UNIJUÍ participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O evento foi realizado no fim do mês de julho, em Maceió.

               

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu entre os dias 22 e 28 de julho, sediada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Alagoas, Maceió, tendo como temática Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. A Reunião é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates das políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Participaram do evento o Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Fernando Jaime González e seis bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica. O professor Fernando participou como palestrante na Mesa-Redonda: Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Direito, Soberania e Intervenção na Realidade Social (CBCE), juntamente com os professores Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA) e Mauro Myskiw (UFRGS).

A UNIJUÍ, a partir dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento de 2017, fez a seleção dos trabalhos dos bolsistas para indicar à SBPC, a fim de serem apresentados na Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC, evento que ocorre juntamente com a SBPC.  

A bolsista e estudante de Engenharia Química, Camila Hammarstrom Goi, é autora de um dos trabalhos selecionados para apresentação na Jornada. Para ela, o momento foi de compartilhar experiências. "O congresso da SBPC é um evento grandioso e muito importante para o desenvolvimento do nosso país, participar dele foi uma experiência incrível. Foi muito gratificante ver que meu trabalho como bolsista é reconhecido, na oportunidade pude compartilhar algumas experiências com outros pesquisadores e professores”, comenta.

Os seis bolsistas estiveram presentes no evento, com apoio financeiro da Unijuí, e apresentaram os seguintes trabalhos: 

ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

SUBÁREA: Química

- OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES CROMATOGRÁFICAS E DE FRAGMENTAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS POR GC/MS-MS – de autoria do bolsista Arthur Mateus Schreiber, sob orientação do Prof. Me. Alessandro Hermann e colaboração de Laura De Castro e Anagilda Bacarin Gobo. 

SUBÁREA: Matemática

- SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS DE MILHO: DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA AUTOMÁTICO - de autoria do bolsista Lucas da Rosa Kieslich, sob orientação do Prof. Dr. Oleg Khatchatourian e colaboração de Manuel Osório Binelo, Mauricio Dos Santos Dessuy, Saul Vione Winik e Caio Felipe Froner Haas. 

ÁREA: Engenharias

SUBÁREA: Engenharia Química

- PRODUÇÃO DE HIDROLISADO PROTEICO A BASE DE CARCAÇA DE CARPA HÚNGARA (Cyprinus carpio L. ) – de autoria da bolsista Camila Hammarstrom Goi, orientada pela Profa. Dra. Fernanda Da Cunha Pereira e colaboração de Carolina Almeida Bragato. 

SUBÁREA: Engenharia Mecânica

- DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA PARA CÉLULA DE MANUFATURA – de autoria do bolsista Odmartan Ribas Maciel, orientado pelo prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero e colaboração de João Paulo Weselovski Da Silva, Giovani Prates Bisso Dambroz e Ben-Hur Ribas Maciel. 

ÁREA: Artes, Letras e Linguística

SUBÁREA: Linguística

- BATENDO NA MESMA TECLA: ANÁLISE DOS LUGARES-COMUNS NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR UNIJUÍ – de autoria de Sidinei Mateus Schmidt, orientado pela Profa. Ma. Rosita Da Silva Santos. 

ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

SUBÁREA: Direito

- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA – de autoria de Carolina Attuati, orientada pelo prof. Dr. Enio Waldir Da Silva.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.