz, a Drª. Elza Maria Fonseca Falkembach, a Drª. Anna Rosa Fontella Santiago, o Dr. Balduino Antonio Andreola (UNILASSALE) e o Dr. Cênio Back Weyh (URI).

De acordo com José Wnilson, autor da tese, no mundo atual grande parte dos seres humanos está submetida a uma globalização de lógica econômica capitalista. Nesse contexto, segundo o autor, é possível verificar uma acentuada tendência ao individualismo. “Em nossa tese, partimos do princípio de que a sociedade contemporânea está desafiada à construção de um modo alternativo de se viver em todos os âmbitos e níveis de sua organização”.

O trabalho se preocupa, dessa maneira, em “pesquisar e entender perspectivas de possibilidades para a (re) construção de outro mundo possível, a partir da educação, tendo como horizonte de racionalidade a cooperação e contrapondo-se, assim, à racionalidade técnica instrumental, sob os auspícios da lógica capitalista: a maximização do lucro, ignorando os seus efeitos sociais e ambientais”.

 

Segundo José Wnilson, a pesquisa da tese foi efetuada pelo caminho e práticas interligados pela comunicação do ver, do julgar e do agir a respeito da vida social, tendo a Fenomenologia e a Hermenêutica como base para a pesquisa. “Afirmo que a prática educativa cooperativa, que tem como fundamento o diálogo intersubjetivo dos atores das organizações sociais, pode ser um dos caminhos para a (re) construção de possibilidades de vivência de ações político-pedagógicas, voltadas à lógica de uma ética - apoiada na alteridade, na solidariedade, na responsabilidade, no cuidado e no diálogo intercultural’, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.