Grupo de Pesquisa em Fisiologia tem projeto sobre obesidade e diabetes aprovado pela Fapergs - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Pesquisa em Fisiologia tem projeto sobre obesidade e diabetes aprovado pela Fapergs

O Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) da UNIJUI, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS-UNICRUZ-UNIJUI) e ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUI, teve, na ultima semana, projeto de pesquisa aprovado para financiamento no Edital Pesquisador Gaúcho (Edital PqG-02/2017) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Neste edital, com mais de 1.600 concorrentes, apenas 13% das propostas foram contempladas.

            

O projeto aprovado investiga a interação entre fatores ambientais (poluição atmosférica) e o desenvolvimento da obesidade e Diabetes Mellitus tipo 2 durante o processo de envelhecimento feminino (Menopausa). O projeto tem como coordenador o Prof. Dr. Thiago Gomes Heck (PPGAIS) e como membros da equipe os professores Mirna Stela Ludwig (PPGAIS), Matias Nunes Frizzo (PPGAIS) e Pauline Brendler Goettems Fiorin (DCVida), além de contar com alunos de mestrado e de graduação dos diferentes cursos da área da saúde como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Educação Física e Biologia. Ainda, o projeto tem como parceiros os professores Paulo Ivo Homem de Bitencourt Jr (UFRGS) e Claudia Ramos Rhoden (UFCSPA), que junto à UNIJUI formam uma rede de pesquisa ativa desde 2011 por ações propostas pelo GPeF.

O projeto aprovado soma-se as ações de pesquisa do GPeF que nos últimos 5 anos teve um projeto aprovado por ano para financiamento externo por agencias de Fomento à pesquisa, como CAPES (1), CNPq (1) e FAPERGS (3). Todos os projetos do GPeF são pautados em pesquisa básica (pré-clínica) quanto aos processos químicos e biológicos do desenvolvimento do Diabetes, e a partir destes dados, estes projetos propõem novas estratégias terapêuticas não farmacológicas para o controle da obesidade e diabetes. Mais informações podem ser vistas em www.gpef-unijui.com.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.