Dia Mundial da Água: projeto visa realizar diagnóstico e monitoramento de recursos hídricos em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Dia Mundial da Água: projeto visa realizar diagnóstico e monitoramento de recursos hídricos em Ijuí

No Dia Mundial da Água, conheça um dos projetos em andamento na Universidade, que visa estudar um dos principais recursos naturais da Terra. Saiba mais sobre o Projeto “Diagnóstico e Biomonitoramento Ambiental na Região Noroeste do RS”.

                    

O projeto, vinculado ao curso de Ciências Biológicas (Departamento de Ciências da Vida – DCVida), pretende apresentar um diagnóstico da fauna em áreas de Ijuí, e, posteriormente, comparar áreas sem ou com pouca intervenção do homem com aquelas em que existem projetos de recuperação, como também com áreas degradadas. 

Por meio do subprojeto Diagnóstico e monitoramento de macroinvertebrados bentônicos em recursos hídricos de pequeno porte na região oeste do município de Ijuí, RS”, realizará um mapeamento dos recursos hídricos – riachos/arroios, banhados, açudes/represas da região oeste da cidade de Ijuí, em áreas próximas ao Campus (Bairros Pindorama, Universitário, Thomé de Souza, Morada do Sol) e, a partir deste, um inventário preliminar para registrar dados referentes à localização, dimensões, tipos de substrato, hidroperíodo, origem da água, tipo de margens, característica de vegetação do entorno, características físico-químicas da água. Depois, será realizado um monitoramento, ao longo das estações do ano, de pontos escolhidos, considerando aspectos físicos, químicos e biológicos (macroinvertebrados e vegetação), além da comparação das comunidades amostradas nos diferentes locais ao longo do tempo. 

A partir disto, serão adaptadas e elaboradas metodologias de análise ambiental com fins educacionais para recuperação e preservação de recursos hídricos em ambientes urbanos, bem como elaboração de roteiros de atividades que poderão ser desenvolvidas junto às escolas e comunidades da região. Para cada ambiente estudado serão elaborados protocolos rápidos adequados à avaliação ambiental para os diferentes ecossistemas. 

De acordo com o Projeto, a deterioração do ambiente gerou a necessidade de desenvolvimento e adequação de métodos de avaliação de qualidade ambiental. O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. 

O Projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente – AMBIO.

Equipe

Professores (Grupo de Pesquisa AMBIO - DCVIda)

Francesca Werner Ferreira (coordenadora)

Vidica Bianchi

Juliana Fachineto

Mara T. Houssaini

Alessandro Hermmann

Alunos

Bolsistas e voluntários do grupo PET Biologia

Douglas de Jesus (TCC – Bacharelado Ciências Biológicas)

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração: 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

                         

Confira o Relatório da ONU sobre o tema.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.