Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde será publicada em edição especial de revista internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde será publicada em edição especial de revista internacional

Os resultados da pesquisa experimental realizado no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUI (GPeF) serão divulgados em um importante periódico internacional no próximo ano. A revista Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Medicina Oxidativa e Longevidade Celular) publicará, em abril de 2018, uma edição especial com o temática "Exercise and Environmental Stress: Molecular Mechanisms Corresponding to Exercise under Stress Conditions" (Exercício e Estresse Ambiental: Mecanismos moleculares do exercício em situações de estresse, trad. aprox.).

               

A pesquisa mostra, pela primeira vez, que a exposição crônica a poluentes atmosféricos durante o esforço físico pode representar risco a saúde cardiovascular por causar danos oxidativos, mesmo que em concentrações baixas de poluentes, ou seja, dentro dos limites considerados de baixo risco atualmente pela organização mundial da saúde-OMS. Por outro lado, a pesquisa mostra também que treinamento físico regular, dependendo da intensidade realizada, pode gerar benefícios anti-inflamatórios importantes que se contrapõem aos efeitos inflamatóios da inalação de poluentes. Neste estudo, foi investigado especificamente a inalação de material particulado fino que são partículas suspensas no ar com menos de 2,5 micrometros de tamanho, que quando inaladas se depositam no pulmão e podem atingir até mesmo a corrente sanguínea. 

Estes resultados são referentes ao projeto "HSP70 COMO BIOMARCADOR DO “PONTO CRÍTICO” DAREALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO EXPOSTO À POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NO DIABETES", coordenado pelo Prof. Dr. Thiago G. Heck e que foi financiado pela FAPERGS no Edital Pesquisador Gaúcho-2013.

O projeto foi executado por estudantes de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e por Bolsistas de Iniciação Científica do GPeF dos diferentes cursos da Unijuí (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas), sob orientação dos Professores: Dra. Mirna S. Ludwig (PPGAIS), Dr. Matias N. Frizzo (PPGAIS), Ms. Pauline B.G. Fiorin e do coordenador do Projeto. Saiba mais em www.gpef-unijui.com.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.