UNIJUÍ incentiva os estudantes a Iniciação Científica durante a graduação - Unijuí

UNIJUÍ incentiva os estudantes a Iniciação Científica durante a graduação

Campus Santa Rosa possui hoje oito bolsistas que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

A rotina de muitos estudantes em formação superior inclui várias horas de estudo e dedicação para o tão sonhado diploma. Às vezes, ainda inclui na sua trajetória acadêmica a participação em pesquisas através de bolsas indicadas para a iniciação científica. Mas afinal, o que são essas bolsas de iniciação científica?

Uma Universidade precisa estar embasada em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Dessa forma a UNIJUÍ incentiva a pesquisa entre os estudantes e docentes da instituição através de diferentes programas. Os alunos podem participar de projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados, nas diversas áreas do conhecimento, através do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica construindo um diferencial na sua formação acadêmica e profissional.

Para o estudante do curso de Direito, Pedro Moreira da Silva Júnior, bolsista do projeto, “Novas tecnologias, direitos humanos e Responsabilidade”, ser pesquisador no período da graduação é fundamental para o aprendizado. “Percebi uma melhora significativa na leitura, na compreensão de textos, na apresentação e oratória dos trabalhos. A pesquisa está me auxiliando significativamente no entendimento das demais disciplinas que estou cursando, além do relacionamento interpessoal que estou desenvolvendo com professores e demais bolsistas de outras instituições de ensino, está sendo um grande desafio”.

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa possui hoje oito bolsistas que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Os estudantes participam de diferentes projetos, em diversas áreas de conhecimentos.

O estudante do curso de Administração, Dionatan Perdonsini, bolsista do projeto “Estudo sobre as organizações cooperativas do Noroeste Gaúcho, direcionado ao fortalecimento, sustentabilidade e inovação do cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento regional”, afirma que a pesquisa está contribuindo expressivamente no seu autodesenvolvimento. “Meu sonho é fazer um mestrado, e essa bagagem que estou adquirindo nesse período de graduação como bolsista, me possibilitará maiores chances de ingressar e atingir meus objetivos profissionais”.

De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger a participação do acadêmico em projetos de pesquisa se constitui em um diferencial na sua formação com habilidades mais refinadas, pois auxilia no desenvolvimento das visões do aluno, na medida em que permite um contato com o conhecimento diferente daquele visto em sala de aula. “O envolvimento com a pesquisa leva o estudante a se preparar melhor para as avaliações decorrentes de seu curso na universidade, ampliando sua visão e seu poder de reflexão. A Iniciação Científica é a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa, capacitando-o melhor para seguir seus estudos a nível de stricto sensu. Há vários exemplos de estudantes do campus que por ter participado da Iniciação Científica hoje estão cursando mestrado e doutorado”, destaca Ariosto.

Além das bolsas PIBIC, a UNIJUÍ dispõe de outros programas que incentivam a pesquisa, quer conhecer mais? Então entre no Portal da Universidade e confira as demais opções.