Unijuí participa da XIX Jornadas Latinoamericanas de Educación - Unijuí

Unijuí participa da XIX Jornadas Latinoamericanas de Educación

A Unijuí participou nos dias 12 e 13 de outubro na Universidade privada de Encarnación (UNAE), no Paraguai, da XIX Jornadas Latinoamericanas de Educación, da Federación de Asociaciones Educativas de América Latina y el Caribe (FAELA).

O tema do congresso tratou sobre a educação inclusiva e equitativa de qualidade, com oportunidades de aprendizagem permanente para todos. Durante o encontro foram apresentadas seis publicações de professores, estudantes de graduação e pós-graduação, totalizando 21 coautores nestes trabalhos.

De acordo com o coordenador dos cursos de engenharias do Campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, dentro deste programa foram enviados e aprovados cinco artigos da área de engenharia, sendo três diretamente voltados para a Extensão Universitária da Unijuí, destacando os Projetos Física para Todos e Energia Amiga.

“Esses projetos apresentam a Ciência de forma lúdica e prática para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, incentivando a prática e despertando o interesse pelas Ciências Exatas tanto para homens, quanto para mulheres. Os outros dois trabalhos são da área de segurança a partir da aplicação de microcontroladores, circuitos eletrônicos, em identificação de pessoas e formas de garantir acesso seguro a ambientes controlados, desde residências até salas comerciais/industriais”, destaca Mauro.

Para o Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor do curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, que apresentou resultados da pesquisa sobre governança cooperativa na Cotrirosa e o desenvolvimento, o espaço de integração entre a pesquisa e as universidades amplia as relações de cooperação e desenvolvimento da região transfronteiriça. São mais de 10 anos da Rede de Universidades – Rede Cidir, gerando oportunidades na educação, ciência e tecnologia e institucionalizando a produção acadêmica e cidadã na América Latina.

A UNAE, sede do Evento, firmou convênio de cooperação universitária com a UNIJUÍ em visita institucional realizada a Ijuí no dia 22 de agosto.