MoEduCiTec: “o maior ato revolucionário dos jovens é estudar” - Unijuí

MoEduCiTec: “o maior ato revolucionário dos jovens é estudar”

Foram 183 trabalhos inscritos de 42 instituições de ensino, inclusive uma da Colômbia. A 4ª Edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - MoEduCiTec, discutiu o protagonismo estudantil e fomentou a interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas do conhecimento.

Na abertura do evento, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, destacou o orgulho da Universidade em fazer parte da Mostra e aconselhou os jovens: “sejam inquietos, o maior ato revolucionário dos jovens é estudar. Não aceitem as coisas como elas são. Não parem de pensar, não parem de questionar”, comentou.

Na palestra de abertura, o professor doutor Roque Ismael da Costa Güllich, falou sobre “A pesquisa na aula: na produção do conhecimento a constituição da autonomia". A Mostra seguiu durante o dia com a mostra dos trabalhos inscritos.

O evento

A MoEduCiTec se constitui num espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula. Dentre os objetivos, a proposta é fomentar a atitude da iniciação científica nas dinâmicas cotidianas das salas de aula, por meio do incentivo à divulgação dos trabalhos produzidos por estudantes na interação com seus professores, com vistas a promover a iniciativa, a criatividade, a capacidade inventiva e investigativa, o protagonismo estudantil, articuladamente ao desenvolvimento humano aliado ao avanço do conhecimento, na relação entre trabalho, cultura, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

A 4ª MoEduCiTec é uma realização da Unijuí, 36ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí – SMED.