Portal de Periódicos CAPES: conteúdo científico acessível e de qualidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Portal de Periódicos CAPES: conteúdo científico acessível e de qualidade

                   

Criado em 2000, o Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual que assina, junto a editores e sociedades internacionais, conteúdo científico de alto nível. Ele foi criado com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e facilitar a pesquisa por informações científicas pelo uso de bases de dados on-line. Oferece acesso a textos completos, disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem, desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos, até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, por meio do Portal de Periódicos, acesso gratuito a conteúdos científicos em todas as áreas do conhecimento a professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes do programa.

Para quem deseja utilizar este serviço, a Biblioteca Mario Osorio Marques oferece treinamentos presenciais. Basta entrar em contato pelo e-mail biblio@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0407 e fazer o agendamento. Também disponibiliza tutoriais de acesso; cadastro e pesquisa através do site da Biblioteca www.unijui.edu.br/biblioteca/tutoriais-em-video

Saiba mais sobre o Portal de Periódicos da CAPES

Recentemente os critérios do Portal de Periódicos foram remodelados. Segundo a Portaria 122, de 19 de junho de 2017, são consideradas “as notas atribuídas na última avaliação realizada pela CAPES”. Além disso, “as instituições irão acessar os conteúdos correlacionados com os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento". O acesso somente a coleções correlatas aos cursos disponíveis é a principal mudança no processo para adesão ao Portal.

No Portal, é possível fazer uma pesquisa integrada em várias bases de dados, a partir de uma única consulta por autor, assunto ou palavra-chave. Além disso, o usuário pode armazenar estratégias de busca, artigos e bases de dados favoritos e ter acesso a um conteúdo com notícias e informações personalizadas na sua área do conhecimento.

Dispositivos móveis

Outra novidade é o aplicativo “Periódicos”, que permite ao usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC). É uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível, com acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.