Saúde na Unijuí: o reconhecimento de instituições parceiras pela qualidade no ensino - Unijuí

Na década de 1980, com a criação do curso de Enfermagem, a Unijuí passou a ofertar cursos e a desenvolver projetos e ações na área da saúde. De lá para cá, uma verdadeira transformação na região aconteceu. Confira a segunda matéria especial sobre a área da saúde na Unijuí.

A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde. A Universidade se preocupa em formar profissionais comprometidos com a realidade local e regional, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde.

Já se formaram pela Unijuí mais de 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde. A Universidade, nas últimas décadas já realizou inúmeros investimentos em toda a região noroeste, atuando fortemente na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento das estruturas da saúde.

Por meio de parcerias com diversas importantes instituições da região, a população do Noroeste tem mais e melhores serviços de saúde. “Nós, enquanto instituição hospitalar macrorregional, temos uma relação de forte parceria com a Unijuí. Há muitos anos, os estágios dos acadêmicos das áreas da saúde são realizados aqui e, muitas vezes, esta mão-de-obra especializada é absorvida pelo HCI, por acreditar nos profissionais formados por esta importante instituição de educação superior. Reconhecemos na Unijuí uma instituição comunitária que presta relevantes serviços à comunidade regional, que comunga dos meemos anseios da sociedade, que exige ética, inclusão social e visão de futuro”, observa o presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Cláudio Matte Martins, uma das maiores instituições hospitalares do interior do Estado.

As duas instituições também possuem uma parceria na área de pós-graduação. Os trabalhadores do Hospital podem se qualificar com descontos nas mensalidades, viabilizando um investimento necessário no competitivo mercado de trabalho.

Novo curso

Recentemente a Unijuí foi autorizada pelo MEC a ofertar um novo curso na área: Biomedicina, no Campus Ijuí. O curso vai preparar o estudante para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, com ênfase para atuar na área de Patologia Clínica. Este curso veio para fortalecer ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades.

Além disso, a Universidade submeteu seu projeto ao edital para implantação do curso de Medicina em Ijuí. Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas encerrou no dia 19 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em 12 de dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade, a partir da sua experiência na formação profissional na área da saúde, está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.

“Somos parceiros desde a primeira hora para que a Unijuí tenha um curso de medicina. Estamos juntos nesta caminhada e esperamos brevemente esta conquista. Para tanto, estamos nos preparando para nos tornarmos um Hospital-Escola, para que os futuros acadêmicos de medicina possam desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível", complementa Cláudio Matte Martins, presidente do HCI.