Estudo da UNIJUÍ destaca o empreendedorismo feminino - Unijuí

Estudo da UNIJUÍ destaca o empreendedorismo feminino

O estudo destaca as principais dificuldades e razões para o sucesso dos negócios para o gênero feminino em Santa Rosa

O empreendedorismo tem despertado a atuação de profissionais que buscam o desenvolvimento da economia através de seus empreendimentos e inovações, introduzindo novos produtos e serviços de acordo com as necessidades de consumo.

O gênero feminino vem se destacando em diversas áreas com seus empreendimentos e vem aumentando significativamente o número de mulheres que deixam de serem apenas donas de casa e vão à busca da independência profissional através do empreendedorismo.

A estudante do curso de Administração da UNIJUÍ, Caroline dos Santos Peres, orientada pelo professor Doutor em Administração, Ariosto Sparemberger, realizou seu trabalho de conclusão de curso focando tema relacionado ao empreendedorismo feminino. O estudo teve como principal objetivo, identificar as principais dificuldades e as razões para praticar o empreendedorismo em pequenas e médias empresas do município de Santa Rosa para o gênero feminino.

Para elaboração do estudo, foram realizadas entrevistas com cinco empresárias de Santa Rosa. Com relação ao termo “empreendedorismo”, constatou-se que pode ser explicado de diversas maneiras, mas de acordo com as empresárias, empreendedorismo quer dizer “fazer negócios, ter visão do mercado, saber avaliar e analisar o que realmente é importante para o cliente, ter força de vontade, muita dedicação, ter amor pelo que faz e muita garra para fazer de sua empresa um negócio de sucesso”.

Já as principais razões para tornarem-se empreendedoras, foram: as oportunidades, insatisfação com o trabalho realizado, a necessidade de superar dificuldades, vontade de ter um negócio próprio (autorealização) e o amor pelo que faz. Quanto à percepção do momento certo para serem empreendedoras identificou-se a experiência, o amor e a oportunidade. Já quanto ao ramo de negócio, as entrevistadas decidiram ser empreendedoras, naquele ramo que já tinham experiências ou que tinham admiração.

Observou-se que de acordo com as dificuldades e desafios enfrentados no empreendedorismo o que mais preocupa as empresárias é a burocracia existente para abrir uma empresa, por ser um processo longo e cansativo e que muitas vezes é o responsável pela desistência de muitos empreendedores em dar continuidade ao seu negócio, também foram citadas as altas cargas tributárias existentes.

De acordo com a estudante para ser um bom empreendedor, é necessário saber liderar, e o estudo possibilitou buscar um aprofundamento quanto às questões de liderança, onde se constatou que na visão das entrevistadas o líder é alguém que deve trabalhar em equipe, delegar e participar, ir à busca de objetivos e respeitar seus colaboradores. É importante também que saiba identificar os fatores responsáveis para uma tomada de decisão consciente, que de acordo com o estudo realizado, os fatores mais marcantes são o custo do benefício, ter segurança no que faz, ser persistente e definir metas e objetivos.

“Para chegar ao sucesso nas organizações é necessário possuir algumas competências básicas. O resultado final da pesquisa apontou 10 fatores que as entrevistadas acreditam serem competências para ser um empreendedor de sucesso: Coragem, seriedade, persistência, habilidade com pessoas, ser multitarefas, ter dedicação, responsabilidade, planejamento, gostar do que faz e ter foco”, destacou Caroline.

Para o professor orientador, os resultados identificam uma série de elementos importantes no processo de gestão e que devem ser observados com vistas a obtenção de resultados positivos. Também deixa evidente que as mulheres entendem muito bem o que significa empreender estando preparadas para o desafio imposto pela era contemporânea para a administração das organizações.