Pesquisa aponta preferência de presentes para o Dia das Crianças - Unijuí

Pesquisa aponta preferência de presentes para o Dia das Crianças

O levantamento da UNIJUÍ também envolveu as próprias crianças de duas escolas de Santa Rosa.

A UNIJUÍ divulgou nesta quinta-feira, dia 21, os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as intenções de moradores de Santa Rosa e Tuparendi, no que se refere a presentes para o Dia da Criança. A indicação foi concebida a partir da visão dos adultos. Um questionário foi aplicado no centro das cidades para uma amostra de 291 pessoas durante o período de 31 de agosto até 15 de setembro.

O estudo mostra que no momento da pesquisa, 63% das pessoas entrevistadas pretendem comprar presente. Dos entrevistados, 57,4% pretendem presentear os filhos, 14,4% sobrinhos, 10,7% afiliados e 10,3% os netos.  Os principais produtos que serão adquiridos como presente são com 37,6% bicicletas, 26,2% brinquedos e 17,2% celular. Também citados computador, TV, livros, vídeo game boneca, calçados e jogos.

Quanto ao número de crianças que o entrevistado pretende presentear a pesquisa indica que 77% dos entrevistados irão presentear entre uma e duas crianças.  A maioria dos presentes será dada pelos pais 57,4%, tios 12,4%, padrinhos 11,7% e avô e avó 10,7%. Os fatores para a escolha são com 40,9% promoção, 36,8% o desejo da criança e o preço com 13,7%.

Em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 77% dos entrevistados vão gastar até R$ 300,00. Sendo que há também  gastos acima de R$ 500,00, chegando ainda, segundo a pesquisa há R$ 2.000,00.

Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 68,4%  pretendem pagar  o presente em dinheiro, 25,6%  em cartão de crédito e ainda no crediário e carne da loja.    O estudo também identificou a preferência   dos  entrevistados em relação ao local onde pretendem realizar a compra do presente. Com 33,7% aparece camelô,  28,4% no comércio formal do centro, 22,8% na internet, 11,2%  na livraria e ainda no comércio do bairro e supermercado.

Para o professor e coordenador da pesquisa Ariosto Sparemberger, o dia da criança é uma data que tem um forte apelo emocional e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também é uma oportunidade para o comércio investir em campanhas publicitárias e promoções, para atrair o consumidor. O bom atendimento com vistas a fidelização de clientes, também é necessário. E nada melhor, para o comércio, do que aproveitar a oportunidade de uma data importante para praticar estratégias voltadas ao consumidor.

“Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos”, explica o professor. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor varejista. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

PREFERÊNCIA DAS CRIANÇAS

Com o objetivo de sentir o que as crianças gostariam de receber no seu dia, como presente, a pesquisa também envolveu estudantes de duas escolas de Santa Rosa: Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa (2ª Série, 3ª Série e 4ª Séries) e Polivalente (5ª série) para uma amostra de 98 crianças. Deste total, 63 crianças possuem entre 8 e 10 anos e 44,9% são do sexo masculino e 55,1% do sexo feminino. Os resultados indicam que 30% preferem ganhar celular, 13% bicicleta, 12% computador e 12% outros, tais como mochila, tablet, arma de brinquedo, um abraço, Iphone 7 e boneca. Os estudos ainda mostram que 8% preferem ganhar vídeo game, 7% livro e 6% brinquedos.

O trabalho foi realizado pelo laboratório de Gestão, Projeto de Extensão e Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa foi liderada pelo bolsista e acadêmico Maicon Dall’Alba. A coleta ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistado em relação as opções de resposta.