Unijuí realiza formação para pesquisadores e extensionistas - Unijuí

Unijuí realiza formação para pesquisadores e extensionistas

O Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2017 realizou mais uma atividade na tarde desta quarta-feira, dia 21, no Salão Azul do Campus Ijuí. A temática trabalhada no evento foi “A Inserção da Pesquisa e da Extensão nas Ações Comunitárias”, visando a interação da Universidade com a sociedade a partir do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Segundo a professora Ester Eliana Hauser, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, que ministrou a palestra, não há dúvida de que o processo de aprendizagem deve se fazer a partir da interação desses grandes campos do fazer universitário. “A partir do olhar sobre as questões locais, dos grandes problemas comunitários, é que a universidade, pela troca de saberes acadêmicos e populares, vai poder produzir conhecimentos, encontrar novos objetos de pesquisa, que possam trazer à tona as grandes questões e também contribuir na produção de respostas para a comunidade”, avalia.

A professora destaca que, dessa forma, a Universidade acaba por cumprir com o seu papel social, garantindo não só a produção de conhecimento para o mercado, mas também para a consolidação da cidadania, dos direitos humanos e da dignidade humana.

Projeto Rondon: Operação Tocantins

Na ocasião aconteceu também a solenidade de certificação dos participantes do Projeto Rondon, que, em janeiro e fevereiro de 2017, estiveram na “Operação Tocantins”. Durante 28 dias os rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Para um dos coordenadores do Projeto Rondon na Unijuí, o professor Paulo Ernesto Scortegagna, a cerimônia é de suma importância para o Projeto e para a Unijuí.

“Os acadêmicos de diferentes cursos da instituição realizaram uma série de ações e atividades com diversos públicos. Com isso, a Universidade ganha muito, porque eles estão diretamente produzindo cidadania e colocando em prática todos os conhecimentos que adquiriram durante o seu processo de formação”, destaca.

Os estudantes e professores integrantes do Projeto receberam o Certificado de participação, que foi expedido pelo Governo Federal através do Ministério da Defesa. Além disso receberem Certificado de participação expedido pela Unijuí.

Também foi entregue à Vice-Reitora de Graduação, Cristina Eliza Pozzobon, o Certificado Nacional de Participação da Unijuí no Projeto Rondon e troféu, concedido pelo Ministério da Defesa, que materializa a participação da universidade neste Projeto. Certificados de participação também foram entregues aos professores colaboradores.